sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Indicados ao Oscar - Parte 2


Na segunda parte do especial é a vez de falarmos de animação, filmes em língua não inglesa e das demais categorias técnicas. Não estão inclusas as categorias de curta-metragem.

ANIMAÇÃO

    VALENTE - Estreou em 20/07/2012                FRANKENWEENIE - Estreou em 02/11/2012

    PARANORMAN - Estreou em 07/09/2012          PIRATAS PIRADOS! - Estreou em 11/05/2012

DETONA RALPH - Estreou em 04/01/2013

Em um ano mediano no campo das animações, a Academia ainda sim consegue a proeza de encaixar cinco filmes na lista (que é variante e pode ter de três a cinco indicados). Valente é a história da princesa irlandesa em busca de liberdade e em conflito com sua mãe; Frankenweenie é o conto gótico de Tim Burton sobre o garoto que ressuscita seu cãozinho de estimação; ParaNorman, igualmente "sombrio", fala do garoto que enxerga fantasmas e sua luta para impedir a destruição de sua cidade por uma bruxa; Piratas Pirados! conta a história do grupo de piratas malucos em busca de ouro e tesouros que se ve envolvido em uma trama com Charles Darwin e a Rainha Vitória e por fim Detona Ralph, sobre o vilão de videogame que decide mudar de vida e se tornar um herói.

TERMÓMETRO: O prêmio da categoria, os Annie Awards, que indicaram todos os cinco filmes selecionados.

QUEM PODERIA ESTAR AÍ: O GATO DO RABINO, ARRIETTY 

QUEM DEVE LEVAR: Em uma categoria em que já consegui ver todos os indicados, tomarei cuidado para não misturar impressões sobre vencedores, com aquele que gostaria que vencesse. O favoritismo hoje pode ser dividido entre Frankenweenie e Detona Ralph, com maior chance para esse primeiro. Valente fracassou, Piratas é uma animação mediana e ParaNorman, pode não agradar a todo mundo.

FILME EM LÍNGUA NÃO INGLESA

                           AMOR - Estreia em 18/01         KON TIKI - Sem previsão de estreia

              NO - Estreou em 28/12/2012                   O AMANTE DA RAINHA - Estreia em 08/02

WAR WITCH - Sem previsão de estreia

A sempre surpreendente categoria de filmes em língua não-inglesa sempre apronta suas surpresas. Os indicados esse ano incluem um franco favorito, dois filmes escandinavos, um filme político e um drama de guerra. Amor, indicado a melhor filme, é a história de amor e dor entre o envelhecimento e a doença de um casal de idosos; Kon-Tiki é sobre a viagem de um antropólogo para provar sua teoria de que os polinésios descendem de americanos e não de asiáticos. Para isso, constrói uma jangada e sai do Peru com destino a Polinésia. No, fala sobre a campanha de marketing política criada no Chile para vencer o referendo do ditador Pinochet que lhe daria mais alguns anos no poder; já O Amante da Rainha fala sobre o caso de amor da rainha da Dinamarca e seu médico e War Witch fala sobre uma garota africana que é sequestrada por grupos rebeldes e é transformada em soldado.

TERMÓMETRO: Não existe um termómetro correto, principalmente porque os indicados ao Oscar precisam ser nomeados por seus países para concorrerem a uma vaga na lista final. Isso impede por exemplo, que dois filmes de um mesmo país sejam indicados.

QUEM PODERIA ESTAR AÍ: OS INTOCÁVEIS, PIETA, ALÉM DAS MONTANHAS

QUEM DEVE LEVAR: Salvo uma hecatombe, Amor de Michael Haneke deve sair da festa com a vitória. Seu grande adversário - em termos de lobby e apelo popular - sequer foi indicado (Intocáveis), deixando um posto de surpresa vago. Talvez o chileno No e o dinamarquês O Amante da Rainha possam surpreender. O tema forte de War Witch pode fazer dele a grande zebra.

