sexta-feira, 31 de maio de 2013

A Fuga do Planeta Terra

A Fuga do Planeta Terra
(Escape from Planet Earth, 2013)
Comédia/Aventura - 89 min.

Direção: Carl Brunker
Roteiro: Bob Barlen e Carl Brunker

com as vozes de: Rob Corddry, Brendan Fraser, Sarah Jessica Parker, William Shatner, Jessica Alba, Sofia Vergara, Jonathan Morgan Heit, Ricky Gervais, Jane Lynch, Craig Robinson, Steve Zahn 

Sem muito alarde chega às telas brasileiras, Fuga do Planeta Terra, animação distribuída pelos Weinstein, que conta com um elenco de vozes estelar (na versão em inglês) e uma trama bastante desgastada, mas que ainda guarda algum charme. Na historia acompanhamos os irmãos Gary e Scorch dois alienígenas que trabalham em uma organização que explora o universo (a NASA local). Um é o nerd que comanda as incursões espaciais e o outro, o galã cheio de músculos. Claro, que ambos não se dão bem e o clichê do sujeito forte e sem grande inteligência e o fraco fisicamente, mas muito inteligente é explorado.

A trama ganha algum corpo quando a organização recebe um pedido de socorro de uma misterioso e perigoso planeta, chamado Planeta Sombrio. Para a nossa surpresa, o tal planeta nada mais é do que a Terra, e segundo a imagem dos alienígenas um local violento, ilógico e que cultua Simon Cowell (o famoso jurado do American Idol e hoje do X-Factor). Aflito - como é de sua natureza - com os perigos da missão, Gary tenta de tudo para impedi-la, mas seu irmão mais forte e menos inteligente já havia planejado tudo para realizá-la. Os dois brigam e Gary abandona o irmão, que parte para o desconhecido planeta azul, onde acaba sendo capturado e levado para a famigerada Area 51 onde encontra toda uma fauna de outros alienígenas. Gary, sentindo-se culpado parte para o resgate e acaba descobrindo uma conspiração que atinge ambos os planetas.

A história é bem "família", onde valores como manter-se junto na adversidades e o amor fraternal são a base da historia. Por outro lado, o filme não esquece de encaixar pequenos momentos que apenas os adultos - ou cinéfilos - vão entender. O já citado vídeo de apresentação da Terra é impagável, retratando uma "involução" do planeta, que deixou de ser habitado por criaturas belas e pacatas para ser povoado por seres que gritam muito e se dividem em coisas chamadas países. Outra sacada criativa foi nomear os trabalhadores da Area 51 com nomes de cineastas e que são chamados aos pares, como pro exemplo: George e Lucas ou Christopher e Nolan.



Mas a trama em si é derivativa demais. Planeta 51, de alguns anos atrás, brincou com a mesma premissa de maneira invertida. Aqui os muitos e coloridos personagens secundários se não atrapalham, pouco tem a acrescentar a história. E os protagonistas são bastante óbvios e quem acaba se destacando é o vilão com sua patética peruca de Elvis que é usada como "arma de sedução intergaláctica". Porém, estamos no campo das comédia absurdas onde a piada do sujeito pisando numa vassoura/esfregão e vendo o cabo atingir sem dó sua cara é repetida com alguma insistência. O mesmo vale para piadas de gases ou ronco, que deixam o humor - que parecia mais sutil - mais rasteiro. Nada que chegue a um Se Beber Não Case (pra ficar num exemplo de um filme que estreia junto a esta animação), mas que também não consegue de fato divertir.

As muitas referências à condição de nerd contra o esportista parecem bastante datadas. Em uma sociedade em que ser nerd é cada vez mais cool, não consigo entender como as crianças (claramente o alvo dessa produção) vão conseguir captar o "drama" do protagonista. Por outro lado, os mais velhos vão olhar pra essa condição com a percepção de que já viram esse tipo de discussão muito melhor explorada em veículos muito mais competentes.

Fuga do Planeta Terra é uma animação razoável em termos técnicos e que em um mercado cada vez mais acirrado perde pontos ao também apostar em uma história nada criativa e mesmo contando com um elenco de estrelas como dubladores (e que o brasileiro certamente não conseguirá ouvir, deixando a ele a opção de esperar o lançamento em home vídeo) é apenas mediano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário