quinta-feira, 1 de agosto de 2013

RED 2 - Aposentados e Ainda Mais Perigosos

RED 2 - Aposentados e Ainda Mais Perigosos
(RED 2, 2013)
Ação/Comédia - 116 min.

Direção: Dean Parisot
Roteiro: Jon Hoeber e Erich Hoeber

com: Bruce Willis, Helen Mirren, Mary-Louise Parker, Catherine Zeta-Jones, John Malkovich, Anthony Hopkins

O primeiro RED é simplório. Uma reunião de estrelas consagradas que resolveram "desligar os cérebros" e aproveitar os óbvios cheques polpudos recebidos para participar dessa comédia de ação meio sem graça, com ação genérica e resultado apenas aceitável. Claro que foi divertido ver Helen Mirren atirando com duas metralhadoras, Morgan Freeman e John Malkovich quase caindo no besteirol e (pra mim) Mary-Louise Parker na tela grande. Mas, fora esse "fan service", o filme não era grande coisa. Bruce Willis em mais uma atuação robótica e uma trama bobalhona e sem nenhum brilho.

Pois bem, o que RED 2 tem de diferente em relação ao primeiro filme é que elimina um dos grandes problemas do filme original: ter de apresentar - com algum sucesso e complexidade - personagens rasos como um pires e que são simplesmente estereótipos para serem utilizados em uma produção de ação escapista e que visa apenas duas horas de pipocas e diversão. Ao não precisar explicar quem são aqueles sujeitos, o filme vai direto "ao que interessa": ação e comédia. Outra vantagem dessa segunda aventura dos aposentados é que ela mantém a agilidade colocando os personagens em diversos lugares do mundo, tendo diferentes elementos para criar sequências de ação e comédia. E se você não gastou seus suados reais no filme original, não se preocupe vai conseguir entender tranquilamente o segundo, já que não existem grandes referências aos eventos do primeiro filme.

A trama se passa alguns anos depois do primeiro filme, quando Frank (Willis) e Sarah (Mary-Louise) estão juntos e vivendo a rotina de um casal normal, o que é novidade para ele, mas uma tremenda chateação para ela que se apaixonou pelo herói de ação e não pelo dono de casa feliz por encontrar descontos no supermercado. Marvin (Malkovich) surge quando o casal fazia compras e diz que todos os ex-agentes estão correndo perigo. Willis ignora o aviso e enxerga o carro do amigo explodir. A Partir dai, ele parte em busca de respostas que o farão cruzar o caminho novamente de Victoria (Helen Mirren), e reencontra (para o personagem e não para nós espectadores), o astuto e violento Han (Byung-hun Lee) a bela Katja (Catherine Zeta-Jones) e o estranho Doutor Bailey (Anthony Hopkins), todos em busca de uma misteriosa relíquia da Guerra Fria.



Uma das características mais importantes da "franquia" é o texto solto, as piadas internas e o bom humor com que o elenco leva as situações absurdas que são submetidas no filme. Isso continua presente e a tour mundial os leva a diversos cenários, ampliando ainda mais clima de filme de espionagem e de conspirações constantes. Por outro lado, não existe química alguma entre o "sem vontade" Bruce Willis e a histérica (e chata) personagem de Mary-Louise Parker. O fato de boa parte da historia se desenrolar entre crises do casal e tentativas de aproximação do mesmo não ajudam em nada.

De resto, Red 2 é aquele acumulo de cenas de ação genérico cortada por uma história absurda com final sem muito sentido e que desafia a própria lógica da trama. É como ver a mesma piada contada pelos mesmos humoristas só que num teatro diferente. Pouca coisa se salva: Malkovich brincando com o estereótipo de fazer sempre malucos, Helen Mirren à vontade e até parodiando-se e Zeta-Jones histérica como uma femme fatale russa.

A direção de Dean Parisot (diretor do ótimo "Heróis Fora de Órbita" a melhor paródia de ficção científica já realizada), é ao menos contida e usa de recursos gráficos dos quadrinhos para dar humor e agilidade em passagens de tempo e não exagera nas sequências de ação, nos fazendo - felizmente - enxergar o que vemos na tela. Não consigo visualizar muito mais fôlego para novas "aventuras" dos espiões de RED, embora a produção não tenha se esquecido de deixá-la aberta a muitas (e muitas) continuações, que vão acontecer dependendo do faturamento desse segunda aventura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário