A grande diferença entre um grande clássico e um filme cult é simples: Cult é aquele filme que você gosta e não necessariamente é tão bom assim (alguns até são), mas que por algum motivo você adora, se diverte e indica aos amigos. O caso é que na ânsia de encaixar esses filmes em alguma sessão, o Fotograma resolveu criar essa nova sessão, onde aqueles filmes amados e cultuados serão aqui comentados. Sempre de maneira leve e divertida, como pede um filme cult.
As Bruxas de Eastwick
(The Witches of Eastwick, 1987)
Filme de 1987, baseado no livro Wicthes of Eastwick de John Updike, dirigido por George Miller, As Bruxas de Eastwick conta com um time muito competente de artistas hollywoodianos. Entre eles, Jack Nicholson, começando a despertar com competência sua veia cômica vilã, que mais tarde viraria um grande sucesso como o Coringa, no filme Batman de 1990, e as três bruxas, Susan Sarandon, Cher e Michelle Pfeiffer. Todas ainda jovens porém brilhantes.
A história gira em torno justamente das três garotas que moram em uma pacata cidade do interior dos EUA, onde nada acontece, exceto o extremo conservadorismo e os cultos na igreja evangélica da cidade.
Susan Sarandon é Jane Spofford, uma tímida professora de música em um colégio, Cher é Alexandra Medford, uma mãe solteira que trabalha fazendo esculturas e Michelle Pfeiffer é Sukie, uma mãe solteira também, só que ela possui vários filhos. Não me pergunte quem são os pais. Sukie também trabalha como jornalista no principal veículo de comunicação da cidade. E já que o assunto são os personagens, ainda temos o patrão de Sukie no jornal, Clyde Alden, interpretado por Richard Jenkins. O jornalista é casado com a conservadora e fanática religiosa Felicia Alden, interpretada por Veronica Cartwright. Ah claro, e ainda temos o Jack Nicholson que interpreta o misterioso, e interessante Daryl Van Horne (nome sugestivo).
As três “poderosas” garotas vivem numa maré de puro tédio em Eastwick, com suasvidinhas chatas. E toda quinta feira elas se reúnem para tomar uma cerveja, jogar algum jogo, “brincar” com algumas magias e falar sobre o que as mulheres mais gostam de falar.....adivinha o que é???
Acertou, se você disse homens....um tanto quanto óbvio, não?!
Enfim, num belo dia, após uma das reuniões das garotas, um exótico homem, no caso Daryl Van Horne se muda com seu mordomo Fidel, para uma enorme mansão vazia que havia na cidade. Logo este homem tão estranho e exótico cria um ar de estranheza e mistério por toda a cidade. Por fim, após um recital Daryl se apresenta para a cidade de uma forma quase espetacular.
Logo após sua “apresentação”, Daryl logo causou um impacto ainda maior na cidade e desperta algo grandioso principalmente nas três garotas...o colar de pérolas que Sukie sempre usava arrebenta e acaba causando um pequeno acidente com a chatíssima Felícia - que acaba caindo no chão e arrebentando sua perna.
As três chamadas "bruxas de Eastwick" passam a conviver e se relacionar com Daryl Van Horne, um homem que fala tudo que elas querem ouvir. Elas estavam na palma da mão desse misterioso homem. E elas percebem que as suas vidas deixaram de ser uma grande monotonia e muitos dos seus sonhos morais começaram a se realizar, além de também passaram a ser capazes de executar alguns truques totalmente sobrenaturais. Diria que a cena do jogo de tênis na mansão de Daryl é bem marcante, assim como as alucinações.
Obviamente com tudo isso o caos começa a se instalar pela até então tranqüila Eastwick.
No geral, o filme é bem interessante, na verdade a primeira metade é muito boa. A cena no qual Felicia começa a engasgar com os caroços das cerejas que as três amigas comem com Daryl também é algo marcante e grandioso.
Porém a parte final do filme pode acabar parecendo meio boba para algumas pessoas...eu achei, pelo menos.
A história acaba prendendo sua atenção, e a atuação de todos os personagens beiram a genialidade. Afinal é praticamente um dream team atuando neste filme. Mas tem muito mais por trás do time dos sonhos. Eles mostram muito entrosamento e competência.
Tem também os efeitos especiais (principalmente na parte final) que hoje podem parecer meio desatualizados, mas creio que para a época são bem legais.
Pois bem, se você gosta de comédia com muitas pitadas de terror, você vai gostar...se você é fã de Jack Nicholson ou de qualquer outra pessoa que participa deste filme, não perca tempo. Se já viu, assista de novo, diversão sem exageros garantida!
Nenhum comentário:
Postar um comentário