sábado, 14 de fevereiro de 2015

Blind Detective


Blind Detective
(Man Tam, 2013)

Direção: Johnny To
Roteiro: Ka-Fai Wai

com: Andy Lau, Sammi Cheng

Johnny To é um sujeito muito original. Seu cinema é sempre marcante e vale a descoberta. Em seu mais recente petardo ele mistura comédia pastelão com uma história de detetive nos moldes de Sherlock Holmes. 

Como protagonista, o brilhante Johnston (Andy Lau) um ex-policial que mesmo depois de ficar cego, mantém a genialidade nas deduções e na resolução de crimes hediondos. Quando o filme começa somos testemunhas de suas capacidades, quando o mesmo precisa encontrar um maluco que joga ácido nos transeuntes. Ao se envolver na investigação conhece a jovem e impressionável Tung (Sammi Cheng) que é a "heroina de ação" da produção e é usada - quase literalmente - por Johnston para realizar as ações fisicas devido a deficiência do protagonista. Na história, ela contrata o sujeito para resolver um antigo caso, enquanto o mesmo usa a garota como parceira para resolver suas próprias investigações em aberto. Em resumo, Johnston pensa e Tung executa, mas, apesar da premissa parecer machista demais, no decorrer da trama percebemos que esse jeito grosseiro e rude é fachada e que a relação dos dois é muito mais intensa do que se imagina, além do respeito que vai crescendo. 

O pastelão e a comédia física funcionam bem e apesar de um incomodo inicial, já que parece quebrar a noção de credibilidade da trama, o tom fabulesco que o filme assume (mesmo diante de uma história sórdida) diverte e alivia a tensão da trama. Talvez não seja o melhor de seu diretor, mas a história certinha é um trunfo e o carisma dos protagonistas ajuda a empolgar.


★★★★ 


Nenhum comentário:

Postar um comentário