quarta-feira, 29 de agosto de 2012



Bom dia, boa tarde, boa noite, boa lista recheada de nomes com testosterona o suficiente para crescer pelos até dentro dos olhos. Sejam bem vindos.

Sylvester Stallone. O ator de 66 anos que despontou no mundo da sétima arte há décadas e décadas, em 1976 quando decidiu vender o roteiro de um tal de “Rocky”. Queriam comprar a história, mas não queriam que Stallone fosse o protagonista. Porém, depois de idas e vindas, ele se tornou Rocky Balboa. Essa pode ter sido a pior escolha para algumas pessoas, devido ao que viria do sujeito. Mas para muitas outras (eu incluso), não poderia ter sido melhor. Além de cair como uma luva para o papel, o nome Stallone ficaria marcado nos anais do cinema, para o bem ou para o mal.

A lista abaixo tenta reunir os personagens de Stallone com os melhores (ou piores, dependendo do ponto de vista) nomes. Afinal, se existe um brucutu com nomes mais marcantes, sonoros e também ridículos, esse alguém é, sem qualquer vestígio de dúvida, Sylvester Stallone.

8ª posição – Cosmo Carboni 
(de “A Taverna do Inferno) Ano: 1978

Um dos primeiros filmes de Stallone, “A Taverna do Inferno” apresenta um sujeito com o nome de Cosmo Carboni. Começando por baixo, é um nome simples, mas com a dupla consoante inicial, digna dos maiores super heróis que tem essa dupla consonantal. Tá bom, foi uma forçação de barra. Mas o "Cosmo" no começo já era um prenuncio que a carreira do rapaz iria chegar às estrelas.

7ª posição – Kit Latura 
(de “Daylight”) Ano: 1996

Tem que ser um cara muito macho para ter o primeiro nome como Kit. Kit é quase um prenuncio para “Kit Kat”, “Kitty, o gatinho fofinho”. Mas tente fazer uma brincadeira dessas na frente do personagem de Stallone nesse filme. Você vai tomar porrada até se desculpar com a oitava geração do herói. E Latura. O que dizer desse estrogonoficamente lindo sobrenome? Só Sylvester mesmo para ter Latura como sobrenome. E ainda por cima fica sonoro. Fale em voz alta “Kit Latura” e me diga se não é um nome de respeito.

6ª posição – Lincoln Hawk 
(de “Falcão – O Campeão dos Campeões”) Ano: 1987

Um papel mais conhecido de Sylvester, uma vez que “Falcão – O Campeão dos Campeões” era uma constante na época em que a Sessão da Tarde ainda era legal. Um sujeito fortão que se chamava Lincoln, que era caminhoneiro, que ensinou o filho mimado a ser um homem de respeito nas estradas dos Estados Unidos, comendo bacon e “brigando” de queda de braço de ferro entre um sono e outro. E como esquecer o falcão no capô do caminhão? Uma alusão sem sutileza alguma a seu sobrenome “Hawk”, que na dublagem brasileira foi traduzido para Falcão. Ou seja: Lincoln Falcão. Uma sexta posição digna de uma virada de boné para ganhar força extra.

5ª posição – Angelo “Snaps” Provolone 
(de “Oscar- Minha Filha Quer Casar”) Ano: 1991

Antes de mais nada, nunca assisti a “Oscar – Minha Filha Quer Casar”. Mas o nome do personagem de Stallone é tão esdruxulamente estranho e digno de zoação infinita que não tinha como não coloca-lo na lista. Provavelmente um italiano pela junção dos nomes “Angelo” e “Provolone”, se quiser analisar mais profundamente esse nome digno de Oscar (sacou a jogada?), podemos dizer que “Angelo” é Anjo e “Provolone” é Queijo mesmo. OU SEJA, Stallone é o Anjo do Queijo. (Nota do editor: Artur não assistiu, mas eu sim. Aqueles que não viram o filme, Provolone é um mafioso maluco que tenta impedir sua filha de se casar em meio a uma daquelas comédias de encontros e desencontros.)

4ª posição – John Spartan 
(de “O Demolidor”) Ano: 1993

John Spartan, o policial obcecado em caçar o criminoso Simon Phoenix (Wesley Snippes). Se na posição posterior ele era um tira “direito”, aqui digamos que ele alcança quase a alcunha de mercenário (um prenúncio talvez?), onde seus métodos são extremos e ele não visa tomar cuidado com as construções e pessoas que estão por perto. Jogado em um futuro onde o que aprendeu foi costurar e sem saber usar as três conchas, o filho dos métodos espartanos tenta capturar mais uma vez o criminoso Simon Phoenix.

3ª posição – Marion “Cobra” Cobretti 
(de “Stallone: Cobra) Ano: 1986

O policial definitivo. Marion Cobretti é um casca-grossa do cinema de ação que profere frases de efeito a cada segundo, no naipe de “Você é um cocô” ou a icônica “Você é a doença, eu sou a cura”. Como bater de frente com um sujeito cujo apelido é “Cobra” e tal qual esse réptil, não pensa duas vezes antes de dar o bote no criminoso e destilar toda sua munição sem mirar no bandido? Stallone fazendo escola.

2ª posição – Rocky Balboa 
(de “Rocky, um Lutador” e continuações) Anos: 1976, 1979, 1982, 1985, 1990 e 2006

Rocky Balboa. O nome que alçou Stallone ao estrelato e o fez ser indicado ao Oscar por sua atuação, que logo se descobriu que era realmente o jeito e a forma do homem falar. Mas, acima de tudo, um nome sonoro que ficou marcado ao lado de “Mike Tyson” e “Sugar Ray” entre os boxeadores mais famosos, só que Rocky não existiu de verdade. Você pensa em boxe, você pensa em Rocky Balboa.

1ª posição – John Rambo 
(de “Rambo - Programado para Matar” e continuações) Anos: 1982, 1985, 1988 e 2008

Mais marcante que Balboa, só John Rambo. Muitas pessoas esquecem que existe John. E fazem até bem. Rambo por si só é um nome contundente e diz desde o começo para o realmente veio. Você teme um sujeito que tem Rambo no nome. Você respeita. Você venera. Rambo é o exército absoluto de um homem só. É Rambo que você chama quando as coisas estão dando errado. Você quer ser Rambo. Mas Rambo só pode ser um. Só Sylvester Stallone pode ser Rambo.

Hours concours - Stud, o “Garanhão Italiano” 
(de “O Garanhão Italiano”) Ano: 1970

Por que hors concours? Bem, porque sim. O primeiro “filme” de fato de Stallone foi um “soft-porn” em que ficou conhecido por “Garanhão Italiano”, alcunha que foi usada mais de uma vez na saga de Rocky Balboa, quando se dirigiam ao personagem ou quando era anunciada sua entrada no ringue. Só por isso.

Espero que tenham apreciado essa pequena, mas feita de coração, lista, ou “Listallone” (outro nome que poderia figurar fácil entre as melhores se Sylvester decidisse criar um personagem com esse nome. Quem sabe um dia.). Muitos nomes igualmente marcantes para alguns e outros horríveis para outros ficaram de fora. Mas tentei reunir os mais interessantes (sendo bons ou não).

Colaboração especial
Artur Andrade
conheça o trabalho do Artur em www.tardis.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário