sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Rota de Fuga

Rota de Fuga
(Escape Plan, 2013)
Ação/Thriller - 116 min.

Direção: Mikael Hafstrom
Roteiro: Miles Chapman e Jason Keller

com: Sylvester Stallone, Arnold Schwarzenegger, Jim Caviezel, 50 Cent, Vincent D'Onofrio, Vinnie Jones, Sam Neill, Amy Ryan

Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger. Para qualquer um que tenha mais de vinte e poucos anos a menção de uma nova produção com esses dois (mais que atores) personagens de uma geração já é capaz de levar muito gente ao cinema. Quando o carisma é empregado em uma produção divertida e que sabe usar os exageros a seu favor, o resultado é o melhor possível.

Longe de ser um tremendo filme, mas diante da safra fraca de filmes de ação lançados esse ano, Rota de Fuga é - dos que vi - o melhor até aqui. A trama fala sobre Breslin (Stallone) um sujeito que ganha a vida fugindo de prisões de forma profissional. Contratado pelo governo americano, ele se enfia nas cadeias e tenta fugir das mesmas para provar as deficiências de segurança dos lugares. Quando o filme começa, acompanhamos logo de cara uma dessas fugas espetaculares em uma prisão.

Stallone usa todo seu carisma para construir seu personagem como esse cara que só vive quando está preso. Logo em uma das primeiras sequências, o cara é confundido na própria empresa por uma recepcionista. Ao perguntar há quanto tempo ela trabalha lá, escuta que a moça está na recepção a longos cinco meses. É dessa forma simples que o diretor Mikael Hafstrom, diz-nos que aquele sujeito não consegue ficar "preso" em um escritório, preferindo uma temporada (longa) na cadeia mais próxima.



A trama ganha intensidade quando sua empresa é contratada por uma misteriosa organização particular para verificar a segurança de sua cadeia, um local onde apenas "gente que precisa sumir" é enviada. Ignorando os conselhos de sua equipe de campo (a bela Amy Ryan e o rapper 50 Cent em modo nerd hacker) e aceitando a sugestão de seu sócio/administrador Lester (Vincent D'Onofrio), muito mais interessado em dinheiro, decide aceitar o caso. A partir dai Stallone se vê na cadeia mais estranha e bem organizada que já estivera preso. Gigantesca, com guardas mascarados, um diretor muito frio e companheiros de cadeia cruéis. Entre eles, Rottmayer (Schwarzenegger) capanga de um hacker terrorista que é constantemente interrogado para entregar o paradeiro do sujeito.

A história é a mais óbvia possível. Sly e Schwarzenegger se unem para fugir e a graça é ver o "plano infalível" sendo desenhado na nossa frente, sem esquecer da diversão. Apesar de estarmos vendo um filme de fuga de cadeia, o tom nunca deixa de ser divertido e não esquece de fazer graça com o encontro dos dois ícones brucutus.

Jim Caviezel é o diretor frio, com mania de limpeza e cheio de tiques (ele alisa a gravata e fica compulsivamente limpando o terno) e que não tem escrúpulos. Ao lado dele como o exemplo da força bruta em seu presídio, está Vinnie Jones que nunca foi grande coisa como ator, mas tem sempre uma presença ameaçadora que combina com seu personagem no filme. Sam Neill também faz uma ponta como um médico da instituição que ganha importância no ato final da produção.



Schwarzenegger talvez tenha um de seus personagens mais divertidos pra brincar com os estereótipos e faz de Rottmayer um brutamontes cheio de tiradas engraçadas e que chega até a falar alemão (não me recordo do ator falar alemão em filme algum anteriormente). Enquanto acompanhar Stallone como um gênio da física/quimica e ainda sendo bom de briga é o tipo de coisa que faz o filme ganhar pontos no quesito "não estou me levando a sério".

Essa talvez seja a grande qualidade do filme de Mikael Hafstrom. Ao não forçar no tempero do rocambole, a historia flui tranquila, sem cair no enfadonho e como sequências de cenas pontuais e que - felizmente - não apelam para o "pisou perdeu", deixando o espectador conseguir enxergar o que está acontecendo na tela. Outro acerto é na escala da prisão, que é obscenamente grande e absurdamente "mentirosa" em sua localização, o que dá mais charme a história. A produção sabe usar os possíveis equívocos e problemas de lógica comuns em produções do subgênero "fuga de cadeia" como elementos de força, nos mantendo entretidos com os planos mirabolantes criados por Stallone. Rota de Fuga não vai entrar pra lista dos melhores filmes de Stallone ou Schwarzenegger, mas - diferente de Mercenários - marca uma parceria verdadeira entre os dois símbolos de uma geração e garante pouco mais de uma hora e meia de diversão de qualidade. É o que se espera de uma produção desse tipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário