sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Dois Olhos Satânicos - Especial Argento


Dois Olhos Satânicos foi a tentativa de Argento de criar um super projeto com alguns dos diretores do cinema de terror/suspense mais importantes do mundo. Originalmente Wes Craven, John Carpenter, George A. Romero e o próprio Argento trabalhariam em conjunto no desenvolvimento de um filme baseado na obra de Edgar Allan Poe.


Porém, Craven e Carpenter desistiram e Romero e Argento decidiram dividir o filme em dois médias com cada um deles sendo o responsável por um segmento. Romero dirigiu O Caso do Sr. Valdemar e Argento adaptou O Gato Preto, um dos mais famosos contos de Poe.






O Gato Preto conta a história (no filme que fique bem claro) de Roderick Usher (Harvey Keitel, muito bem no filme) um fotógrafo que cobre o “mundo cão” com suas fotos para um jornal local.


Uma observação pertinente é a referência do nome do personagem (Usher) a outro conto clássico do escritor (A Queda da Casa de Usher) incluindo até o pêndulo macabro usado no filme da Hammer com o gênio Vincent Price.






Usher , pressionado pelo jornal, decide montar um livro e tentar novas abordagens, mas seu instinto psicótico é mais forte e ele acaba descontando no pobre gato preto, um recém chegado morador de sua casa que era adorado por sua companheira.


Em um ataque de fúria Usher estrangula o gato enquanto tira diversas fotos do acontecido. Sua mulher fica perturbada e o sobrenatural começa a agir, quando num bar Usher reencontra o que pode ser o gato que ele matará.





O resto, apenas digo para aqueles que conhecem o conto, mesmo com o conhecimento prévio dos acontecimentos ainda surpreenderá o espectador.


Argento constrói uma parte da narrativa pelos olhos do gato, usando uma velha marca registrada do diretor , a boa câmera subjetiva. Argento ainda consegue em pouco mais de 40 minutos inserir outra marca registrada. O uso de sonhos e imagens surrealistas que eram tão comuns em seus longas.






Considero Gato Preto sem a menor sombra de dúvida dos melhores trabalhos do italiano, mesmo contando com metade da metragem de seus trabalhos habituais.

O Gato em Imagens:







COTAÇÃO GIALLO: 4/5

 

2 comentários:

  1. Como eu disse no outro post sobre um filme de Dario Argento que foi publicado aqui, eu nunca assisti a um longa desse diretor.

    ResponderExcluir