quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

 Hooligans
(Green Street Hooligans, 2005)
Drama - 109min.


Direção: Lexi Alexander
Roteiro: Dougie Brimson, Joshua Shelov e Lexi Alexander


Com: Elijah Wood, David Alexander, Joel Beckett, Geoff Bell, Kieran Bew


Sinopse: Após ser expulso injustamente da Universidade de Harvard, Matt Bruckner decide ir para a casa de sua irmã em Londres. Lá ele faz amizade com seu cunhado, Peter Dunham, que o apresenta ao submundo dos hooligans do futebol inglês.


Um tema que tem pouca abordagem no cinema é o futebol, claro que existem vários documentários, mas longas metragens são pouquíssimos. Este é um deles.


Hooligans traz os bastidores de uma torcida organizada na Inglaterra, no caso a GSE, torcida do West Ham United, time da primeira divisão inglesa. Além de mostrar a paixão e as "peripécias" da torcida em função do seu amor pelo time.


Diferentemente do Brasil, lá o buraco é mais embaixo, creio que a violência seja maior, mas como há violência em todo lugar do mundo, pode não ser uma afirmação correta.



A história é simples, sem maiores enrolações, se desenvolve de forma clara e fácil de entender, o que não torna o filme cansativo. Já perdi a conta de quantas vezes assisti e não me canso.


Um ponto importante pra destacar, é a presença do fraquíssimo Elijah Wood, que creio eu em seu melhor filme da carreira, é realmente algo digno. Entretanto quem rouba a cena é Charlie Hunnam, que interpreta o chefe da referida torcida organizada. Sem contar Leo Gregory que é perfeito em seu personagem, que é impossível não termos ódio dele.


O filme chama atenção por sua simplicidade, não há nada de efeitos especiais, edição magnífica, ou coisas do gênero, é o básico do básico, o que o torna muito bom.


Amor, ódio, traição e paixão, é assim o excelente Hooligans, abrange todos os gostos, até os que não gostam de futebol.

TRAILER:



Bruno Gonçalves
Estudante de Direito e Arauto do Caos

2 comentários:

  1. Oi,

    Acho Hooligans um filme moralmente deplorável. Apesar de acertar em algumas partes do filme, o roteiro de Lexi Alexander parece, no final das contas, tenta justificar toda aquela violência.

    Abraço.
    Cinema para Desocupados

    ResponderExcluir
  2. hooligans e o melhor filme do eu ja vir eu amo de paixa esse filme a violencia e muita mais em contra com a historia real de pessoas q viven assim aki onde eu morro e um lugar assim .

    ResponderExcluir