sexta-feira, 1 de junho de 2012

Solteiros com Filhos


Solteiros com Filhos
(Friends with Kids, 2012)
Drama/Comédia/Romance - 107 min.

Direção: Jennifer Westfeldt
Roteiro: Jennifer Westfeldt

Com: Jennifer Westfeldt, Adam Scott, Maya Rudolph, Kristen Wiig, John Hamm, Chris O'Dowd, Edward Burns, Megan Fox

Conseguir manter um relacionamento não é nada fácil. É necessária uma dose épica de paciência, uma capacidade hercúlea de desprendimento e muito, mas muito jogo de cintura. Quer dizer - o leitor pode pensar - que você acha que é um martírio manter um relacionamento? Não, mas é difícil. Difícil, mas incrível.

Tudo que é conquistado com trabalho duro e dedicação é delicioso. Um relacionamento é feito de trabalho duro e dedicação também, e vejo - uma tendência cada vez mais assustadora - a quantidade de pessoas que: ou não são suficientemente maduras para se relacionar, tomadas pelo egoísmo extremo sem perceber que uma vez em um relacionamento é sim fundamental dividir, ou que desistem a primeira dificuldade.

Não é fácil manter uma relação a dois. São as manias de cada um que são levadas para o convívio a dois, a dificuldade de compreensão em alguns momentos, pequenos traumas, uma piada mal colocada, um mau humor repentino, gostos dos mais variados que são colocados em conflito entre muitas outras questões que influenciam um relacionamento amoroso.


Solteiros com Filhos parte da premissa de que um casal feliz e que se ama demais, depois de ter seus filhos perde o romantismo e que a "chama" que os une vai aos poucos se apagando. Julie (Jennifer Westfeldt) é uma mulher beirando os quarenta anos, bem sucedida, mas com enormes dificuldades de se relacionar. Jason (Adam Scott) também tem seus trinta e muitos e assim como Julie, tem problemas com seus relacionamentos. Ambos são muito próximos e tem como amigos dois casais: os divertidos e sarcásticos Leslie (Maya Rudolph) e Alex (Chris O'Dowd) e os quase ninfomaníacos Ben (John Hamm) e Missy (Kristen Wiig). Quando o filme começa, o grupo está reunido e Leslie conta que está grávida.

O filme então avança dois anos no tempo, e vemos o que os filhos fizeram - aparentemente - à relação de Leslie e Alex. Não existe mais tempo destinado ao casal e as necessidades dos filhos vêm em primeiro lugar. Chocados com as mudanças que seus amigos passam, Julie e Jason, que sempre quiseram ter filhos, decidem ter um filho, mas, evitar o relacionamento romântico. Manter-se-ão solteiros, mas com um filho.

É claro que o espectador mais atento claramente vai adivinhar que esses dois, ainda são imaturos o suficiente para perceberem o que está diante de seus olhos, quando tomam a decisão de ter um filho dessa forma tão inusitada. Mas, apesar de previsível, Solteiros com Filhos funciona muito bem, graças aos bons diálogos adultos e que criticam todos os estereótipos sobre os relacionamentos pós-filhos. Aqueles que pareciam infelizes e gritalhões são assim por causa de suas personalidades, por exemplo, e do jeito deles se entendem e se amam.


O fato do filme não apressar as coisas, resolvendo as necessidades dos personagens em alguns anos, e não em dias ou meses, é outra ótima ideia e o fato de não especificar o tempo decorrido de forma clara, apostando nos diálogos ou mesmo em pequenas observações é também um sinal de que Jennifer Westfeldt (que além de estrelar o filme, produziu , roteirizou e também dirigiu o filme) respeita a inteligência de seu publico.

Como disse Solteiros com Filhos está longe de ser a melhor coisa da terra, ou sequer ser original ou surpreendente em suas soluções para os personagens, mas é bem realizado e bem atuado. Legal ver Kristen Wiig (mesmo que em um papel menor) ou Maya Rudolph e John Hamm mesclando o humor e o drama com competência. Jennifer se ai bem como protagonista. Fazendo de Julie, uma mulher complexada com a dificuldade de encontrar alguém e que aos poucos vai percebendo aquilo que estava bem diante de seus olhos, é sensível e delicada na sua interpretação, não caindo no estereótipo das comédias românticas americanas, da mulher "desesperada" e que faz de tudo para encontrar o amor. Já Adam Scott , que vive o co-protagonista Jason, é igualmente eficiente. Seu personagem é um sujeito imaturo e bastante sexista, que vive pulando de cama em cama, sempre pronto a notar alguma imperfeição para desistir de qualquer coisa mais seria.

A grande cena do filme envolve uma viagem que o grupo de amigos realiza no ano novo. Ao lado de seus novos namorados (a sempre bela e aqui simpática Megan Fox e do "bom demais para ser verdade" personagem interpretado por Edward Burns) Julie e Jason tem sua ideia questionada pelo personagem de Burns e pela boa presença de John Hamm, que diz aos personagens tudo aquilo que o público deve ter pensado em dizer assim que o filme começou. O diálogo é franco, e essa franqueza e a crítica a dificuldade de se entender que um relacionamento é mais do que simplesmente momentos de alegria e sexo constante, é que fazem o filme se destacar.


Apesar de conhecermos cada trecho da estrada sendo percorrida, a forma com que o filme nos conduz por ela é muito proveitosa. Contando com bons personagens, piadas pontuais e diálogos que o aproximam muito mais da "dramédia" do que da comédia romântica, Solteiros com Filhos é uma bem vinda surpresa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário