terça-feira, 3 de março de 2015

Relatos Selvagens

Relatos Selvagens
(Relatos Salvajes, 2014)

Direção: Damián Szifrón
Roteiro: Damián Szifrón

com: Ricardo Darín, Leonardo Sbaraglia, Oscar Martínez, Erica Rivas, Walter Donado, Julieta Zylberberg, Rita Cortese, Diego Gentile

Uma coletânea de diversas situações extremas em que o acaso, o destino ou o que quer que se acredite ditam as regras. Os tais "Relatos Selvagens" são pequenas histórias que representam momentos de desespero humano diante da injustiça, mentira e fúria. Um homem que se enxerga como vítima de todos a sua volta, uma garçonete que reencontra um homem que a fez muito mal no passado, uma disputa no trânsito, um homem em busca de justiça quando seu carro é rebocado, um acidente de trânsito com consequências terríveis e a pior festa de casamento da história. Todas elas misturando na mesma medida horror, suspense, non-sense e até um pouco de comédia, transformando o filme em um espetáculo de humor negro.

O que se destaca é a imprevisibilidade da maioria das situações, o texto afiado e as grandes interpretações dos atores, destacando-se o figurinha fácil do cinema argentino Ricardo Darín, Erica Rivas e Oscar Martínez nos seguimentos mais longos do filme. Não é difícil entender o sucesso do filme já que ele se relaciona facilmente com muitos de nós. Aqui, a coisa só é elevada a enésima potência e mesmo naqueles mais simplórios (o de Darín e o do homem que se vê como vítima) existe um toque de surpresa e fantasia. Alguns beiram o non-sense, outros usam da crítica social (de leve) para surpreender o espectador e outros beiram a anarquia. Tudo bem organizado, bem montado e com momentos muitíssimo satisfatórios.

Num mundo ideal, filmes como esse (e sendo bem honesto quase toda a lista dos estrangeiros) teriam sido os nomeados ao principal prêmio do cinema americano, com os demais filmes fazendo apenas figuração.

★★★★

Nenhum comentário:

Postar um comentário