terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Livre

Livre
(Wild, 2014)

Direção: Jean-Marc Valée
Roteiro: Nick Hornby, Cheryl Strayed

com: Reese Whiterspoon, Laura Dern

Esse é um trabalho que sai perdendo seu impacto por ser parecido (concetualmente) com "Na Natureza Selvagem", que é um filme um pouco mais antigo e que tem um legião de fãs. Em ambos vemos a luta do ser humano comum (leia-se que não é um atleta ou que está fisicamente preparado) para sobreviver em um ambiente naturalmente hostil: a natureza. Porém, enquanto "Na Natureza" abordava o desiludido rapaz que foge da vida na cidade em busca de um novo caminho, aqui Reese Whiterspoon está em busca de redenção. Baseado na vida de Cheryl Strayed, Resse vive uma mulher que perdeu muito e que está tentando encontrar uma forma de começar a viver novamente.

O roteiro de Nick Hornby é inteligente ao não apostar no dramalhão, e misturar os momentos mais ousados - emocionais e fisicamentes - com outros mais leves deixando com que a "via crucis" da personagem seja melhor deglutida pelo espectador (penso eu).

A força do filme está mesmo em sua protagonista em um bom drama de redenção e superação de limites. Não é espetacular, mas tem seus bons momentos (especialmente nos flashbacks em que vemos os problemas emocionais e de convívio e vício da personagem). Whiterspoon é uma atriz competente, mas, que ainda não conseguiu apresentar em sua carreira, uma sequência de bons filmes (mesmo já tendo levado um Oscar pra casa por "Johnny e June" merecido). "Livre" talvez seja o início de uma nova fase na carreira da atriz.


★★★

Nenhum comentário:

Postar um comentário