sábado, 5 de dezembro de 2009

Prelúdio Para Matar - Especial Argento


Essa é a primeira obra de arte produzida pelo mestre italiano. Depois de um fracasso retumbante (Le Cinque Giornare de 1973) Argento brinca com nossa cabeça e principalmente com nossa percepção visual ao engendrar o misterioso quebra-cabeça chamado Prelúdio Para Matar.








A história fala do pianista Marcus Daly (David Hemmings excelente) que acidentalmente presencia o assassinato de uma médium que morava no andar de baixo de seu prédio. Ele não consegue salvar a mulher e no afã do salvamento imagina ter visto alguma coisa “fora de ordem” na cena do crime. Obcecado com essa idéia de que “alguma coisa está errada” ele parte em uma investigação, auxiliado pela jornalista Gianna Brezzi (a competente Daria Nicolodi).





Apesar do filme se enquadrar nos tradicionais predicados de um giallo, esse aqui apresenta os primeiros flertes mais contundentes de Argento com o desconhecido e a sensação do sobrenatural. Apesar das explicações serem todas terrenas, ele brinca com essa condição e nos inspira a crer que existe algo mais na trama, assim como o personagem principal se sente ao verificar a cena do crime.


Argento usa e abusa da câmera subjetiva, da utilização pontual da bela trilha sonora (a cargo da banda Goblin, que se tornaria habitual nos filmes seguintes do diretor) e sua quase fixação pela utilização do vermelho para a marcação de momentos importantes da trama.







A brincadeira que Argento faz com nossa memória é tão eficiente que aposto com quem assistir, que após todo o mistério ser resolvido o espectador será tomado de duas sensações: 1) vou voltar a “fita” e tentar achar aquela coisa fora do lugar e 2) vai se sentir idiota porque não existe a menor possibilidade de você acertar de primeira quem é o assassino misterioso.


A segunda sensação é reforçada pela “fauna” de personagens de cunho moral dúbio e misterioso. Temos um amigo bêbado e com sérios problemas psicológicos, uma jornalista extremamente carente, um zelador mal encarado, a mãe do amigo que parece viver no mundo da Lua e até uma menininha macabra que gosta de torturar animaizinhos indefesos.





 Tudo isso em sua obcecada tentativa de trazer a mesma sensação de confusão que Marcus sente durante sua investigação para o espectador.


Argento aqui sobe alguns muitos degraus na escadaria dos mestres do cinema.

Prelúdio em Imagens





















COTAÇÃO GIALLO: 5/5

7 comentários:

  1. Você fez bem em colocar tantas imagens: em parceira com sua resenha, elas dão um charme a mais ao que você quer dizer.
    Eu nunca vi esse filme, mas, depois do que vi, vou correr na locadora e pegá-lo! Preciso mesmo ver algum filme bom em dezembro...

    ResponderExcluir
  2. Ah tinha escrever e postar screens de Door Into Darkness e Five Days of Milan.


    Sei la sobre Profondo Rosso, acho que nem tenho o que escrever sobre ele. Ta no meu top 10.
    Acho que é um filme seco.

    ResponderExcluir
  3. Nunca vi, mas já ouvi falar, deu pra captar bem a essencia do filme. abraço, sumido!

    ResponderExcluir
  4. O Five Days é muuuuuuuuito dificil de achar, e o Door Into Darkness tbm rsrs. Vc achou onde rsrs ?

    ResponderExcluir
  5. Po, é facinho.
    Tem tudo com legenda por ae.

    Se voce digitar no google o nome do filme e escrever torrent, vc vai achar facil.

    Tem tbm no Surreal Moviez.


    Pode ver que vai achar facil.

    ResponderExcluir
  6. Prelúdio me parece ser um filme tão envolvente que fica dificil demaaais não querer vê-lo.Muito boa a forma como voce inspirou a curiosidade: imagens! ;D

    Obrigado de verdade pelo selo, acredito que o seu blog seja muito bom mesmo, cheio de conteudo, as vezes me inspiro aqui para postar lá no Cinemótica. O Selo eu vou guardar para repassar no dia certo e com certeza farei uma introdução do seu blog e espero responder a altura!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Oi equipe do Fotograma digital!

    Obrigada pela visita ao cinecabeça. Apareçam sempre que desejar.

    Estou passando para agradecer e dizer que olhei rapidamente o blog de vcs e gostei do pouco que vi. Não pude ler os textos. Assim que consertar meu pc e eu puder usá-lo em casa, vou passar aqui com calma para ler os textos e fazer meus pequenos comentários.

    Um abraço.

    ResponderExcluir