sexta-feira, 18 de maio de 2012

O Desejo de um Milagre


O Desejo de um Milagre
(Kiseki, 2011)
Drama - 128 min.

Direção: Hirokazu Kore-eda
Roteiro: Hirokazu Kore-eda

Com: Koki Maeda, Ohshirô Maeda

O Desejo de um Milagre é a prova de que é possível fazer muito a partir de pouco. Contando a rotina de dois garotos que estão separados graças ao divórcio de seus pais, Hirokazu Kore-eda (diretor e roteirista) constrói uma fabula doce e inocente sobre o lugar das crianças diante dos conflitos adultos e a capacidade insaciável dos pequenos em conseguirem ver a magia onde ela não existe.

Koichi é um garoto questionador, inteligente e maduro. Tendo de viver com sua mãe e seus avos maternos em uma pequena cidade, vive questionando a motivação da separação dos pais e permanece quase obcecado em conseguir fazer os dois se unirem novamente. Ryu é divertido, alegre, quase inconsequente. Vive com o pai, um músico frustrado, mas sonhador. É daquelas crianças eternamente felizes, que mostra desde muito cedo que verá a vida como "um copo meio cheio", sempre procurando ver a positividade nas coisas. Por outro lado, foge dos problemas relacionados à separação dos pais, bloqueando-os e até fingindo que tudo vai muito bem.

Características que transformam os dois garotos (que não devem ter mais de 10 anos) em personagens complexos e cheios de duvidas, o que mostra que o filme não tem medo de dizer que as crianças assim como os adultos são capazes de analises complexas sobre o que vive e sentimentos conflitantes sobre suas próprias vidas.


Porém, Kore-eda é sutil nessa analise. Não existem mocinhos de bandidos na historia. Não existe um grande mal que precisa ser vencido, ou um trauma gigantesco. Trata-se da inexorabilidade do destino, de que por mais que queiramos uma coisa, talvez ela seja impossível de se realizar.

A "virada" da trama acontece quando o pequeno Koichi, ansioso para ter sua família toda unida, ouve uma historia de que quando dois trens bala se cruzam e você faz um pedido, aquele desejo se realiza. A partir dai o garoto tenta de todo jeito encontrar uma maneira de ver o "fenômeno" e ter seu desejo realizado.

Tudo é muito simples e sensível e os personagens adultos são deixados de lado em detrimento da visão dos garotinhos. As pequenas aventuras das famílias são as que contam,  como o avô que quer fazer um doce exatamente igual ao que comia quando era jovem, ou uma das colegas de Ryu que quer ser atriz e enfrenta as duvidas da mãe, ou o casal de idosos solitário que vê nas crianças uma chance de voltar ao passado. Pequenas crônicas sobre o dia a dia daquela gente que vive a vida em um ritmo todo próprio.


O Desejo de um Milagre é simpático, gostoso de ser visto e revela um olhar dos pequenos sobre o mundo cruel que nos cerca que ainda reserva elementos fantásticos que somente os mais sensíveis podem ver.


Nenhum comentário:

Postar um comentário