sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

O Juiz

O Juiz
(The Judge, 2014)

Direção: David Dobkin
Roteiro: Nick Schenk, Bill Dubuque

com: Robert Downey Jr., Robert Duvall, Vera Farmiga, Billy Bob Thornton, Vincent D'Onofrio

Longo demais esse drama de tribunal/envelhecimento que reúne Robert Downey Jr. e o brilhante Robert Duvall. Downey é o filho advgado do juiz interpretado por Duvall que tem problemas sérios de relacionamento com o pai e que se ve obrigado a voltar a cidade pequena (mas que clichê) quando sua mãe morre. A partir daí seu envolvimento na família e nos problemas gravíssimos que acometem seu pai apenas aumentam.

A graça do filme é acompanhar os dois atores "duelando", mas a história é tão requentada e as reviravoltas tão melodramáticas e rocambolescas que não consegui me conectar aos personagens ou me emocionar com seus dramas, por mais humanos que sejam. Entendo que a trama até funcione e o embate entre o mal humor e a retidão moral de Duvall e o cinismo de Downey (aqui, finalmente deixando de ser Tony Stark) rendem bons momentos, mas a impressão de que o filme não está indo pra frente é enorme.

Com um final que - apesar de poético - você telegrafa um ano antes, "O Juiz" é um filme protocolar, daqueles que não conseguem um destaque na prateleira.

Obs: A indicação de Duvall por esse filme é desproporcional. Apesar de bom trabalho, o ator já esteve muito melhor em outros momentos e outros atores poderiam ter levado a vaga.

★★½





Nenhum comentário:

Postar um comentário