segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Para Sempre Alice

Para Sempre Alice
(Still Alice, 2014)

Direção: Richard Glatzer, Wash Westmoreland
Roteiro: Richard Glatzer, Wash Westmoreland

com: Juliane Moore, Kate Bosworth, Kristen Stewart, Alec Baldwin

Eta filme difícil de se ver (especialmente se você tem alguma traço de hipocondria). "Para Sempre Alice", da vencedora do Oscar Juliane Moore conta a história da professora de linguística que descobre ter um tipo raro de Alzheimer. O filme é uma longa (nem tanto já que o filme não chega a duas horas) espiral rumo a degradação mental da personagem. Esse é daqueles que quer que o espectador se emocione e chore e por vezes, quase consegue.

Moore é uma excelente atriz e leva nas costas o filme mesmo ancorada por coadjuvantes talentosos (especialmente Alec Baldwin e Kristin Stewart que vem acertando seguidamente). Felizmente o filme não vai até o fundo do poço da doença e nos deixa com uma imagem final bela e poética (o que reforça o aspecto de "fazer chorar" que o filme pretende).

Assim como a grande maioria dos filmes do Oscar desse ano passa longe de ser uma grande produção, mas tem seus méritos cinematográficos - especialmente em ter uma protagonista que vai se despindo de suas capacidades intelectuais na nossa frente - e por abordar um tema tão duro de forma não tão melodramática assim.


★★★

Nenhum comentário:

Postar um comentário