domingo, 27 de junho de 2010



Bem Amigos do Fotograma Digital, segue abaixo (em clima "clichê" de Copa do Mundo) um humilde top de filmes em que o futebol é o prato principal na sétima arte. Onde joga-se bola, onde o futebol é o prato principal ou mesmo aquele elo entre personagens ou situações. Espero que gostem.


(Obs: a lista não tem ordem de melhor ou pior, apenas estão listados 15 bons filmes que abordam o tema).


Maldito Futebol Clube (Damned United, 2009)
dir: Tom Hooper

Michael Sheen (de Frost/Nixon) estrela esse filme inglês (que acaba de sair por aqui em dvd) sobre o técnico Brian Clough e seu período de 44 dias a frente do Leeds United. Esse filme terá uma crítica em breve no blog.

Driblando o Destino (Bend It Like Beckham, 2002)
dir: Gurinder Chadha

A fábula da menina indiana que resolve desafiar os preceitos de sua cultura e religião para realizar seu sonho: jogar bola. Com Keira Knightley em início de carreira, Jonathan Rhys Meyers (pré The Tudors) e Parminder Nagra que se notabilizou como a Dra. Neela Rasgotra em ER. Apesar de parecer "bobinho" o filme até funciona bem, principalmente por ter surgido antes do "boom" da moda indiana no cinema. Precursor ?


A Um Passo da Glória (A Shot at Glory, 2000)
dir: Michael Corrente

Esse pequeno filme anglo-americano narra a história de Gordon McLeod (Robert Duvall, muito bem), um técnico de uma equipe pequena da Escócia, o Kinockie, que após ter sido comprado por um milionário americano (Michael Keaton) é obrigado a "engolir" o bad boy Jackie McQuillan (vivído pelo ex-jogador Ally McCoist que não compromete) , que por um desses milagres do cinema foi casado com a filha do técnio. O caldeirão se arma para algumas discussões interessantes sobre tolerância, perdão e aprendizado. Uma pequena jóia a ser descoberta pelos leitores.


Kung Fu Futebol Clube (Shaolin Soccer, 2001)
dir: Stephen Chow

A bizarra e hilária história de Stephen Chow sobre um grupo de mestres de artes marciais que se juntam para montar um time de futebol é sensacional. Afora os efeitos visuais cartunescos, o filme ainda conta com piadas e gags visuais que remetem a Chuck Jones e ao melhor dos desenhos Hanna Barbera e Looney Tunes. Recomendado com louvor.


Fuga para a Vitória (Victory, 1981)
dir: John Huston

O genial John Huston conta a história do grupo de prisioneiros da segunda guerra mundial que aproveitam de um jogo contra os oficiais nazistas para elaborarem uma fuga rumo a liberdade. Apesar de alguns problemas de ritmo (que começa cauteloso e engrena mesmo só a partir da sua parte final) o filme funciona como bom entretenimento e fotograficamente talvez seja o primeiro a conseguir filmar futebol com alguma competência. Fora o fato de os coadjuvantes serem quase todos fabulosos jogadores de futebol, entre eles: Bobby Moore (genial zagueiro inglês, campeão mundial em 1966), Osvaldo Ardiles (grandíssimo meia ofensivo argentino), Paul Van Himst (meia belga), Kazimierz Deyna (tremendo armador polonês) e é claro Pelé. Do lado dos atores: Max von Sydow, Sylvester Stallone e Michael Caine.


O Milagre de Berna (Das Wunder von Bern, 2003)
dir: Sonke Wortmann

A história real da maior zebra da história das copas do mundo, a vitória da seleção alemã sobre a magnífica equipe húngara no campeonato disputado em 1954 na Suiça. Vale pela incrível reconstrução de época e da memória de um país que abraçou a vitória como o primeiro passo para o crescimento de sua alto estima. Outro destaque é para o realismo encontrado pela produção e direção para realizar as tomadas que retratam a partida final. Se o leitor tiver a chance de ver o filme oficial da copa de 54, compare a precisão cirúrgica com que os realizadores apontaram suas câmeras para o campo. Um trabalho notável, que só perde um pouco ao inserir uma história sentimental comum como "âncora" emocional.


Hooligans (Green Street Hooligans, 2005)
dir: Lexi Alexander

Esse filme já teve crítica do Fotograma (para ler clique aqui ) e versa sobre o estudante de jornalismo americano (Elijah Wood) que viaja a Inglaterra e envolve-se numa gangue de hooligans (aqueles torcedores "brigões" ingleses). Apesar de vermos pouca bola rolando na tela, o entorno e a relação doente das pessoas com seus times - algo muito maior do que um simples esporte - é brilhantemente retratada.


Garrincha, a Alegria do Povo (Garrincha, a Alegria do Povo, 1962
dir: Joaquim Pedro de Andrade

O seminal documentário brasileiro sobre o gênio das pernas tortas, é obrigatório para todos os fãs de futebol e de fotografia esportiva, pois em 1962, Joaquim Pedro de Andrade conseguiu imagens que anos depois ainda impressionam.


Duelo de Campeões (The Game of Their Lives, 2005)
dir: David Anspaugh

Mais uma história real, dessa vez da outra grande zebra da história das copas: a vitória da seleção amadora norte-americana frente aos inventores do futebol (a Inglaterra) na Copa de 1950, no Brasil. Seguindo a linha de drama de superação histórico, o filme vale pela reconstrução de época e pela chance de ver um Gerard Butler (pré sucesso de 300) como o principal personagem do filme - o goleiro Frank Borghi.


À Procura de Eric (Looking for Eric, 2009)
dir: Ken Loach

Mais um filme que teve resenha do Fotograma (para ler clique aqui ). Usa da imagem do jogador Eric Cantona para retratar mais um estudo sobre o homem do diretor Ken Loach. Brilhante filme e dos melhores do ano de 2009.


O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, 2006)
dir: Cao Hamburger

A partir da paixão do brasileiro (e do garoto Mauro) pelo futebol, o diretor Cao Hamburger narra essa história delicada sobre a ditadura militar no país, sem nunca cair no panfletário ou na tendência do cinema nacional em teorizar sobre tudo e todos. Um excelente trabalho e o melhor filme feito no país em 2006.


Boleiros - Era uma Vez o Futebol (Boleiros - Era uma Vez o Futebol, 1998)
dir: Ugo Giorgetti

Se existe a quintessencia da filmografia futebolística mundial, acho muito pouco provável que essa brilhante obra do genial Ugo Giorgetti não figure no topo da lista, ou entre os três mais fabulosos filmes sobre o tema. Engraçado, tocante e reflexivo. Um dos maiores filmes da história do Brasil.


Gol ! (Goal!The Dream Begins, 2005)
dir: Danny Cannon

O filme de Danny Cannon foi pensado como uma trilogia que exploraria o crescimento esportivo e emocional de Santiago Munez, um garoto pobre de origem mexicana descoberto por um olheiro num parque em Los Angeles. Emulando Rocky a cada fotograma (olha nóis aí!) o filme é um dos mais deliciosos "guilty pleasures" que já vi. Clichê até o último segundo, mas talvez por tratar de um tema que quase todo brasileiro adora, funciona bem.


Todos os Corações do Mundo (Two Billion Hearts, 1995)
dir: Mauro Salles

É tradicional que a cada final de Copa do Mundo seja lançado (meses depois é claro) um filme retratando os melhores momentos do torneio realizado. Não foi diferente em 1994, quando da realização da Copa nos Estados Unidos, porém de todos os documentários (e eu vi todos eles) o melhor - sem sombra de dúvida - é esse belo documentário de Mauro Salles. Genial desde a montagem, até a coleta de entrevistas com diversos populares, passando por várias imagens de torcedores no mundo todo, é uma aula de fotografia e direção. Essencial para todos os amantes da bola.


Penalidade Máxima (Mean Machine, 2001)
dir: Barry Skolnick

Talvez o leitor conheça essa história por sua refilmagem (inferior) americana estrelada por Adam Sandler e Burt Reynolds. No filme original, Vinnie Jones (que antes de atuar foi jogador de futebol) e Jason Statham (Carga Explosiva) são os astros da história do jogador que é preso e tem que juntar um grupo de presos e enfrentar um grupo de guardas. As cenas do jogo são muito bem realizadas e Vinnie Jones e Jason Statham fazem rir só de estarem em tela.

2 comentários:

  1. Dos que eu vi o melhor é Fuga para a vitória, sem sombra de dúvidas! Mas ainda não conferi O Milagre de Berna e Maldito Futebol Clube (ambos parecem interessantíssimos). Já Kung Fu Futebol Clube e Boleiros não fazem a minha praia.

    Cultura? O lugar é aqui:
    http://culturaexmachina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Cara, só agora que pude perceber que nunca vi um filme que tenha a temática focada em futebol, que coisa né ? rs
    Vou tentar ver algum da sua lista!

    ResponderExcluir