FOTOGRAFIA

                  SEAMUS McGARVEY - Anna Karenina       ROBERT RICHARDSON - Django Livre

            CLAUDIO MIRANDA - As Aventuras de Pi          JANUSZ KAMINSKI - Lincoln

ROGER DEAKINS - 007: Operação Skyfall

Três lendas vivas estão entre os indicados a melhor fotografia, uma das categorias técnicas que o público leigo melhor consegue compreender. Não é uma questão de "mais bonita", mas da fotografia que melhor conta a história imaginada por seu diretor. É claro que trabalhos artisticamente diferenciados ou originais em geral se destacam dentre os muitos filmes lançados ano a ano. Seamus McGarvey chega a sua segunda indicação. Em 2007, foi indicado, novamente em parceria com Joe Wright, por Desejo e Reparação. Seus créditos ainda incluem o mega blockbuster Vingadores, Precisamos Falar sobre Kevin, As Horas, Alta Fidelidade entre outros. Robert Richardson é lenda viva. Oito vezes indicado ao Oscar, levou duas vezes, em 1991 por JFK e ano passado por Hugo Cabret. Suas outras indicações vieram por Platoon em 1986, Nascido em Quatro de Julho de 1989, Neve sobre os Cedros de 1999, O Aviador de 2004 e Bastardos Inglórios de 2004. Claudio Miranda (que apesar do nome não é brasileiro ou português, é nascido no Chile) chega a sua segunda indicação. Em 2008 foi indicado por Benjamin Button. Seus créditos incluem ainda Tron: O Legado e participação nas equipes técnicas de filmes como Clube da Luta, Seven, Zodiaco entre outros. Janusz Kaminski é a segunda lenda indicada. Seis vezes indicado, venceu o prêmio em duas oportunidades Em 1993, com A Lista de Schindler e em 1998, com O Resgate do Soldado Ryan. Suas outras indicações vieram pelos filmes Amistad em 1997, O Escafandro e a Borboleta em 2007 e Cavalo de Guerra ano passado. A terceira lenda é Roger Deakins, dez vezes indicado, mas nunca vencedor na categoria (tá na hora hein?). Suas indicações vieram por Um Sonho de Liberdade (1994), Fargo (1996), Kundun (1997), E aí meu irmão, cade você? (2000), O Homem que Não Estava Lá (2001), Onde os Fracos Não tem Vez (2007), O Assassinato de Jesse James pelo covarde Robert Ford (2008), O Leitor (2008) e Bravura Indômita (2010).

TERMÓMETRO: a American Cinematographers Scociety, que indicou quatro dos cinco nomes presentes na lista. A ausência é de Danny Cohen por Os Miseráveis, substituído no Oscar por Rober Richardson.

QUEM PODERIA ESTAR AÍ: OS MISERÁVEIS, HOLY MOTORS, MOONRISE KINGDOM, DREDD, BATMAN: O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE

QUEM VAI LEVAR: Tiro de cara Robert Richardson da parada. Os favoritos à melhor filme em geral se saem melhor nessa categoria. Como aposto em Lincoln para a maioria dos prêmios "nobres", vejo em Aventuras de Pi, fotografado por Claudio Miranda o favorito. A fotografia de Anna Karenina pode surpreender, mas seria ousado (e merecido) se todos fossem surpreendidos com Roger Deakins, finalmente levando seu Oscar pra casa.

FIGURINO

JACQUELINE DURRAN por Anna Karenina                 PACO DELGADO por Os Miseráveis

       JOANNA JOHNSTON por Lincoln                        EIKO ISHIOKA por Espelho, Espelho Meu

COLEEN ATWOOD - Branca de Neve e o Caçador

Filmes de época ou de fantasia SEMPRE são lembrados e em geral levam aos prêmios de figurino. Esse ano não é diferente. Jacqueline Durran chega a sua terceira indicação por Anna Karenina. Suas duas outras indicações vieram também em parcerias com o diretor Joe Wright, em 2005 por Orgulho e Preconceito e em 2007 por Desejo e Reparação. Paco Delgado recebe por Miseráveis sua primeira indicação ao Oscar. Seus créditos incluem ainda A Pele que Habito, Balada do Amor e do Ódio e Biutiful. Joanna Johnston também consegue aqui sua primeira indicação aos Oscars por Lincoln. Seus (muitos créditos) incluem filmes como Munique, Guerra dos Mundos, Sexto Sentido, Náufrago, Contato, Forrest Gump, Hellraiser entre outros. A recém-falecida Eiko Ishioka recebe sua segunda indicação ao prêmio. Anteriormente venceu por Drácula de Bram Stoker em 1992. Seus demais créditos incluem A Cela e Os Imortais. E finalmente Coleen Atwood e suas incríveis dez indicações ao Oscar. Vencedora em 2002 por Chicago, 2005 por Memórias de uma Gueixa e em 2010 por Alice no País das Maravilhas, ainda foi indicada por Adoráveis Mulheres em 1994, Bem-Amada em 1998, A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça em 1999, Desventuras em Série em 2004, Sweeney Todd em 2007 e Nine em 2009. 

TERMÓMETRO: O Sindicato da categoria que ainda não apresentou seus indicados. O Costume Designers Guild divide seus indicados entre filmes de fantasia, filmes de época e filmes contemporâneos. 

QUEM PODERIA ESTAR AÍ: A VIAGEM, DJANGO LIVRE

QUEM DEVE LEVAR: Esse tipo de categoria é sempre complicado de opinar, pois muitos dos critérios são puramente subjetivos. As cinco indicações são merecidas. Os figurinos cafonas e exagerados e o visual "sério" nos dois Brancas de Neve são o que os filmes tem de melhor, portanto Coleen Atwood pode sair-se vitoriosa aqui. Porém, temos o peso de Miseráveis, que periga sair sem quase nada, portanto Paco Delgado é outro favorito. Ou Jacqueline Durran, para livrar Anna Karenina de voltar pra casa com o saco vazio. E ainda tem Joanna Johnston por Lincoln. No puro "chute" aposto em Paco Delgado.

DOCUMENTÁRIO

                              5 BROKEN CAMERAS                       THE GATEKEEPERS

                          HOW TO SURVIVE A PLAGUE             THE INVISIBLE WAR

SEARCHING FOR SUGAR MAN

Sendo 100% honesto imagino que durante os prêmios dessa categoria, ou a dos curtas metragens muita gente aproveita para ir ao banheiro. É triste. É "errado". Mas é uma constatação, já que a maioria dos documentários indicados raramente chegam ao espectador e os temas abordados em geral não atraem a atenção das pessoas. O Oscar sofreu duras críticas ano passado por sua política em relação aos indicados a essa categoria. Esse ano os indicados continuam não sendo os mais falados embora alguns pareçam interessantes (ainda não vi nenhum deles, infelizmente). 5 Broken Cameras fala sobre a luta de uma comunidade palestina contra o fato de um muro dividir a comunidade entre os fazendeiros palestinos e as casas construídas pelos israelenses. O documentário acompanha anos de conflitos entre palestinos e israelenses no local. The Gatekeepers, apresenta seis líderes do agência de contraterrorismo israelense contando de forma clara e objetiva suas politicas de ação contra os insurgentes palestinos. How to Survive a Plague fala sobre um grupo ativista que durante os anos oitenta protestava, pedindo maior atenção das autoridades de saúde a epidemia de AIDS. The Invisible War conta o chocante problema dos estupros cometidos por militares americanos contra suas próprias colegas de fardamento. E finalmente Searching for Sugar Man conta a historia da busca de dois fãs por um misterioso cantor chamado apenas Rodriguez, que depois de lançar dois discos simplesmente sumiu do mapa.

TERMÓMETROS: Usarei o Producers Guild Awards que indicou apenas dois dos cinco nominados ao Oscar. No PGA estão A People Uncounted, The Other Dream Team e The Island President, substituídos no Oscar por 5 Broken Cameras, How to Survive a Plague e The Gatekeepers.

QUEM PODERIA ESTAR AÍ: meu ano com os documentários foi fraco. Não me sinto apto e incluir.

QUEM DEVE LEVAR: Absolutamente no "chute", vou pelo tema mais importante, o que me leva a crer que The Invisible War deva levar. Porém dois dos documentários falam sobre o conflito no Oriente Médio o que sabemos sempre atrai a atenção dos "velhinhos" do Oscar. Não me surpreenderia se Gatekeepers levasse.

