segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Melhores do Ano


O ano acabou e vi muito mais filmes do que deveria e a maioria deles foi bem mais ou menos, maaaaaaas dentre os vistos alguns se destacaram. Segue minha lista de 10 melhores de 2013 (filmes lançados comercialmente no Brasil).

Quase entraram: Killer Joe - Um Estranho no Lago - Capitão Phillips - Amor - Django Livre - Indomável Sonhadora - Círculo de Fogo - Eu, Anna


10 - Azul é a Cor Mais Quente
(La Vie d'Adèle, 2013)

O romance honesto e visceral entre a jovem e inocente Adèle e a vulcânica Emma é um dos retratos mais bonitos e sensíveis que vi esse ano. A dupla de protagonistas é brilhante e mesmo com o excesso claustrofóbico de closes e super closes, a direção de Abdellatif Kechiche dá espaço para suas estrelas arrebentarem.


9 - A Grande Beleza
(La Grande Belleza, 2013)

Sofisticado e sensível, lida com o encontro do personagem com sua própria noção de mortalidade ao completar 65 anos. Depois de uma vida de excessos e diversão, ele se pergunta: terá valido a pena? Fotografado com extrema competência e com mais um show de Toni Servillo.


8 - Ferrugem e Osso
(De Rouille et D'os, 2012)

Um conto de fadas cru e cheio de personagens tridimensionais e momentos sublimes de seus protagonistas mostram que Jacques Audiard (o diretor do filme) é um sujeito para prestarmos bastante atenção.


7 - Amor Bandido
(Mud, 2013)

Um pouco de "Huckberry Finn", um pouco de "Grandes Esperanças" e muita inspiração de todos os envolvidos. 


6 - A Caça
(Jagten, 2012)

Causa revolta, angústia e tristeza acompanhar a espiral trágica que o pequeno professor interpretado magistralmente por Mads Mikkelsen embarca.



5 - Rush
(Rush, 2013)

Desde o seminal "Grand Prix" que o cinema não produzia um filme tão poderoso sobre corridas de carro. Daniel Bruhl inspirado e Ron Howard visualmente impecável.


4 - O Mestre
(The Master, 2012)

Precisei ver duas vezes para compreender o brilhantismo de mais um filme de alta qualidade realizado por Paul Thomas Anderson. Depois disso, já o revi mais outras duas vezes e gosto cada vez mais.


3 - Antes da Meia-Noite
(Before Midnight, 2013)

O fim de uma das trilogias que tratou o amor, a paixão e os relacionamentos de forma mais honesta e crível possível. Diálogos afiados e uma dupla de protagonista que se conhece muito bem.


2 - Gravidade
(Gravity, 2013)

Caso raro de blockbuster com uma dezena de camadas de interpretação. Visualmente insuperável, seguro, assustador, tenso e muitíssimo bem interpretado.


1 - O Som ao Redor
(O Som ao Redor, 2013)

Chocante. Brilhante. Um tapa na cara de quem enxerga "cinema nacional" como uma coisa só. Assusta por sua precisão de análise, sua segurança ao tratar de seus temas e a força com que o filme é defendido por seus protagonistas. Filme algum me impressionou mais que esse petardo brasileiro.



sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Piores do Ano


Não vi todas as porcarias que a maioria dos colegas e amigos disseram ter sido lançadas durante o ano (sim, evitei boa parte das """"comédias"""" brasileiras), mas acabei vendo algumas bobagens bem desagradáveis. Segue a lista:

10 - O Grande Gatsby
(The Great Gatsby, 2013)

Baz Luhrmann infernizou os espectadores com essa versão surtada e cheia de exageros, pupurina e música moderna do clássico livro de F. Scott Fitzgerald.


9 - Uma Ladra sem Limites
(Identity Thief, 2013)

Melissa McCarthy merecia muito mais do que esse arremedo de comédia que não deve ter deixado nem seus pais felizes.


8 - Silent Hill: Revelação 3D
(Silent Hill: Revelation 3D, 2012)

Diferente do primeiro Silent Hill, essa sequência canalha não assusta e apenas irrita.


7 - O Ataque
(White House Down, 2013)

Querendo ser engraçada e contar com boas cena de ação, fez gente como Jamie Foxx e Maggie Gylenhaal passar vergonha.


6 - Amor Pleno
(To the Wonder, 2012)

O insuportável Amor Pleno mostra que Terrence Malick não é "perfeito".


5 - Colegas
(Colegas, 2013)

Apresentado como um filme sobre integração, é no máximo uma comédia histérica e sem muito sentido e que se apoiou no fato de seus protagonistas serem portadores da Síndrome de Down para angariar a simpatia popular.


4 - Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos
(The Mortal Instruments: City of Bones, 2013)

Um belo exemplo da qualidade muito questionável da nova literatura "fantástica", que se apoia em temas repetidos, romances fajutos e personagens irritantes.


3 - Gente Grande 2
(Grown Ups 2, 2013)

O novo filme de Adam Sandler. Já basta, né?


2 - Se Beber, Não Case 3
(The Hangover Part III, 2013)

A série que surgiu como uma dose de frescor nas comédia americanas e termina como uma das piores coisas já lançadas recentemente no circuito comercial.


1 - Pieta
(Pieta, 2012)

Os filmes listados até aqui são ruins por serem mal realizados, sem graça ou "chatos". Esse é ainda pior (e por isso lidera a contagem), já que além de tudo isso acima ainda apresenta uma dose generosa de pedantismo, numa tentativa irritante de querer "dizer alguma coisa".