sábado, 14 de fevereiro de 2015

CBGB


CBGB
(CBGB, 2013)

Direção: Randall Miller
Roteiro: Jody Savin, Randall Miller

com: Alan Rickman, Malin Akerman, Justin Bartha, Johnny Galecki, Rupert Grint, Taylor Hawkins, Freddy Rodriguez


Adoro rock'n'roll. Uns anos atrás até cheguei a trabalhar em uma gravadora graças a vontade de mexer com música. Por isso, já conhecia a história do CBGB embora talvez possa afastar algumas pessoas que não conhecem um pouco a história do rock e mais especificamente do punk rock.

Com uma pegada cômica clara, transforma o ambiente decadente da compra do bar que serviu como plataforma para o surgimento das primeiras bandas punks e pos punks se apresentarem, como o Television, Ramones, The Police, Blondie, Patty Smith, Dead Boys entre muitos outros, em uma comédia de situação ancorada em seu protagonista. Alan Rickman interpreta o dono do lugar, que é uma sujeito despojado e que tem o sonho de abrir um lugar onde músicos de country e blues possam se apresentar no meio de Nova Iorque. Claro que a ideia não deu muito certo e logo aquele bando de cabeludos, sujos e chapados começam a se reunir e a tocar no bar do sujeito. O jeito irônico natural de Rickman combina muito bem com o personagem e sedimenta a produção. Por outro lado, a trama é muito mais fetichista - graças a aparição de músicos e jornalistas, produtores e etc na época - do que uma história realmente bacana. Os momentos mais tensos daquele período não conseguem ter o impacto que se espera em situações que envolvem abuso cavalar de drogas, violência e etc. Tudo parece muito leve e divertido, mesmo quando isso parece claramente não ser verdade. Falta também um sentido de urgência em ver a história acontecer diante dos olhos.

Se você já conhece os personagens é capaz de gostar muito mais pela "clonagem" dos músicos (destaque para os Ramones idênticos e para Debby Harry, a vocalista do Blondie, muito bem caracterizada pela linda da Malin Akerman) e pela trilha sonora. Quem não conhece, talvez tenha o fetiche de ver algumas caras famosas (como Ruper Grint, o Ronny de Harry Potter, e o baterista do Foo Fighters, Taylor Hawkins) completamente diferentes do que são normalmente vistos, mas é mais provável que você passe batido.


★★½ 



Nenhum comentário:

Postar um comentário