sábado, 14 de maio de 2011


Caminho da Liberdade
(The Way Back, 2010)
Drama - 133 min.


Direção: Peter Weir
Roteiro: Peter Weir e Keith R. Clarke


Com: Jim Sturgees, Ed Harris, Colin Farrell e Saorsie Ronan

Peter Weir está de volta. Responsável pela criação de pelo menos dois filmes excepcionais (O Show de Truman e Sociedade dos Poetas Mortos) e outros talentosíssimos (A Testemunha, Gallipolli, Picnic na Montanha Misteriosa), o diretor australiano estava fora das telas desde o épico marítimo Mestre dos Mares, que lhe deu uma indicação ao Oscar (sua sexta).

Seu retorno é marcado por outro épico, dessa vez sobre a sobrevivência e capacidade de superar obstáculos e dificuldades. No caso, uma fuga de um Gulag (as famigeradas prisões soviéticas do tempo de Stalin) encravada na neve da Sibéria até a Índia, em uma viagem real e que cruzou mais de 6.000 quilômetros.


Weir abre seu filme entregando o jogo, dizendo (obviamente não dessa forma jocosa que direi a seguir, mas com esse sentido): "três caras atravessaram meio mundo e sobreviveram". Isso já nos diz que: a) aquela história terá um final "feliz" e b) nossa atenção deverá ser focada em observar quem serão os sobreviventes dessa aventura, o que nos leva a c) minha gigantesca decepção com o final apressado do filme.

Ano passado tive o prazer de ver um brutal e cruel filme sobre sobreviventes na mata chamado Van Diemen's Land (vocês podem ler a crítica aqui) e diferente do filme australiano (coincidentemente a mesma nacionalidade do diretor desse aqui), Caminho da Liberdade - até mesmo pelo cenário - não usa dos contrastes e da escuridão para enfatizar a dificuldade da jornada, mas aposta na maquiagem (indicada ao Oscar) para apresentar as mudanças que os personagens vão enfrentando durante sua longa e incessante caminhada.


O grande destaque do filme é sua fotografia. Weir mostra cada detalhe do trajeto dos fugitivos conseguindo imagens belíssimas, como por exemplo, na chegada do grupo a Mongólia ou o imenso deserto chinês que é cenário dos momentos mais intensos do filme.

O grupo de atores reunido para esse filme é ótimo. Ed Harris, Colin Farrell, Jim Sturgees, Saoirse Ronan e Mark Strong são as caras mais conhecidas que ainda tem diversos atores romenos e das repúblicas russas. Deles todos, o destaque vai para o soturno e calado personagem de Harris (Sr. Smith) um americano preso e enviado ao campo que tem a "curva dramática" mais verdadeira. Não consegui comprar a história do personagem principal (Jim Sturgees que vive o polonês Janusz) e muito menos sua resolução "happy ending".


Os problemas começam em não dificultar a vida do expectador para adivinhar quem chegará até o final da longa caminhada. Ao apostar em muitos personagens (e nesse caso dane-se a versão real, pois como já dizia John Ford, o que importa é a lenda) Weir não tem tempo de nos fazer gostar deles e principalmente de nos fazer conhecê-los e nos intrigar com sua importância para a trama. Desde sempre fica claro quais são os personagens principais e apenas uma pequena surpresa se faz notar dentre os sobreviventes.

Nisso reside o calcanhar de Aquiles do filme e que faz sua nota (boa até então) desabar para mim. Acompanhamos por mais de duas horas a intensa viagem desses prisioneiros para nos dez minutos finais sermos atirados em uma espiral acelerada que culmina em uma montagem patética de passos com imagens e textos sobrepostos (como o igualmente irregular Fora da Lei também fez) e o completo esquecimento de um dos personagens principais. Ele simplesmente "some", sem sabermos como, quando ou para onde ele foi.


As cenas finais são criadas para fazer chorar e depois de acompanharmos a epopéia dessa gente, o choro só pode surgir do esforço de acompanhar até o final esse amontoado de clichês de sobrevivência que até se sustentam, mas que são parcialmente implodidos pela pressa em encerrar-se.



3 comentários:

  1. Estou afim de ver só porque tem a direção de Peter Weir, diretor que gosto muito. Caso contrário...

    Boa crítica!
    []s

    ResponderExcluir
  2. Você sabe ou tem alguma estimativa de quando esse filme vai sair em DVD aqui? Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Oi Josie tudo bem? Infelizmente ainda não tenho uma previsão para o lançamento em dvd :) Obrigado pelo comentário

    ResponderExcluir