O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
(The Hobbit: An Unexpected Journey, 2012)
Aventura - 169 min.
Direção: Peter Jackson
Roteiro: Fran Walsh, Philippa Boyens, Peter Jackson e Guillermo del Toro
com: Martin Freeman, Ian McKellen, Richard Armitrage, Ken Stott, Graham McTavish, William Kircher, James Nesbitt, Stephen Hunter, Dean O'Gorman, Aidan Turner, John Callen, Peter Hambleton, Jed Brophy, Mark Hadlow, Adam Brown, Hugo Weaving, Cate Blanchett, Christopher Lee, Andy Serkis, Sylvester McCoy
Certos filmes são
cercados de tanta expectativa e antecipação que qualquer palavra colocada,
qualquer opinião emitida a respeito torna-se uma desnecessária batalha. O
Hobbit é um desses casos. Desde que Peter Jackson adaptou a mítica obra de
J.R.R. Tolkien em O Senhor
dos Anéis na década passada, as pessoas salivam por mais Tolkien, mais PJ,
mais Gollum de Andy Serkis e mais Terra-Média.
Natural, é claro,
já que o filme gostando-se ou não (sou do time que gosta, mas que nas
revisões vem gostando cada vez menos) é um triunfo técnico e uma verdadeira
construção de uma realidade, transformando hoje, a belíssima Nova Zelândia na capital
mundial de Tolkien e uma representação terrena de muito daquilo que Tolkien
imaginava.
Depois de uma
gestação dolorosa e demorada (que começou com Guillermo Del Toro como diretor e Peter
Jackson como produtor) o primeiro dos três filmes que adaptam o pequeno e
singelo Hobbit chega aos cinemas, recheado de muita propaganda, gente que já
gostou sem ter visto e uma preocupação cada vez menor em realmente analisar se
a produção realmente se sustenta e mais em falarmos sobre 48 frames e 3D.
Pois bem. O
Hobbit: Uma Jornada Inesperada é longo, arrastado, tenta transformar uma
narrativa leve e claramente juvenil em um épico magnânimo para fazer frente ao
seu antecessor e tem um visual quase brega, chupado sem nenhuma piedade (e
pior: sem nenhum upgrade) da trilogia dos anéis, quase uma década atrás.
Agora que as
pedras já foram atiradas, continuemos.
A ideia de
transformar o infanto-juvenil Hobbit, de narrativa leve, em três filmes
opulentos é uma bobagem que só prejudica o andamento não só deste, mas
possivelmente afetará todos os demais filmes vindouros. Parecendo encabulado em
vender-se como uma fantasia para crianças, e amparado pela legião de fãs
fanáticos dos livros de Tolkien, Peter Jackson e sua equipe, igualmente fãs dos
livros, foram atrás de outros escritos do autor sul-africano tentando encontrar
ligações entre os personagens e histórias a ponto delas fazerem sentido. No
papel, até poderia funcionar, porém essas incursões paralelas só prejudicam o
andamento da produção, que consegue parecer mais longa do que é muito graças à
sensação de que a história simplesmente não anda.
Para aqueles que
não são familiarizados com a obra de Tolkien é bom lembrar que esse Hobbit, foi
escrito antes de Senhor dos Anéis, contando uma historia anterior à saga do
anel. No cinema, obviamente, ela surge agora com o inconsciente coletivo já
recheado de imagens da ameaça de Sauron a Terra-Média e a defesa do mundo pela
sociedade do anel. Por isso, é muito complicado tentar "ganhar" em
sensação épica da trilogia original. Se nos Senhor dos Anéis a luta era para
salvar o mundo, aqui é uma aventura mais simples. Um grupo de anões, um mago
(Gandalf) e um Hobbit (Bilbo, que para aqueles que não se recordam é o tio de
Frodo da primeira trilogia e que surgia velho, "aposentando-se" de
aventuras e deixando o famigerado anel para seu sobrinho) partem em direção a
Montanha Solitária, lar do dragão Smaug, na tentativa de expulsá-lo e recuperar
o lar dos anões (o que altera a premissa do livro original, onde os anões buscavam apenas o tesouro escondido na montanha, o que me pareceu um acréscimo motivacional válido).
Notem a
discrepância do tamanho dessas histórias: salvar o mundo versus expulsar um
dragão. Porém, na tela, parece que o dragão Smaug é uma criatura tão
aterradora quanto Sauron, uma ameaça tão poderosa quanto o senhor das trevas.
Jackson e equipe recheiam o filme com trechos de outras obras de Tolkien como
disse, tentando achar uma ligação temática com a trilogia original, num
desespero em dizer ao espectador que "um mal perigoso os
aguarda". Algo quase "for dummies", num absurdo cronológico que
enfraquece a diversão leve do plot principal do Hobbit e dos anões.
Nessa estrada
tortuosa, o plot principal se enfraquece, uma tonelada de personagens é
apresentada, poucos são marcantes e o roteiro transita entre a comédia juvenil
(novamente representada pelos anões) e uma sensação épica fajuta, já que muitas
situações apresentadas como perigos mortais são vencidas de forma banal. Como
exemplo dessa última afirmação, peço ao leitor para perceber a construção da
cena que envolve uma perseguição aos heróis feita por uma matilha de orcs
montada, liderados pelo sinistro Orc albino (que é citado apenas nos apêndices de Senhor dos Anéis, o que demonstra o apreço de Peter Jackson em agradar os fãs). Depois de encurralar os pequenos, os mesmos são vencidos pela
combinação de banalidade mágica e um pedido de socorro idêntico ao visto no
primeiro e no terceiro Senhor dos Anéis, o que denota uma falta de criatividade temática.
Sobre o personagem
do orc, é mais um elemento criado para dar um conflito, apresentar um vilão
malvado (já que não existem magos cruéis e Sauron é apenas uma sombra) movido
pela pura vingança. Outra curiosidade sobre os personagens é que mesmo
acompanhando uma enorme tropa de anões, alguns deles podem ser vistos como estereótipos
de outros personagens da trilogia original, remetendo diretamente ao grupo de heróis
dessa trilogia. Se Gandalf (aqui ainda o cinzento) mantém-se e o Hobbit da vez
é Bilbo, Thorin (Richard Armitage) o líder dos anões é o Aragorn dessa
trilogia, com conflitos de identidade e a busca por um reinado como sua versão
mais alta, enquanto Kili (Aidan Turner) é o Legolas anão, disparando flechas com
uma habilidade quase élfica. A todo o momento o filme tenta emular a trilogia
original, apostando na fórmula vencedora anterior, porém (e soando muito
repetitivo, eu sei) esquece que seu material de origem é infinitamente mais
leve.
Ainda na ceara dos
problemas é inegável a qualidade fotográfica do filme, já que os cenários
escolhidos continuam belíssimos, embora com aquela sensação de já vimos isso
antes, o que é absolutamente natural, já que o filme é ambientado no mesmo
universo. No entanto, não existem justificativas plausíveis para tecnicamente o
filme ter decaído. Parecendo só conhecer três momentos do dia (a saber:
amanhecer, noite e por do sol), PJ e equipe optaram pela saída fácil colocando
seus personagens sob o entardecer alaranjado facilmente fotografado ou a aurora
dourada. Como disse, lindo, mas com aquele pezinho brega, óbvio e que acaba
dando problemas narrativos, já que algumas ações são transferidas do dia para a
noite em uma piscadela (volto a sequência da perseguição do Orc albino para exemplificar mais uma vez).
Outro
"problema" são os efeitos visuais, que dez anos mais tarde não evoluíram
tanto assim como poderíamos prever. Se o Gollum é um triunfo técnico inegável,
os trolls cozinheiros, por exemplo, parecem saídos do filme original
(tecnicamente) e embora protagonizem meu momento favorito de todo o filme,
visualmente não são grande coisa. Não estou dizendo que eles sejam ruins, mas era de se esperar uma evolução técnica fulgurosa nessa nova trilogia.
