sábado, 7 de setembro de 2013

O Segredo da Cabana
(Cabin in the Woods, 2012)
Terror - 95 min.

Direção: Drew Goddard
Roteiro: Joss Whedon, Drew Goddard

com: Chris Hemsworth, Richard Jenkins, Bradley Whitford, Kristen Connolly

É quase um acontecimento cósmico. Um filme de terror feito nos Estados Unidos, que não é um remake, não se parece com outros cinquenta outros e que é bastante divertido e original. Apesar de não ser a "última bolacha do pacote", O Segredo da Cabana é muito eficiente e principalmente, bastante surpreendente.

Partindo de um conceito muito bom e que parece ter saído de um quadrinho da Vertigo ou afins, a ideia de Joss Whedon e Drew Goddard é criar toda uma historia por trás da historia, criando uma mitologia para aquilo que a principio parece muito simples na tela. E para tal, usam como bode expiatório, o cinema de terror, mas especificamente a trama dos garotos cheios de hormônio numa cabana na floresta.

Os grandes astros do filme são Richard Jenkins e Brad Whitford, sensacionais como "deuses" de um mundo de mentira. É complicado contar sobre o que versa Segredo da Cabana, que diversos coleginhas vão pixar e dizer que se vale apenas de uma piada sendo contada a repetição. De fato, o que faz o filme ser interessante é toda essa questão farsesca, que - se por um lado - destrói os "possíveis" choques causados pela história na cabana, transforma cada nova cena em uma possibilidade nova para os criadores brincarem com a trama que tem em mãos.



É curioso notar como, o que poderia ser detestável em uma produção comum do gênero acaba ajudando na concepção do clima da historia. O "canastrismo" dos atores jovens que vivem os adolescentes na tal cabana é perfeito para os titeteiros brincarem com sua condição emocional. Numa metalinguagem exacerbada, o filme se propõe a explicar comportamentos óbvios de personagens de diversas produções do gênero de forma sempre bem humorada, que bebe no humor sarcástico e negro das produções de terror de Sam Raimi, em especial na catarse coletiva que marca o último ato da produção.

Visualmente o filme é muito bem realizado, tanto no quesito filme de terror óbvio, quanto em toda a bagunça armada nesse já citado ato final, que parece uma gigantesca homenagem a tudo que o gênero pode produzir, apresentando zumbis, morcegos gigantes, múmias, zumbis, crianças fantasmas e até mesmo um Pinhead genérico e assustador. Tudo é claro, com aquela dose generosa de catchup espirrando na tela, numa verdadeira ode aos slasher movies só que protagonizados por uma gama sem fim de criaturas diversas.

A direção de Drew Goddard é contida, e deixa-se levar pelo roteiro que já é suficientemente bom para não precisar de nenhuma grande trucagem visual para deixá-lo mais intrigante. Por outro lado, esse é um filme em que a montagem é fundamental, por que estamos vendo aos poucos a desconstrução de um mistério. Como acompanhamos duas narrativas diferentes que a princípio sabemos que estão ligadas, mas não de que forma, e principalmente por que, uma montagem infeliz poderia derrubar todo o clima de mistério. O trabalho de Lisa Lassek é muito bom, mantendo o espectador pelos pouco menos de 90 minutos preso a expectativa de revelações. A motivação para todo aquele circo, que poderia remeter a uma serie de analises posteriores, desde a nossa obsessão pelo macabro e mórbido até a comprovação da dificuldade do ser humano em se chocar com sua própria condição no planeta, é outra que também é subvertida.



Ou seja, além de subverter a ação, o roteiro tenta subverter a reflexão, alterando - já na parte final, embora vá dando muitas pistas no decorrer do filme - a real razão para tudo aquilo. Tudo isso embalado por interpretações suficientes engraçadas e canastras, na medida do possível.

O grande trunfo de Cabana é que ele surge no momento certo e para a platéia certa. Ao lado dos demais exemplares do gênero resplandece como o sol matutino, por sua ousadia de fugir do lugar comum e pelo humor cáustico e sem pudores. E funciona para uma platéia interconectada de múltiplos gostos e que procura sempre a última novidade. Apesar de talvez não se sustentar em uma revisão, Segredo da Cabana é um dos filmes mais originais dos últimos tempos produzidos nos Estados Unidos, mesmo sendo criado a partir de múltiplas referências.

Um comentário:

  1. Lindo o blog que conteudo bom.. mais podia fazer de Gossip Girl ne.. hauha kkk serioo eu GOSTO..
    so o Layout que é muito ruim... poderia mudar mais PARABENS...

    ResponderExcluir