sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Apostas Finais para o Oscar

Pouco mais de um mês depois dos meus palpites iniciais sob o efeito do anúncio dos indicados, voltamos ao tema, na semana do prêmio, dando as apostas finais sobre as categorias do Oscar (excluindo-se as categorias de curtas-metragens). 

Vamos a elas:


FILME


Quem deve levar

Vencedor de todas as premiações importantes de sindicatos até aqui, surge como o grande favorito ao prêmio. Se a Academia quiser mostrar que "não se importa" com o mundo, Lincoln pode surpreender.


Correndo por fora

Meu voto seria

ATOR

Quem deve levar

Só uma invasão alienígena ou um roubo das cédulas tira o terceiro Oscar de Daniel Day-Lewis.

Correndo (muito) por fora
Joaquim Phoenix - O Mestre 

Meu voto seria 

ATRIZ

Quem deve levar

Vencedora do prêmio do Sindicato dos Atores, a jovem, linda e talentosa Jennifer Lawrence é a favorita ao prêmio, nessa que é uma categoria que pode sim apresentar surpresas. Correndo por fora, a francesa - e excelente - Emanuelle Riva vem ganhando força nas "bolsas de apostas" e pode levar.

Quem corre por fora
Emanuelle Riva - Amor

Meu voto seria

ATOR COADJUVANTE

Quem deve levar

Ok, vou apostar na obviedade do prêmio do Sindicato que entregou a Tommy Lee Jones (por Lincoln) sua estatueta mesmo correndo o risco (enorme) de errar, nessa que é - talvez - a categoria mais imprevisível do prêmio. Dos cinco indicados, quatro podem levar o prêmio.

Quem corre por fora
Christoph Waltz - Django Livre

Philip Seymour Hoffman - O Mestre

Robert DeNiro - O Lado Bom da Vida

Meu voto seria

ATRIZ COADJUVANTE

Quem deve levar

Numa categoria que poderia ser polarizada pela disputa entre Hathaway e Field, Hathaway levou todos os prêmios a que concorreu e só não leva se acontecer uma zebra daquelas.

Quem corre (muito) por fora
Sally Field - Lincoln

Meu voto seria

DIREÇÃO

Quem deve levar

Na ausência de Ben Affleck, Spielberg me parece a aposta mais consciente. Seu filme tem o maior número de indicações e de fato - apesar de moroso - está longe da afetação de Cavalo de Guerra. Ang Lee pode surpreender.

Quem corre por fora
Ang Lee - As Aventuras de Pi

Meu voto seria
Michael Haneke - Amor

ROTEIRO ORIGINAL

Quem deve levar


Ok, tentei me decidir entre um e outro, mas o fato é que a categoria é bem difícil. Mesmo com a força da história de A Hora mais Escura, aposto em Tarantino e Haneke.

Quem corre por fora

Meu voto seria

ROTEIRO ADAPTADO

Quem deve levar

Se Argo levar esse prêmio, podem apostar que leva o de Melhor Filme. Como conto com isso, naturalmente escolho seu roteiro como o vitorioso.

Quem corre por fora

Meu voto seria

ANIMAÇÃO

Quem deve levar

Parecia o azarão mas vem levando a maioria dos prêmios de animação e hoje, é o favorito.

Quem corre por fora

Meu voto seria

FILME EM LÍNGUA NÃO INGLESA

Quem deve levar

Essa é mais um prêmio certo... em teoria. Quatro anos atrás, o mesmo Michael Haneke com seu Fita Branca era o grande favorito e acabou perdendo para o sensível O Segredo de seus Olhos. Duvido da derrota, embora o tema do filme de Haneke possa espantar muitos votantes.

Quem corre (muito) por fora



Meu voto seria

FOTOGRAFIA

Quem deve levar

Ok, me arrisco aqui. Roger Deakins já foi indicado "milhões" de vezes e nunca levou, e pela terceira vez vence no sindicato da categoria. Acho que já passou da hora de premiar o genial fotógrafo.

Quem corre por fora


Meu voto seria

FIGURINO

Quem deve levar

O filme de Joe Wright é lindíssimo e os figurinos são um desses quesitos de exceção da produção.

Quem corre por fora

Meu voto seria

DOCUMENTÁRIO

Quem deve levar

Quem corre por fora

Meu voto seria
Não vi todos os indicados, me abstenho.

MONTAGEM

Quem deve levar

O vencedor do sindicato e que em geral acerta nos vencedores do prêmio.

Quem corre por fora

Meu voto seria

MAQUIAGEM

Quem deve levar

Vencedor dos principais prêmios, e na ausência de concorrentes mais fortes.

Quem corre por fora

Meu voto seria

DESIGN DE PRODUÇÃO

Quem deve levar

Porque é lindíssimo, criativo, original e extremamente bem realizado. O ponto alto do filme.

Quem corre por fora

Meu voto seria

EDIÇÃO DE SOM

Quem deve levar

Um dos vencedores do sindicato, embora este não acerte sempre.

Quem corre por fora

Meu voto seria

MIXAGEM DE SOM

Quem deve levar

Vencedor do sindicato, tem um trabalho muito difícil em organizar todas as "pistas" de áudio e manter tudo nítido e correto.

Quem corre por fora

Meu voto seria

EFEITOS VISUAIS

Quem deve levar

O mais criativo e original de todos os trabalhos, consegue criar um animal de forma assustadoramente realista.

Quem corre por fora

Meu voto seria

TRILHA SONORA

Quem deve levar

Vencedor do sindicato, de todas as trilhas indicadas é a mais regular e bem realizada.

Quem corre por fora

Meu voto seria

CANÇÃO ORIGINAL

Quem deve levar

Essa é uma quase barbada. A canção tema do último 007 é das melhores da série e um trabalho muito competente de sua interprete Adele e do compositor Paul Epworth

Quem corre (muito) por fora
"Before my Time" - Chasing Ice

Meu voto seria


Nenhum comentário:

Postar um comentário