sexta-feira, 11 de junho de 2010



Após o maravilhoso 1492: A Conquista do Paraíso, Ridley Scott seguiria na linha “marítima” com Tormenta.

Um grupo de adolescentes embarca num navio escola, o qual é comandado por um capitão não confiável, a princípio, até que os problemas começam a acontecer e cada um revela sua “verdadeira identidade”.




Com este roteiro simples e com uma equipe mediana, Tormenta vale apenas por sua história e sua vivencia dentro dela. Há pontos de identificação com a trama, bem como pontos de incongruências entre os fatos e as atitudes, mas isso é básico do ser humano.

Confiança é o tema básico desta história, mas poderia ser muito melhor desenvolvida ao ponto que se torna cansativo ao longo da história, pois tem aquele clima de “nunca acontece nada” e assim vai por um bom tempo, ficamos dispersos e esquecemos o foco do filme. Paciência é preciso.




O filme é tecnicamente fraco, vale como filmografia para conferir, e mais nada. Pois, até a “lição de moral” e redenção dos personagens são fracas. Uma história que podia ser muito melhor contada. Este filme marca o início da segunda queda de qualidade na filmografia de Scott.

Como dito, é preciso paciência, pois como nada acontece, o roteiro se perde e ficamos dispersos, as atuações também não são convincentes. Jeff Bridges, John Savage e Ryan Phillipe, este último em começo de carreira, deixam a desejar e muito, não tem expressões, não passam simpatia e muito menos empatia ao que está acontecendo, mesmo até no desfecho onde acontece alguma coisa no filme.





Partindo da premissa da sinopse, olhando o elenco pra saber quem é quem, assistindo aos 40 min finais de filme, você consegue entender a história inteira sem perder seu tempo assistindo desde o começo.

Quem quiser conferir, fica o aviso, este é igual a vários outros filmes que existem por aí nada inovador, nada surpreendente, é básico do básico feito de qualquer jeito. E a opinião geral sobre esse filme é simples e radical, ou você odeia profundamente, ou gosta muito mesmo.

Tormenta em Imagens:












Bruno Gonçalves
Estudante de Direito e Arauto do Caos

Um comentário:

  1. Segunda opção: gosto MUITO de tormenta, e principalmente de Jeff Bridges em torment. "Where we go one, we go all"

    ResponderExcluir