O que
"salva" Hobbit de ser mais uma das bobagens de fantasia que aparecem todos
os dias no cinema são o fato daquele universo de Tolkien ser muito rico e o
fato de que os atores são quase todos muito competentes. Destacar Ian McKellen
e dizer que ele conhece aquele personagem talvez até mais que Tolkien é chover
no molhado, assim como são interessantes as "visitas" de Cate
Blanchett, Hugo Weaving e até mesmo um envelhecido Chrostopher Lee. Os anões - treze no total - e que ao final da sessão duvida você leitor lembrará de todos os seus
nomes, cumprem as funções humorísticas de ação na historia. Enquanto Thorin,
mais alto e quase galã, é o herói primordial, Balin (Ken Stott) é a voz da
sabedoria e o responsável por apresentar ao público aquele mundo desconhecido.
O visual dos personagens é bem realizado, dando personalidade visual a cada um
deles, mas são muitos poucos realmente que se destacam. O mesmo vale para Andy Serkis, que revisita seu Gollum com primor, em uma sequencia intrigante, mas longa demais.
E chegamos a
Martin Freeman, um ator zilhões de vezes mais interessante do que Elijah Wood
(que faz ponta no filme também) e que faz de seu Bilbo algo seu, esquecendo-se
da atuação de Ian Holm. Bilbo de Freeman é um herói acidental, um sujeito de
olhares bondosos, frases simples e muita naturalidade. É o grande destaque do
filme. Não consegui deixar de fazer a relação entre seu Bilbo e sua
interpretação de Arthur Dent na adaptação cinematográfica do Guia do Mochileiro
das Galáxias. Ambos vêm suas normalidades invadidas pelo incomum e precisam
aprender a lidar com isso.
O Hobbit é uma
lição, espero para Peter Jackson, que parece ser filhote de Ridley Scott, tendo
uma absurda dificuldade de largar seus projetos, inflando-os de maneira
assustadora. Se quando o Hobbit começou a ser desenvolvido tudo indicava (o bom
senso também) que tudo seria resolvido em apenas um filme, o brilho de um
oceano de notinhas verdes fez com que o filme ganhasse uma segunda parte, e
meses atrás, uma terceira parte, o que nos faz questionar: como isso vai
acontecer?
Se o filme foi
desenvolvido como um mix entre a simplicidade do Hobbit e uma tentativa
desesperada de encontrar links a todo o momento com a trilogia original, deve
ser julgado dessa forma. As soluções são banais, medianas e apenas regulares. Caso tivesse apenas
mantido sua premissa leve, sem medo de aceitar-se como um filme de fantasia
juvenil (quase como um Labirinto na Terra-Média, porque não?) os resultados
poderiam ser mais consistentes. Na ânsia de ganhar mais, expandir e agradar os
fanáticos que consomem qualquer coisa que venha de Tolkien, pouco se importando
com sua qualidade, o filme torna-se - infelizmente - uma fantasia comum e que
pouco tem do brilho criativo da saga do anel. Uma pena.
Observação: não existe nenhum comentário sobre o 3D ou a tecnologia dos 48fps no texto, pois a exibição para imprensa do filme não foi realizada com esses elementos presentes.
Olá! Eu gostei muito da crítica, pois é grandemente construtiva por apontar algumas gordurinhas no filme que poderiam ser dispensadas, mas eu precisava vir aqui fazer, talvez, um comentário extenso, mas necessário, tendo em vista alguns pontos na crítica que eu achei importante serem ressaltados e explicados. Aliás, não vim desmerecer a crítica, mas adicionar algumas informações que são necessárias.
ResponderExcluirAntes de qualquer coisa, contextualização: a divisão em três filmes fez com o primeiro deixasse muito confuso a proposta deste, mas eu tenho certeza que tudo será entendido a partir do segundo e complementado no terceiro filme. E enquanto a contextualização não acontece por meio dos filmes, há que se verem os livros.
Gandalf somente concorda em ir com Thorin para a Motanha Solitária justamente para derrotar o dragão Smaug. Ele descobriu que havia alguma coisa errada na fortaleza em Dol Guldur, que algum poder sombrio (que já ameaçou o mundo uma vez na era passada) estava voltando e com muita força e esta força (mais tarde descoberto que é o próprio Sauron na forma de O Necromante) poderia usar o dragão nas guerras que seguriam mais a frente (A Guerra do Anel). No livro, Gandalf fica aparecendo e desaparecendo (algo muito parecido com o Mestre dos Magos, apesar de Gandalf ser mais antigo que esse) e sem a explicação devida para esses desaparecimentos (perigo do mundo, Conselho Branco e Dol Guldur) ficaria muito estranho para os expectadores – mais estranho se não houvesse essas explicações, julgo eu.
Quanto aos anões, com tantas personagens assim ficaria inevitável uma descaracterização destes, mas isso acontece até no livro. Nem todos recebem a atenção devida. Até em “O Senhor dos Aneís” (livro), principalmente no capítulo “O Conselho de Elrond” várias personagem entram e saem sem ao menos serem anteriormente introduzidas. Se por um lado a quantidade dá a descaracterização, por outro lado há a urgência: urgência essa que agora será colocada na nova trilogia pelas descobertas do mago cinzento. Contudo, penso que Peter Jackson vai lidar com isso de alguma forma, dando destaque em alguns anões durante os filmes para não deixar nenhum de fora – até porque no final de tudo há que se dá atenção há três por motivos funestos.
Sobre o orc, que se eu não me engano se chama Azog, ele aparece sim nos escritos de Tolkien. Ele aparece na terceira parte de um dos apêndices (não me recordo qual deles) no “O Retorno do Rei”. Ele é morto por Thorin, ou Thrain, se não me engano, na Batalha de Azanulbizar (que, salvo engano, aparece como algo introdutório no filme). E é por esse motivo que ele tem esse desejo de vingança por Thorin. Além do mais, era para esse orc estar morto, o que levanta a pergunta: por quê ele está vivo? Com toda a certeza tem o dedo d’O Necromante nessa coisa!
Bem, acho que é somente isso que eu queria comentar. Como eu já disse no começo e repito aqui, para entender é necessário contextualizar. Eu, pessoalmente, não encaro “O Hobbit” ou “O Senhor dos Anéis” (filmes) separadamente (tanto os três de cada saga como os seis todos), pois eles todos fazem parte de uma estória só que se complementa. Com “O Hobbit” é um pouco mais complicado fazer essa consideração, pois os outros filmes ainda não saíram, mas existem os escritos de Tolkien para se entender melhor as coisas (o próprio livro, apêndices e o O Silmarillion – pois me parece que tem algo de lá, mas agora não me recordo bem o que).
Agradeço a atenção, peço desculpas pelo tamanho do comentário, mas espero que entenda e que leia com carinho!
Até mais!
Azog, o "sinistro Orc albino", é citado nos apêndices de Senhor dos Anéis.
ResponderExcluirLonge de ser fangirl de O Senhor dos Anéis - não li os livros e e não revi os filmes ao longo dos anos -, mas gosto bastante da trilogia. O Hobbit me surpreendeu, achei bastante dinâmico e os momentos mais lentos (só o começo do filme, na verdade, e a parte de Valfenda) não comprometeram o resultado final. Tem muita coisa parecida com a trilogia original? Naturalmente, afinal é um prequel que se passa apenas 60 anos antes - levando em consideração que é a Terra-Média, 60 anos não é tanto tempo assim. Não culpo Peter Jackson por ter seguido a fórmula e feito um filme para fãs. O Nolan fez a mesma coisa em TODOS os filmes de Batman e ninguém reclamou. Esperavam que fosse algo tão diferente de OSdA, sendo o mesmo universo e equipe envolvidas? Não defendo a ideia de que "em time que ganha não se mexe", mas O Hobbit agradou-me bastante e até mais do que o arrastado As Duas Torres.
ResponderExcluirObrigado pelas informações de vocês a respeito de pontos dos livros, que eu pessoalmente, não fazia a menor ideia. O apreço do PJ em aglutinar tudo isso só reforça minha ideia de que os fãs, aqueles que adoram os livros realmente se sentem satisfeitos com o filme.
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