quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Curvas da Vida


Curvas da Vida
(Trouble with the Curve, 2012)
Drama - 111 min.

Direção: Robert Lorenz
Roteiro: Randy Brown

com: Clint Eastwood, Amy Adams, Justin Timberlake, John Goodman, Matthew Lillard


Clint Eastwood sabe como poucos usar a sua idade a seu favor. Octogenário, é dos poucos atores americanos que não teve o menor pudor em envelhecer diante do público. Talvez, pelo fato de ter se consolidado por trás das câmeras, Clint nota que não precisa esconder as (muitas) rugas de seu rosto, ou a fragilidade de seus movimentos, sabendo encontrar - cada vez mais raramente - papeis ideais para sua idade e forma física.

É o caso desse Curvas da Vida, dirigido por Robert Lorenz (antigo diretor de segunda unidade em diversos filmes de Clint como Sobre Meninos e Lobos, Menina de Ouro, Dívida de Sangue) onde Clint vive Gus, um antigo olheiro de beisebol que começa a perder a visão. Esse problema, obviamente, prejudica demais seu trabalho, que ao lado de um novo manda-chuva do time para qual trabalha, que é adepto de muita tecnologia para encontrar novos jogadores, são garantia de uma aposentadoria muito em breve.

Ao mesmo tempo, o filme aborda a conflituosa relação de Clint e sua filha vivida pela bela e versátil Amy Adams. Mickey é uma advogada sem tempo para sua vida pessoal e que tem uma relação distante com um pai que a relegou em detrimento de sua profissão. Porém, alertada sobre a condição física de Gus, decide acompanhá-lo na que parece ser sua derradeira viagem em busca de futuros craques do beisebol.


Durante a jornada, o mote do filme (que já era óbvio) ganha ares de fábula incluindo alguns personagens quase caricaturais como o jogador prodígio arrogante, os velhos companheiros de arquibancada de Gus e até mesmo o jogador aposentado que pretende seguir carreira na imprensa, vivido por Justin Timberlake. Mesmo com Timberlake provando a cada papel que tem jeito para a coisa, seu personagem é um mero enfeite que funciona como "agente da mudança", surgindo de forma apressada no filme.

A pressa é um dos elementos mais incômodos do filme, já que tenta resolver os conflitos propostos pela produção de forma preguiçosa e até incomoda, como a solução milagrosa que funciona como prova da capacidade do personagem de Eastwood em encontrar craques.

Outro problema reside em Matthew Lillard, famoso como o Salsicha das adaptações para o cinema de Scooby Doo, o ator está tentando encontrar um caminho distante da comédia infantil e vem atuando em dramas e dramalhões, filmes mais leves ou mais pesados. Aqui, seu Philip Sanderson, é um vilão de folhetim, cheio de frases prontas e que simplesmente é "babaca". Sem nenhuma motivação, apenas é um completo idiota. Com um vilão fajuto e uma historia claramente água com açúcar, fica difícil vê-lo como ameaça a alguém.


Como em todo filme de redenção/reconciliação existem momentos mais emotivos e que forçam o espectador a se emocionar (e nesse caso, não conseguindo), misturando-o a momentos leves e que resvalam na comédia de situação, e embora Adams e Eastwood funcionem muito bem em tela, o roteiro - que ainda inclui um plot twist revelador bastante forçado - não ajuda aos seus intérpretes.

Curvas da Vida é um drama genérico sobre encontrar seu lugar no mundo, não fugir de seus sonhos e acreditar em quem se é. Nada revolucionário, nada inovador, mas que pelo carisma de Clint e o talento de Adams, tem bons momentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário