segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Síndrome de Stendhal - Especial Argento



Coragem talvez seja a palavra que melhor defina esse filme. Coragem em dirigir um filme diferente de seus maiores sucessos, coragem em expor sua própria filha (a DEUSA Asia Argento) a tremendas provações como atriz.



Asia vive a detetive Anna Marinni que sofre da Sindrome de Stendhal que faz pessoas sentirem vertigens quando vêem coisas muito belas.









Anna investiga o estuprador Alfredo e acaba se tornando vítima de seu perseguido.


Não contarei mais nada sobre o enredo, e isso chega a ser desagradável, mas para o prazer dos interessados paro por aqui.


O que posso dizer e como todas as letras é que Argento conseguiu se desprender com segurança das amarras de seus filmes de mistério e suspense anteriores com enorme competência.









Stendhal é um estudo sobre o trauma, é uma aula de interpretação da musa Asia Argento (muito, muito, muito convincente) e é um filme totalmente diferente dos demais filmes do diretor.


Em alguns momentos você acha que está vendo um giallo, depois Argento muda o ritmo do filme e insere as já tradicionais (e como de hábito) brilhantes inserções surreais de Anna entrando dentro dos quadros que ela tem um misto de aversão e profunda admiração. São momentos visualmente belíssimos.










Argento aqui se despe de quase todos os seus maneirismos estéticos (sem câmera voyeur, sem assassino misterioso, sem fotografia artisticamente preparada). É tudo muito cru, e apesar dos momentos (poucos) surreais e de sonho, extremamente real e fincado com os dois pés nessa condição.


Stendhal em sua essência, apesar dos já citados elementos giallos é um excelente thriller psicológico e uma brilhante análise sobre o poder de um trauma na vida de uma pessoa e até que ponto a mente humana pode suportar.










A gradual e impressionante transformação de Anna é perturbadora e intensa.


É um prazer ver Argento transitando por mais um sub-gênero com tamanha propriedade. Uma pena que foi seu único.


Stendhal em Imagens:





























COTAÇÃO GIALLO: 4/5

Alexandre Landucci
Editor Chefe, Radialista, Roteirista e Escritor

5 comentários:

  1. Um dos meus Argentos favoritos.
    Po cara, a fotografia desse filme é mt bem trabalhada. Uso do vermelho é contido mas é fantastico.
    Se vocÊ viu esse filme com esse release ae, vou entender porque disseste isso. A imagem ta horroroza, suja, sem vida...e o formato da tela está errado.

    Vale a pena correr atras de um release bem mais decente pra ver esse filme, ele vai funcionar bem melhr.

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  2. Clica no meu nome que vai abrir uma pagina sobre tdos os release desse filme. Ae vc vai saber do que eu estou falando.

    ah, e o filme é 5/5!

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  3. kevin, não vi nesse release assim não rsrs , essa é a cópia da troma , aquela podre que tem uma intro totalmente desnecessária antes do filme... que foi a que achei mais facilmente pra fazer os screens já que o meu dvd com esse filme ... sabe-se lá onde está rsrs.

    Eu gosto da fotografia do filme também, mas fiquei preso mesmo pela Asia e toda a sua complexidade... ela faz três papeis dentro de um só, a mulher é um espetáculo rsrs.

    Eu adoro esse filme, mas sou muito chato com as notas ... rsrsrs.

    Obs: Achei todos os outros Argentos mais três docs bem legais, que devo colocar no blog tbm.

    Os docs são: Haunting Shadows, The World of Dario Argento e dois especiais da RAI , um sobre Giallo e outro sobre cinema de Horror italiano.

    Recomendo, caso você ainda não tenha rsrs.

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  4. Olá, Meu nome é Thays Py e trabalho na Agência de Comunicação Núcleo da Idéia.
    Gostaria de ter o seu e-mail para que possamos fazer contato para parceria.

    Desde já agradeço.

    Thays Py
    mkt7@nucleodaideia.com.br

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  5. Pessoal do Fotograma,


    Desejo para vocês e suas famílias tudo de bom e que o verdadeiro espírito de Natal esteja com todos vocês durante todos os dias de suas vidas, afinal Natal é dar mais do que receber, natal é amor, é perdão, é respeito é vida.

    Beijos

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