sábado, 30 de janeiro de 2010

Pérolas do Cinema: Tropas Estelares

Tropas Estelares
(Starship Troopers, 1997)


Direção: Paul Verhoeven

Com: Casper Van Dien, Dina Meyer e Denise Richards


Lembro-me que este filme saiu na mesma época em que o Independence Day fora lançado, haja vista destruição da Terra estava na moda (como agora, mais de 10 anos depois). Na época não fui ver no cinema, mas me lembro de vários comentários do tipo "Você NÃO viu Tropas Estelares?! Que absurdo!"


Fui vê-lo a primeira vez logo que saiu em VHS e lembro que fiquei espantado com o resultado, mas não positivamente. O que esperar de um filme onde os seres humanos invadem um planeta comandado por aracnídeos extraterrestres para dizimar sua população. E tudo isso porque? Pelo simples fato destes mesmos alienígenas terem invadido a Terra e destruído Buenos Aires!



Paul Verhoeven que fez o clássico Robocop, em Tropas Estelares poderia vir a ter mais um grande filme, entretanto deixou muito a desejar, a começar pelo elenco e suas atuações que são péssimas, têm um quê de dramalhão mexicano.



Na parte técnica, os efeitos especiais, o filme se sai bem, pois com todos os recursos existentes conseguiu fazer o melhor que pode, mas outra coisa que pesa na má avaliação do filme é o cenário que em nenhum momento te passa a sensação de ser um outro planeta que não seja a Terra; e principalmente os próprios alienígenas aracnídeos que ao invés de sangue ou qualquer coisa que seja aquilo, jorram uma gosma que parece com tinta verde. Isso sem contar o grande chefe dos alienígenas que é um inseto que não parece com nada, e com uma boca que parece mais um órgão sexual feminino do que qualquer outra coisa.



A única coisa que salva o filme é a crítica feita aos americanos, de que se você não entrar para o exército ou qualquer tipo de força especial armada que tem como objetivo proteger o Estado você não é nada, é um cidadão com que não merece respeito.


Apesar dos pesares, acredito que todos já viram ou ouviram falar em Tropas Estelares uma das maiores pérolas do cinema e que não suficiente ganhou mais 2 continuações que nem sequer merecem ser citadas. O primeiro que é ruim é o melhor dos 3, então imagine a qualidade dos outros...

Pitaco do Editor:
Antes que vocês leitores saiam nos xingando ( e me xingando também) fiquem sabendo que essa é a opinião de um colaborador, que não compartilho de forma alguma. Eu acho Tropas ácido, crítico, e verdadeiramente poderoso no que se propõe, mostrar uma sociedade padronizada, americanizada e belicista. O que convenhamos não é muito diferente da realidade. O que o Bruno viu como piada, eu encarei como crítica mordaz ao sistema. Verhoeven é um cineasta que desagrada muita gente e por isso acho que ele não gostou do filme.

Bruno Gonçalves
Estudande de Direito e Arauto do Caos

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Cara acabei de rever esse filme a menos de uma semana! Eu discordo, acredito que o filme passou muito bem o que pretendia passar, que era uma ventura com bons efeitos visuais e com bastante ação!
    Claro que nao posso discordar de vc das atuações dos atores e principalmente da boca do chefe dos alieniginas que parece uma grande perereca!!!!

    Mas o cinema tem varias funções, uma dessas funções é divertir o público sem se preocupar em fazer algo perfeito ou com lições de moral, apenas fazer uma aventura com tiros, morte, alieniginas e a terra sendo salva!

    ResponderExcluir
  3. Esse é aquele tipo de filme trash, mas que a gente adora! rrsrsrs

    ResponderExcluir
  4. "O que esperar de um filme onde os seres humanos invadem um planeta comandado por aracnídeos extraterrestres para dizimar sua população. E tudo isso porque? Pelo simples fato destes mesmos alienígenas terem invadido a Terra e destruído Buenos Aires!"

    Você queria o que? Que os humanos tivessem processado os alieníginas?

    ResponderExcluir
  5. Viva a democracia rsrsrs ! Eu sabia que ia dar um polêmica esse post ... deixo claro de novo, que as opiniões são do Bruno e não necessariamente do blog.
    Eu por exemplo acho Tropas um filme muito inteligente, ácido, mordaz e que propõe essa discussão ética.O Bruno não "sacou" essa idéia...

    ResponderExcluir
  6. òtimo filme

    http;//www.sobala.com.br

    ResponderExcluir
  7. fazer o que....o genero ja diz que é ficção.....inteligente, bons efeitos que pra época,na real ganha em muitos efeitos de hoje.....ótimo filme....um dos melhores.

    ResponderExcluir