domingo, 1 de julho de 2012

A Era do Gelo 4


A Era do Gelo 4
(Ice Age: Continental Drift, 2012)
Comédia/Ação - 94 min.

Direção: Steve Martino, Mike Thurmeier
Roteiro: Michael Berg, Jason Fuchs

Com as vozes de: Ray Romano, Denis Leary, John Leguizamo, Peter Dinklage, Nick Frost, Queen Latifah, Jennifer Lopez, Nicki Minaj, Simon Pegg, Sean William Scott, Wanda Sykes

Ufanismo é um sentimento irritante. A exaltação sem sentido de alguém - pelo simples fato de ter nascido aqui -  é um caso de estudo antropológico. Seriamos uma sociedade tão mal amada que qualquer um que faça alguma espécie de sucesso internacional é digno de ser canonizado e alçado a condição de gênio? Esse é o caso de Carlos Saldanha, diretor de Era do Gelo 2 e 3 e de Rio, e que há mais de duas décadas vive nos Estados Unidos criando animação - o que faz com competência, diga-se - afinal sua criação mais importante, o esquilo Scrat, sempre roubou a cena em todos os momentos em que surgiu na tela.

Porém, Saldanha não é gênio, nem realizou nenhum trabalho digno de elogios exaltados. As sequências de Era do Gelo são infinitamente inferiores ao produto original, enquanto Rio é um exercício fabulesco com contornos realistas que simplesmente não funciona.

E onde entra Era do Gelo 4, que Saldanha não dirige, nesse contexto? No Brasil, devido ao envolvimento do brasileiro com o filme, a serie da Blue Sky sempre foi elevada a um patamar midiático próximo aos lançamentos Disney, sendo ansiado como um trabalho especial e tudo mais. O marketing trabalhar com essa ideia é perfeitamente compreensível, a imprensa noticiar a presença tupiniquim nas produções é normal, mas o público não conseguir perceber que apenas o primeiro filme (curiosamente o que Saldanha é creditado como co-diretor) é interessante, é sim um caso assustador.


Não é de hoje - mas vem se tornando cada vez mais comum - que o público de cinema está cada vez menos interessado em fugir do óbvio. Para que ir atrás de algo além do que a meia dúzia de salas de cinema me mostra? É confortável comer minha pipoca, esquecer meus problemas e me divertir. É errado? Claro que não, cinema pipoca é ótimo quando bem realizado, mas uma dieta cinematográfica apenas de cinema pipoca não é positiva. E por quê? Simples. Como as grandes produções procuram atingir o maior número de pessoas possível, nada que seja minimamente polêmico, questionador ou simplesmente diferente chega às telas de cinema. O cinema, assim como todas as outras formas de arte, tem um poder não só de entretenimento, mas também de transformação e questionamento muito grande. No entanto, como a maioria das produções que chegam aos cinemas - especialmente por aqui, um país aculturado e que enxerga o cinema como acompanhamento para um balde de pipoca - são cada vez mais pasteurizadas e comuns, essa intenção da arte é deixada de lado. E quando falo em arte, não aponto filmes "cabeça" moldados sobre discussões filosóficas e afins - que assim como os blockbusters, correm o risco de irritar exatamente pelo pedantismo - mas historias com personagens reais, relacionamentos que possam existir, ações que o público consiga crer e que mesmo diante de mundos fantásticos possam parecer honestas e verdadeiras, e não baseadas em uma bula de remédio.

Era do Gelo 4 é exatamente isso. Uma bula de remédio. Depois de um primeiro filme interessante, que abordava a relação humana com a natureza e tinha personagens cativantes e engraçados e até momentos de real emoção, a franquia foi cada vez mais se rendendo a um humor que - para mim - é destinado às crianças pequenas. Por que não consigo crer que um ser com idade mental adulta consiga realmente rir de piadas sobre gases, nádegas e afins por muito tempo. Como o público parece engolir sem reclamar, as sequencias seguem-se à exaustão.

Além disso, nessa quarta sequência ainda estão embutidos discursos edificantes - aqui muito artificiais - sobre "não esquecer os amigos", "respeitar a família" e o maior de todos os clichês americanos "ser quem você é", o que é engraçado já que uma das maiores "realizações" do cinema americano é a de influenciar gerações a serem exatamente iguais aos seus artistas favoritos, mas enfim, invariavelmente esse discurso hipócrita (vindo de quem assina) é destinado ao público que parece não perceber a dicotomia do falatório.


Estão de volta o trio de personagens principais, Manny (o mamute), Diego (o tigre) e Sid (a preguiça), que vivem tranquilos quando - e o filme dá uma explicação humorística até interessante para a origem do fato - a terra começa a se dividir entre os continentes, e, portanto os animais precisam migrar. No entanto o trio acaba afastado de sua matilha (que inclui a mulher de Manny, Ellie e sua filha agora adolescente Amora) e precisa encontrar um jeito de voltar ao convívio de seus pares.

A relação de Manny e sua filha é clichê. É a velha historia antropomorfizada da adolescente em disputa com o pai, sempre questionando a opinião paterna, para no fim ambos cederem e tudo ficar bem. Como em todo filme da franquia (pra não dizer em toda animação americana) somos apresentados a novo personagens, que em geral só tem função genérica. 

A trama dessa quarta sequência coloca nossos protagonistas em contato com a tripulação de um navio pirata (na verdade um iceberg usado como navio) comandada por uma espécie de primata (com direito a dente de ouro e corte do pelo em formato de chapéu pirata) e que tem na tripulação alguns estereótipos que funcionam muito melhor com as crianças bem pequenas. A morsa idiotizada que vive de piadas de banheiro e observações óbvias que até funcionam a princípio, mas que como o personagem se resume a isso, acaba cansando com o tempo. O coelho que tomou muito café e precisa de uma terapia é outro personagem, porém esse é mais interessante. Grita feito um maluco, e é mais hiperativo que o esquilo de Sem Floresta (lembram desse?) e tem bons momentos principalmente quando tenta ser mais importante do que de fato é. A outra personagem importante é a tigresa Shira, que é a femme fatale na historia e funciona como interesse amoroso de Diego. Do lado dos "mocinhos", ainda somos apresentados a avó de Sid, uma velha preguiça que todos consideram maluca, pois fala com uma amiga imaginária e que rouba as poucas cenas de destaque do filme, tornando-se o único acréscimo válido da produção.


Tecnicamente, Era do Gelo 4 continua avançando em termos de qualidade visual. Diferente da animação "tradicional", a animação computadorizada parece envelhecer muito mais rápido e pior. Comparem a qualidade da criação dos animais no primeiro filme (de dez anos atrás), com essa quarta parte e sintam o abismo técnico que separa as duas produções. Em especial na criação dos cenários - que pareciam claramente virtuais no primeiro filme e que aqui estão muito próximos do real - e da pelugem dos animais, que se movimenta com o vento e tem textura própria.

Infelizmente, o apuro visual é muito pouco para salvar essa quarta parte da franquia. Recheado de piadas "bobinhas", personagens novos sem carisma (e que até cantam) e um esquilo neurótico que continua sem sucesso correndo atrás (ainda) da noz perdida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário