Porém, Craven e Carpenter desistiram e Romero e Argento decidiram dividir o filme em dois médias com cada um deles sendo o responsável por um segmento. Romero dirigiu O Caso do Sr. Valdemar e Argento adaptou O Gato Preto, um dos mais famosos contos de Poe.
O Gato Preto conta a história (no filme que fique bem claro) de Roderick Usher (Harvey Keitel, muito bem no filme) um fotógrafo que cobre o “mundo cão” com suas fotos para um jornal local.
Uma observação pertinente é a referência do nome do personagem (Usher) a outro conto clássico do escritor (A Queda da Casa de Usher) incluindo até o pêndulo macabro usado no filme da Hammer com o gênio Vincent Price.
Usher , pressionado pelo jornal, decide montar um livro e tentar novas abordagens, mas seu instinto psicótico é mais forte e ele acaba descontando no pobre gato preto, um recém chegado morador de sua casa que era adorado por sua companheira.
Em um ataque de fúria Usher estrangula o gato enquanto tira diversas fotos do acontecido. Sua mulher fica perturbada e o sobrenatural começa a agir, quando num bar Usher reencontra o que pode ser o gato que ele matará.
O resto, apenas digo para aqueles que conhecem o conto, mesmo com o conhecimento prévio dos acontecimentos ainda surpreenderá o espectador.
Argento constrói uma parte da narrativa pelos olhos do gato, usando uma velha marca registrada do diretor , a boa câmera subjetiva. Argento ainda consegue em pouco mais de 40 minutos inserir outra marca registrada. O uso de sonhos e imagens surrealistas que eram tão comuns em seus longas.
Considero Gato Preto sem a menor sombra de dúvida dos melhores trabalhos do italiano, mesmo contando com metade da metragem de seus trabalhos habituais.
O Gato em Imagens:
COTAÇÃO GIALLO: 4/5
Como eu disse no outro post sobre um filme de Dario Argento que foi publicado aqui, eu nunca assisti a um longa desse diretor.
ResponderExcluirfotos ilarias
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