quinta-feira, 13 de junho de 2013

Antes da Meia-Noite

Antes da Meia-Noite
(Before Midnight, 2013)
Drama - 109 min.

Direção: Richard Linklater
Roteiro: Richard Linklater, Julie Delpy e Ethan Hawke

com: Ethan Hawke, Julie Delpy

Não faço parte do clã de fanáticos pelos filmes do diretor Richard Linklater, que junto a esse Antes da Meia-Noite formam um trilogia sobre o amor, a vida e os encontros de Jesse e Celine, dois jovens que reapresentam muito bem, as várias fases de um relacionamento amoroso. Como todo casal de apaixonados, enfrentam as dificuldades de manter-se juntos e durante os três filmes sofreram com a distância e nós - espectadores - sofremos com a espera para saber se aqueles dois simpáticos idealistas de Antes do Amanhecer chegariam - como ficou subentendido no final de Antes do Pôr-do-Sol (desculpe pelo spoiler) - ao final (será?) de suas jornadas juntos.

Ancorado em quatro enormes cenas, Antes da Meia-Noite é uma maravilhosa jornada por uma relação humana. Não existe espaço para o melodrama, para o final óbvio, para conversas saídas de sonhos coloridos ou de filmes eróticos de segunda. O grande trunfo - e que faz o filme ser um dos grandes lançamentos de 2013 até aqui - é sua ousadia em ser verdadeiro. Honesto e direto, mas sem ser raso ou mesmo redundante aposta na naturalidade com que Ethan Hawke e Julie Delpy navegam pela doçura ou amargor das palavras. Não é a toa que os dois ao lado do diretor Linklater assinam o roteiro do filme.

Não existe nada próximo de uma história como em geral os filmes são realizados. Existe, no entanto uma jornada e um ponto de partida de um plot, que envolve o filho de Jesse, que está voltando para a casa de sua mãe depois de passar suas ferias de verão com o pai na Grécia. Linklater não é nada "sensível" ao logo de cara apresentar o destino do casal depois da famigerada cena de despedida no aeroporto em Antes do Pôr-do-Sol. Esse naturalismo em logo revelar o que aconteceu aos dois é saudável já que engrena na primeira das ótimas cenas e revela o tal ponto de partida que gera a enorme e deliciosa discussão sobre a natureza do amor, companheirismo, manter um relacionamento feliz, a finitude das relações humanas entre outros pequenos momentos de humor ácido, leveza crônica e romance na medida.


Pode parecer enfadonho, mas - e me permitam uma dose de acidez - se o sujeito consegue acompanhar uma dezena de sujeitos absolutamente sem graça conversando sobre seus feitos medíocres em reality shows da vida, porque não se encantaria em acompanhar duas pessoas complexas e verdadeiras falando sobre suas vidas e que falam sobre aquilo que qualquer um de nós que já teve qualquer tipo de relacionamento amoroso já passou em sua vida. Jesse, o escritor bem sucedido, parece confuso em relação a seu filho. Sente-se culpado pelo que causou ao garoto que vive distante de sua convivência diária. Celine é uma mulher engajada que luta para manter-se ativa, e que tem a chance de um emprego dos sonhos batendo a sua porta. Esse conflito - meio velado - entre seus anseios é o que move o filme e as discussões.

Antes da Meia-Noite observa com ternura a realidade. Conciso e delicioso, onde suas quase duas horas passam voando, nos apegamos novamente ao casal mais verdadeiro que o cinema americano recente apresentou. São chatos, divertidos, amorosos, sensuais, irritantes, odiosos, calorosos, inteligentes, práticos, sonhadores e verdadeiros. Igualzinho a mim e a você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário