quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Tá Chovendo Hambúrguer 2

Tá Chovendo Hambúrguer 2
(Cloudy with a Chance of Meatballs 2, 2013)
Comédia - 95 min.

Direção: Cody Cameron, Kris Pearn
Roteiro: John Francis Daley, Jonathan M. Goldstein, Erica Rivinoja

com as vozes de: Bill Hader, Anna Faris, James Caan, Will Forte, Andy Samberg

O primeiro Tá Chovendo Hambúrguer (tradução divertidinha para "Cloudy with a Chance of Meatballs", algo como Nublado com a Possibilidade de Almôndegas) era uma mistura de comédia rasgada e non-sense com história de superação, sobre encontrar seu lugar no mundo, algo que a maioria das animações mais infantis adora fazer. O que diferencia essa das outras animações com esse viés é seu humor anárquico que bebe na fonte de Chuck Jones e de outros desenhos da Warner. Os personagens são insanos e parecem - por quase toda a projeção - tomados de uma quantidade industrial de estimulantes, até em grau mais elevado do que o que acontecia no primeiro filme.

A trama desse segundo filme se inicia minutos após o encerramento do primeiro e para que aqueles que não viram ou não se recordam existe um pequeno flashback ilustrativo a respeito do que aconteceu até aquele momento. O inventor Flint Lockwood acaba de conseguir impedir que sua máquina de produzir comida destruísse sua ilha e recebe a visita ilustre de seu ídolo, o cientista Chester V, que no mesmo flashback citado é apresentado ao espectador como a grande referência do protagonista para se tornar um amante da ciência.

Rapidamente a trama apresenta seu tema principal e resgata os elementos mais importantes que fizeram do primeiro Tá Chovendo Hambúrguer uma animação que - se não era o supra sumo da qualidade - ao menos era diferente do padrão de animações mais infantis, abusando de um ritmo muito próximo ao dos desenhos animados seriados e com uma leve pitada das comédias screwballs com aquela visão ácida das coisas aliada a uma ingenuidade (é só ver como Flint e Sam se relacionam sendo um casal) tipica do período em que esse tipo de comédia era padrão nos Estados Unidos, além dos personagens divertidos como o garoto propaganda Brent McHale, o guarda mal encarado Earl Deveraux e o impagável cameraman Manny. Todos esses estão de volta além do casal protagonista, do macaco Steve e do pai do cientista (Tim Lockwood), com sua monocelha e mega bigode.


Não espere uma grande revelação ou uma trama complexa, já que é fácil para qualquer um adivinhar os rumos da projeção. É fácil perceber o que pretende de fato o cientista Chester V que é claramente inspirado em Steve Jobs, seja pelo visual do personagem, como pela ideia de comandar a empresa "mais legal do mundo". Outras características da personalidade do fundador da Apple aqui também são referenciadas, evidentemente com um viés sarcástico e irônico. A movimentação do personagem com seus braços finíssimos e que desafiam as leis da física são características que também remetem as animações seriadas, especialmente aquelas realizadas pelo Cartoon Network.

Mas, sem dúvida o mais divertido nessa nova aventura é a criação de uma quantidade industrial de personagens que misturam comida com animais, que surgem quando a máquina desaparece na ilha, local do primeiro filme. A criatividade nas misturas gera personagens como o Tacodilo, as Sushivelhas, a Cheaseburguer-aranha, além de hipopótamos de batata, elefantes de melancia entre muitas outras criaturas ricamente construídas fazem a trama fluir melhor visualmente contrastando com a história óbvia e com vários clichês (especialmente pensadas para crianças, imagino) sobre o bullying, acreditar nos amigos e naqueles que gostam de você entre outras coisas.

Flint continua histérico e profundamente ingênuo e isso começa a irritar em determinado momento do filme. Como no primeiro Tá Chovendo Hambúrguer, são os coadjuvantes que salvam a trama, sempre responsáveis pelas sacadas mais divertidas e de humor mais adulto. Longe de ser uma animação de exceção, mas divertida visualmente, criativa na forma de apresentar suas novas criaturas e de texto leve (apesar de não se aprofundar sobre nenhum dos assuntos que são alvo das lições que pretende dar), Tá Chovendo Hambúrguer 2 é uma sequência descente e que nos moldes de Malvado Favorito, também tem agora um mascote "fofinho" pra vender um monte de merchandising.

Nenhum comentário:

Postar um comentário