MONTAGEM

               WILLIAM GOLDENBERG por Argo                TIM SQUYRES por As Aventuras de Pi

  MICHAEL KAHN por Lincoln      JAY CASSIDY e CRISPIN STRUTHERS por O Lado Bom da Vida

DYLAN TICHENOR e WILLIAM GOLDENBERG por A Hora Mais Escura

Montagem, uma categoria sempre empolgante e que revela algumas surpresas e tendências. Em geral épicos e filmes de ação sempre são os mais votados e indicados e aqui não é exceção. William Goldenberg chega a sua quarta indicação por Argo (sozinho) e por A Hora Mais Escura ao lado de Dylan Tichenor. Goldenberg foi indicado anteriormente por O Informante em 1999 e Seabiscuit em 2003. Já Tychenor chega a sua segunda indicação. A anterior foi em 2007 por Onde os Fracos Não tem Vez. Tim Squyres indicado por As Aventuras de Pi chega a sua segunda indicação. A primeira foi por O Tigre e o Dragão em 2000. Michael Kahn (lenda viva) chega a impressionante marca de oito indicações na categoria, tendo vencido em três ocasiões: em 1981 por Caçadores da Arca Perdida, em 1993 por A Lista de Schindler e em 1998 por O Resgate do Soldado Ryan. Suas outras indicações vieram em 1977 por Contatos Imediatos, 1987 por Atração Fatal e Império do Sol e 2005 por Munique. Fechando a lista Jay Cassidy e Crispin Struthers estão indicados por O Lado Bom da Vida. Crsipin recebeu sua primeira indicação, enquanto Jay tem aqui sua segunda chance de ganhar o prêmio. Foi indicado anteriormente em 2007 por Na Natureza Selvagem.

TERMÓMETRO: A premiação do Sindicato que ainda não foi divulgada. Assim com a do sindicato dos figurinistas também se divide em sub-categorias, no caso: filme dramático e comédias/musicais.

QUEM PODERIA ESTAR AÍ: A VIAGEM, 007 - OPERAÇÃO SKYFALL

QUEM DEVE LEVAR: Como aposto numa divisão de prêmios entre Lincoln e Aventuras de Pi, destaco Tim Squyres como favorito, embora filmes de ação levem vantagem, por isso não é possível se esquecer de William Goldenberg por Argo e em parceria com Dylan Tichenor em A Hora mais Escura.

MAQUIAGEM

                            HITCHCOCK                       O HOBBIT: UMA JORNADA INESPERADA

OS MISERÁVEIS

Um dos patinhos feios do Oscar, responsável por dar prêmios a alguns dos maiores magos da sétima arte a categoria da maquiagem em geral premia reconstruções históricas ou figuras de fantasia. Esse ano Hitchcock (Howard Berger, Peter Montagna e Martin Samuel) conseguiu transformar Anthony Hopkins em Alfred Hitchcock de forma convincente. É a primeira indicação de Peter Montagna, segunda para Howard Berger (anteriormente foi indicado e venceu por Crônicas de Nárnia: O Leão, a Bruxa e o Guarda-Roupas em 2005), enquanto Martin Samuel chega a sua terceira indicação. As outras duas foram por: Piratas do Caribe - A Maldição do Pérola Negra em 2003 e por Piratas do Caribe - No Fim do Mundo em 2007. O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (Peter Swords King, Rick Findlater e Tami Lane) trouxeram de volta a magia da Terra-Média ao cinema, criando anões, goblins e outros seres. Peter King foi indicado e vencedor anteriormente pela terceira parte do Senhor dos Anéis (O Retorno do Rei) em 2003, já Findlater tem aqui sua primeira indicação enquanto Tami Lane também é indicada pela segunda vez (venceu em 2005 pelo primeiro Crônicas de Nárnia). E por fim Os Miseráveis (Lisa Westcott e Julie Dartnell) recriam a França revolucionária. Enquanto essa é a primeira indicação de Julie Dartnell, Lisa Westcott chega a sua terceira nomeação. Anteriormente foi lembrada por Sua Majestade Mrs. Brown em 1997 e por Shakespeare Apaixonado em 1998.

TERMÓMETRO: O prêmio do sindicato que ainda não divulgou seus indicados desse ano.

QUEM PODERIA ESTAR AÍ: HOLY MOTORS

QUEM DEVE LEVAR: Direto e reto: O Hobbit. A maquiagem em Hitchcock é fundamental, em Miseráveis é igualmente importante, mas a de O Hobbit cria vida, apresenta criaturas e nos convence de que elas são reais.

DESIGN DE PRODUÇÃO

                                   ANNA KARENINA                      O HOBBIT: UMA JORNADA INESPERADA

                                OS MISERÁVEIS                               AS AVENTURAS DE PI

LINCOLN

Calma pessoal, não tem categoria nova, apenas ela (finalmente) ganhou um nome correto para seus reais indicados. Muito mais do que premiar a direção de arte, a categoria premia o design de produção, que inclui a própria direção de arte e a criação dos sets, o tal Set Designer. Por isso, sempre existem, com raras exceções sempre dois indicados (e vitoriosos) nessa categoria. Esse ano, Sarah Greenwood e Katie Spencer (por Anna Karenina) chegam a quarta indicação da dupla na categoria. Anteriormente, receberam indicações por Orgulho e Preconceito (2005), Desejo e Reparação (2007) e Sherlock Holmes (2009). Dan Hennah, Ra Vincent e Simon Bright foram indicados por O Hobbit. Ra Vincent recebe aqui sua primeira indicação, Simon Bright sua segunda (a anterior foi por King Kong de 2005), enquanto Dan Hennah chega a quinta nominação. Anteriormente foi indicado pela trilogia Senhor dos Anéis (2001, 2002 e 2003) tendo vencido pelo terceiro filme da série O Retorno do Rei. Ainda tem uma indicação em 2005, por King Kong. Eve Stewart e Anna Lynch-Robinson recebem a indicação por Os Miseráveis. É a primeira para Lynch-Robinson e a terceira para Stewart (anteriormente foi indicada por Topsy-Turvy em 2009 e Discurso do Rei em 2010). David Gropman e Anna Pinnock foram indicados por As Aventuras de Pi. Essa é a segunda indicação para Gropman, anteriormente lembrado por Regras da Vida de 1999. Já Pinnock recebe sua terceira lembrança (as anteriores foram por Assassinato em Gosford Park de 2001 e A Bússula de Ouro de 2007). Fechando a lista Rick Carter e Jim Erickson foram lembrados por seus trabalhos em Lincoln. Essa é a segunda indicação de Erickson (Sangue Negro de 2007 foi a outra) e a quarta de Carter (venceu em 2009 por Avatar, e ainda foi lembrado em 1994 por Forrest Gump e ano passado por Cavalo de Guerra).

TERMÓMETROS: o sindicato da categoria, que como a maioria dos sindicatos divide seus prêmios em três segmentos: fantasia, época e contemporâneo. Os cinco etão relacionados em alguma das listas citadas.

QUEM PODERIA ESTAR AÍ: ARGO, DJANGO LIVRE, PROMETHEUS, BATMAN: O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE

QUEM DEVE LEVAR: muito difícil afirmar antes do resultado do sindicato que coloca Anna Karenina, Lincoln e Os Miseráveis de um lado (época) e Pi e Hobbit de outro (fantasia). Os vencedores das respectivas categorias devem se tornar os favoritos ao prêmio. Pessoalmente imagino que Anna Karenina e As Aventuras de Pi, com favoritismo para o primeiro sejam os favoritos.

EDIÇÃO DE SOM

                                      ARGO                                            DJANGO LIVRE

                             AS AVENTURAS DE PI                         007: OPERAÇÃO SKYFALL

A HORA MAIS ESCURA

Antes de mais nada sempre vale a pena lembrar as diferenças entre as categorias de som que tem indicação no Oscar. Melhor edição de som premia o melhor som captado para um filme, ou seja, todos os elementos criados para uma produção, sejam eles simplesmente retirados da natureza (chuva, raios, tiros e etc) ou criados em estúdio. A categoria também premia tudo que é captado naturalmente (incluindo aí os diálogos gravados para o filme) durante toda a produção. Entendido? Se entendemos tudo, passemos aos indicados: Erik Aadahl e Ethan van der Ryn por Argo, segunda lembrança para Aaadahl (a outra foi por Transformers 3, ano passado) e quinta para van der Ryn (venceu duas vezes Senhor dos Anéis: As Duas Torres de 2002 e King Kong de 2005 e ainda foi lembrado pelo primeiro Transformers de 2007 e o terceiro, ano passado). Wylie Stateman recebe por Django Livre sua sexta indicação, anteriormente foi lembrado por Nascido em 4 de Julho (1989), Risco Total (1993), Memórias de uma Gueixa (2005), O Procurado (2008) e Bastardos Inglórios (2009). Eugene Gearty e Philip Stockton receberam a indicação por As Aventuras de Pi. Gearty chega a terceira nominação (Hugo ano passado quando foi o vencedor e Gangues de Nova Iorque em 2002), e Stockton também venceu ano passado por Hugo em sua indicação anterior. Per Hallberg e Karen Baker Landers estão indicados por 007 - Operação Skyfall. Essa é a segunda indicação de Landers (venceu anteriormente por O Ultimato Bourne de 2007) e a quarta de Hallberg (venceu duas vezes, Coração Valente em 1995 e O Ultimato Bourne em 2007 e ainda foi indicado por A Outra Face em 1997). Paul N.J. Ottoson foi lembrado pela quarta vez. Venceu duas vezes (em 2009 com Guerra ao Terror quando concorreu como edição e mixagem de som) e ainda foi indicado outra vez, por Homem-Aranha 2 de 2004.

TERMÓMETRO: o sindicato que ainda não divulgou seus indicados.

QUEM PODERIA ESTAR AÍ: BATMAN: O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE, OS VINGADORES, PROMETHEUS

QUEM DEVE LEVAR: eu não me arrisco nesse tipo de categoria, em especial quando temos tantos concorrentes com chances. Vi quatro dos cinco filmes (falta A Hora mais Escura) e me impressionei muito com Skyfall, por isso acho que ele pode levar, embora Argo e Hora mais Escura e mesmo As Aventuras de Pi não possam ser descartados.

MIXAGEM DE SOM

                               ARGO                                      OS MISERÁVEIS

                           AS AVENTURAS DE PI                        LINCOLN

007: OPERAÇÃO SKYFALL

Se o prêmio de edição de som laureia os melhores profissionais que captaram os sons ou os criaram para uma produção cinematográfica, a mixagem de som mistura todos esses elemento e ainda acrescenta as canções e a trilha sonora. Esse ano John Reitz, Gregg Rudloff e Jose Antonio Garcia foram lembrado por Argo, nessa que foi a primeira indicação de Garcia e a quinta de Rudloff (venceu por Tempo de Glória em 1989 e Matrix em 1999 e foi indicado por Mar em Fúria em 2000 e Conquista da Honra em 2006) e de Reitz (venceu por Matrix em 1999 e foi lembrado por Cinzas do Paraíso de 1978, Mar em Fúria em 2000 e Conquista da Honra de 2006). Andy Nelson, Mark Paterson e Simon Hayes. Hayes e Paterson ganham suas primeiras indicações, enquanto Nelson que também é um dos indicados por Lincoln chega a incríveis dezoito indicações com apenas uma vitória (O Resgate do Soldado Ryan em 1998). As demais lembranças vieram por: Nas Montanhas dos Gorilas (1998), Lista de Schindler (1993), Coração Valente (1995), Evita (1996), Los Angeles: Cidade Proibida (1997), Além da Linha Vermelha (1998), O Informante (1999), Moulin Rouge (2001), Seabiscuit (2003), O Último Samurai (2003), Guerra dos Mundos (2005), Diamante de Sangue (2006), Star Trek (2009), Avatar (2009) e Cavalo de Guerra (2011). Além de Andy, Gary Rydstrom e Ronald Judkins foram lembrados por Lincoln. Essa é a quinta indicação de Judkins, vencedor em duas oportunidades (Jurassic Park de 1993 e O Resgate do Soldado Ryan de 1998) e ainda foi lembrado por Lista de Schindler em 1993 e Guerra dos Mundos em 2005. Já Rydstrom é outro com muitas indicações: dezessete no total, com seis carecas na estante. Venceu por Exterminador do Futuro 2 (1991 em duas categorias diferentes já finadas: Som e Efeitos Sonoros), Jurassic Park (1993 também em duas categorias, as mesmas já finadas), Titanic (1997) e por O Resgate do Soldado Ryan (1998, também nas mesmas duas que já não existem). Além disso foi indicado pelos filmes: Cortina de Fogo (1991 naquelas duas categorias já citadas), Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma (1999), Monstros S.A. (2001), Minority Report (2002), Procurando Nemo (2003) e Cavalo de Guerra (em mixagem e edição de som em 2011). Ele ainda tem uma indicação para curta-animado com Lifted da Pixar, em 2006. Ron Bartlett, D.M. Hamphill e Drew Kunin foram lembrados por As Aventuras de Pi. Bartlett e Kunin receberam suas primeiras indicações, enquanto Hamphill chegou a sua oitava indicação, tendo vencido uma vez (por O Último dos Moicanos em 1992). Foi indicado por Dick Tracy (1990), Geronimo (1993), Força Aérea 1 (1997), O Informante (1999), Mestre dos Mares (2003) e Johnny & June (2005). E finalmente Scott Millan, Greg P. Russell e Stuart Wilson foram lembrados por 007 - Operação Skyfall. Segunda indicação para Wilson (Cavalo de Guerra em 2011 foi a outra), décima sexta para Russell, que nunca venceu. Indicado pelos filmes: Chuva Negra (1989), A Rocha (1996), Con Air (1997), A Máscara do Zorro (1998), Armageddon (1998), O Patriota (2000), Pearl Harbor (2001), Homem-Aranha (2002), Homem-Aranha 2 (2003), Memórias de uma Gueixa (2005), Apocalypto (2006), Transformers (2007), Transformers 2 (2009), Salt (2010) e Transformers 3 (2011). Millan chega a sua nona indicação tendo vencido quatro vezes (Apollo 13 em 1995, Gladiador em 2000, Ray em 2004, Ultimato Bourne em 2007) e ainda foi indicado por Lista de Schindler em 1993, Coração Valente em 1995, Estrada para a Perdição em 2002 e Salt em 2010.

TERMÓMETRO: o sindicato da categoria indicou três dos cinco nominados. Na lista do sindicato estão O Hobbit e A Hora mais Escura, que no Oscar perderam espaço para As Aventuras de Pi e Argo.

QUEM PODERIA ESTAR AÍ: O HOBBIT, A HORA MAIS ESCURA, OS VINGADORES, PROMETHEUS, BATMAN: O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE

QUEM DEVE LEVAR: Sigo meu palpite de que Skyfall deve levar. Tiro do páreo Pi e Argo que não foram lembrados pelo sindicato. Os Miseráveis corre por fora. 

EFEITOS VISUAIS

          O HOBBIT: UMA JORNADA INESPERADA             AS AVENTURAS DE PI

                               OS VINGADORES                            PROMETHEUS

BRANCA DE NEVE E O CAÇADOR

Efeitos visuais, a máquina de fazer ilusões e magia na tela do cinema e como sempre espaço para os blockbusters cavarem suas indicações. Joe Letteri, Eric Saindon, David Clayton e R. Christopher White receberam a indicação por O Hobbit. É a primeira indicação para Saindon e Clayton, a segunda para White (a outra foi por Planeta dos Macacos: A Origem de 2011) e a sétima para Letteri que venceu quatro vezes (Senhor dos Anéis: Duas Torres e Retorno do Rei em 2002 e 2003 respectivamente, King Kong em 2005 e Avatar em 2009) e ainda foi lembrado por Eu, Robô em 2004 e Planeta dos Macacos: A Origem em 2011. Bill Westenhofer, Guillaume Rocheron, Erik-Jan De Boer e Donald R. Elliott foram indicados por As Aventuras de Pi. Primeira indicação para Rocheron, De Boer e Elliot e terceira para Westenhofer que levou em 2007 por Bússula de Ouro e foi indicado em 2005 pelo primeiro Crônicas de Nárnia. Janek Sirrs, Jeff White, Guy Williams e Dan Sudick foram lembrados por Os Vingadores. White e Williams chegam a primeira indicação, Sirrs a terceira (venceu em 1999 por Matrix e foi indicado em 2010 por Homem de Ferro 2) e a quinta de Sudick que não levou nenhuma vez mas foi lembrado por Mestre dos Mares (2003), Guerra dos Mundos (2005), Homem de Ferro (2008) e Homem de Ferro 2 (2010). Richard Stammers, Trevor Wood, Charley Henley e Martin Hill concorrem por Prometheus. Primeira indicação para Stammers, Hill e Henley, enquanto Wood foi indicado e venceu uma vez por Bússula de Ouro (2007). Cedric Nicolas-Troyan, Philip Brennan, Neil Corbould e Michael Dawson chegam a indicação por Branca de Neve e o Caçador. Essa é a primeira indicação para Troyan, Brennan e Dawson e a terceira para Corbould, que foi indicado em 2006 por Superman, o Retorno e levou em 2000 por Gladiador. 

TERMÓMETRO: o sindicato da categoria que indicou quatro dos cinco que chegam ao Oscar. Sai Battleship e entra Branca de Neve.

QUEM PODERIA ESTAR AÍ: DREDD, BATTLESHIP

QUEM DEVE LEVAR: Aventuras de Pi pela beleza e originalidade. Hobbit são os mesmos (belos) efeitos de Senhor dos Anéis, enquanto Vingadores é um passo a mais no gênero embora não apresente nada novo, assim como Branca de Neve (criaturas) e Prometheus.

TRILHA SONORA
                                                                                    


    
                                                          
   
                                                      
                                                                                                      

Fui bacana e deixei alguns samples das trilhas paras vocês ouvirem. Esse ano os indicados foram: Dario Marianelli por Anna Karenina. Essa é a terceira indicação de Marianelli, que venceu em 2007 por Desejo e Reparação, e foi indicado dois anos antes, por Orgulho e Preconceito. Alexandre Desplat recebe sua quinta indicação por Argo. Desplat ainda não ganhou, mas foi indicado por A Rainha (2006), Benjamin Button (2008), Fantástico Sr. Raposo (2009) e O Discurso do Rei (2010). Mychael Danna consegue sua primeira indicação pela trilha de As Aventuras de Pi, enquanto John Williams chega a quadragésima oitava indicação (e não, não citarei todos, o post já é enorme rsrs) tendo vencido por Violinista no Telhado de 1971, Tubarão de 1975, Star Wars de 1977, ET de 1982 e A Lista de Schindler de 1993. Finalizando a lista, Thomas Newman chega a décima primeira indicação  não tendo vencido nenhuma vez (lembrado por Um Sonho de Liberdade de 1994, Adoráveis Mulheres de 1994, Meus Tios Heróis de 1995, Beleza Americana de 1999, Estrada para a Perdição de 2002, Procurando Nemo de 2003, Desventuras em Série de 2004, O Segredo de Berlim de 2006 e duas vezes por Wall-E em 2008 (trilha e canção)

TERMÓMETRO: não existe.

QUEM PODERIA ESTAR AÍ: HOLY MOTORS, MOONRISE KINGDOM, INFRATORES, INTOCÁVEIS

QUEM DEVE LEVAR: Estou entre Thomas Newman ou Mychael Danna. A trilha de Marianelli corre por fora, não vejo chances para Desplat ou para Williams.


CANÇÃO ORIGINAL

           "BEFORE MY TIME" de CHASING ICE                  
          
                                       
                  "EVERYBODY NEEDS A BEST FRIEND de TED                                      
           

"PI'S LULLABY" de AS AVENTURAS DE PI                
           

 "SKYFALL" de 007 - OPERAÇÃO SKYFALL
                                                                   


 "SUDDENLY" de OS MISERÁVEIS                                                                                        
         

Novamente sou bacana e deixo as canções para vocês ouvirem. J. Ralph tem sua primeira nomeação por "Before my Time" do documentário Chasing Ice. Walther Murphy e Seth McFarlane tem sua primeira indicação por "Everybody Needs a Friend" de Ted. Já Mychael Danna e Bombay Jayashri foram indicados por "Pi's Lullaby" de As Aventuras de Pi, contando com a indicação para trilha sonora, Danna tem duas indicações. Adele e Paul Epworth também são novatos em Oscar graças a "Skyfall" de 007: Operação Skyfall. Fechando a lista Claude-Michel Schönberg, Herbert Kretzmer e Alain Boublil são indicados por "Suddenly" de Os Miseráveis. Primeira indicação para todos os envolvidos.

TERMÓMETRO: não existe


QUEM PODERIA ESTAR AÍ: "OPEN UP" de AQUI É O MEU LUGAR, "MECCA" de COSMOPOLIS, "WHO WERE WE" de HOLY MOTORS, "COSMONAUT" de INFRATORES, "FIRE IN THE BLOOD" de INFRATORES, "ABRAHAM'S DAUGHTER" de JOGOS VORAZES


QUEM DEVE LEVAR: o lobby e o favoritismo é de Adele e Paul Epworth por Skyfall, porém existe a chance de Suddenly de Os Miseráveis levar. A desconhecida Before my Time tenta repetir o feito da canção de Uma Verdade Inconveniente. 




Um comentário:

  1. Conheci o seu blog por acaso através do programa Mulheres da TV Gazeta. Gostei da forma como você faz a crítica ao filme e por isso resolvi dar uma olhada no seu espaço. Estou seguindo seu blog para me manter informada a rspeito dos filmes e mais, aproveito para lhe convidar a dar uma olhada no meu blog também. Sou apaixonada pelo cinema clássico!

    Até breve!

    ResponderExcluir