sexta-feira, 15 de março de 2013

A Busca


A Busca
(A Busca, 2012)
Drama

Direção: Luciano Moura
Roteiro: Luciano Moura

com: Wagner Moura, Mariana Lima, Brás Antunes, Lima Duarte

Vem sendo vendido como um thriller esse novo filme estrelado por Wagner Moura. De fato ele tem até essa premissa inicial e primeiros movimentos, mas no cerne é uma "busca" (trocadilho inevitável) pela verdadeira face de um filho, visto pelos olhos de um pai severo, duro e que guarda uma mágoa muito profunda.

Montado como um road movie (a estrutura de roteiro mais simples de ser produzida e a mais complexa de dar certo), acompanhamos a jornada de Theo atrás de seu filho Pedro, que some de sua casa sem deixar vestígios em meio a uma tumultuada separação entre seus pais. Branca, a mãe, está tentando reconstruir sua vida enquanto Theo parece não ter conseguido esquecer a relação.

Mas, A Busca é de fato um road movie tradicional, que durante a jornada pela estrada sem fim, vai fazendo com que os personagens mudem sua percepção do mundo em que vivem e sobre si mesmos. É nesse tipo de busca que Theo parte: uma busca por si mesmo, por encontrar seu espaço no mundo. O personagem de Wagner Moura é uma personificação de tantos tipos comuns em nossa sociedade moderna: o tipo nervoso, estressado e que não consegue encontrar alegria na vida e que possivelmente deve ter destruído sua própria felicidade graças a sua personalidade forte.


Apesar de praticamente não aparecer durante quase toda a trama, é o garoto Pedro que movimenta toda a produção. Seu sumiço e subsequente "jornada" o fazem uma espécie de sujeito oculto que guia todo o desenvolvimento dos personagens especialmente o de seu pai.

A Busca passa por uma série de ambientes. Sai da cidade grande e passa por favelas, plantações, raves em plena natureza, cidadezinhas esquecidas pelo mundo e culmina na praia, com uma bela vista e uma resolução para os traumas e problemas até ali vistos. Tudo com escopo, diferenciando cada momento dessa longa estrada.

O filme não faz muita questão de esconder seus mistérios e se o espectador for perceptivo (não precisa nem ser muito, pra ser sincero) vai entender facilmente para onde a história estará caminhando. Isso aliado a um excesso de melodrama na parte final da produção faz com que a A Busca não alcance o potencial que prometia, mesmo com Wagner Moura novamente acertando o tom de seu personagem. Por outro lado, muitas informações mais simples, como a profissão do personagem de Wagner Moura, ou os reais motivos para seu casamento estar em crise, ou mesmo o porque uma piscina ganha tanta importância na trama são deixados de lado, para que o público talvez tente achar essas respostas.


Praticamente sozinho durante boa parte da história, é nele que toda a responsabilidade pelo filme é colocada. Sobre seus ombros está toda a credibilidade da produção, já que ele é a pessoa que está em busca de alguma coisa. A principio de seu filho desaparecido, mas essa busca transfigura-se em algo muito mais pessoal. Encontrar seu filho passa a ter um significado muito mais metafórico do que real. Claro, que ele quer encontrar seu filho fisicamente, mas o filme propõe que ele encontre-o também de forma metafórica. Que ele o conheça de fato.

Não é nada novo, nem diferente do que muitos filmes já exploraram com mais competência, mas o desempenho de Wagner compensa a falta de originalidade da produção. A capacidade do ator estar sempre no tom certo é de uma felicidade enorme para todo diretor que quiser trabalhar com ele. Aqui sua transformação vai de sujeito irritável e arrependido por suas bobagens que deram fim ao seu casamento a homem sereno e que compreende finalmente seu filho.

A Busca não chega a ser uma produção de grande destaque, muito por causa de desses problemas na parte final da trama, quando as muitas coincidências vão se somando e o uso de alguns elementos de suspense - forçados - chegam a incomodar. Mas, na seara de produções nacionais ditas populares e que tem um mercado maior, é de longe uma opção mais agradável.

Um comentário:

  1. Muito bom ver que o cinema brasileiro, tem procurado variar suas temáticas,

    ResponderExcluir