sábado, 16 de janeiro de 2010


Atividade Paranormal
(Paranormal Activity, 2009)
Terror - 86 min./99 min. (Versão Extendida)

Direção: Oren Peli
Roteiro: Oren Peli

Com: Katie Featherston, Micah Sloat

Em 1999, Daniel Myrick e Eduardo Sánchez botaram em prática uma idéia de gênio, completamente nova e que assutaria pelo contexto original e realista e a didática aterradora. Criaram uma espécie de filme em "primeira pessoa" onde três jovens estudantes de jornalismo entravam numa floresta com o objetivo de pesquisar para realizar um documentário. O mais genial de tudo, é o marketing criado por fora da produção . Aquele filme era vendido como algo que realmente aconteceu, e não seria difícil para quem assiste acreditar. Toda a atuação dos jovens, todos os acontecimentos dão um toque de realismo. Além da tensão bem construída. Atividade Paranormal, vem com uma crítica muito positiva num site americano consagrado, o Rotten Tomatoes, e é colocado por muitos como "o terror da década". Devo dizer que não, Atividade Paranormal não chega a ser nem o terror do ano.



Desde o princípio, a produção se parece com o filme de 1999. Entretanto , conseguimos ver que ela não exibe o mesmo "charme" nem credibilidade falsa. Logo de início, é mostrada um agradecimento as famílias de Micah Sloat e Katie Featherston - os atores que interpretam papéis com os mesmo nomes - pela exibição das imagens. Por favor né ? Quem cai nisso agora ? Genialidade tem sua hora e lugar. Tentar copiar uma campanha viral arrebatadora de A Bruxa de Blair é sacanagem demais. Obviamente, alguns jovens adolescentes que nunca foram aprestados ao Mockumentary da década de 90, vão cair , e sendo uma novidade para eles vão gostar. Essa foi a intenção dos produtores ao lançar o filme . Conquistar o público novo , que não conhecem muito as produções passadas e iam gostar do filme. Diante de uma arrecadação até agora de 141 milhões de dólares , parece que a meta foi atingida.



Entretanto, até mesmo para quem não tem nenhuma referencia anterior o filme não empolga muito. Avaliado isoladamente , sem nenhuma interferencia externa, Atividade Paranormal não exibe muitas qualidades. Tecnicamente, é claro que o filme não poderia ter. Foi feito com um orçamento praticamente caseiro - provavelmente um pouco mais do que os 15 mil dólares divulgados - e exigir boa fotografia ou beleza visual é um pouco descabido se tratando de um filme tão pobre . Filmes em primeira pessoa mais "ricos" como Cloverfield, abusam de bons efeitos e técnica , e usam a didática por pura inovação - acompanhar um desastre literalmente pela visão de um cidadão.


Mas se existe uma coisa que podemos cobrar desse filme é seu roteiro. Com a história de uma mulher que é atormentada por eventos sobrenaturais desde criança, e o namorado decide registrar o dia-a-dia deles para ver se captura algum evento estranho, já podemos excluir alguma inovação no roteiro banal. Capturar eventos sobrenaturais com uma câmera na mão já foi feito antes. Basta-nos avaliar a criação do suspense e da tensão, culminando no terror e medo do público. Bem , esse aspecto básico e principal o filme não empolga, nem assusta . Além de enrolar muito para chegar no terror , quando chega, não há tensão ou sustos . A maioria dos eventos ocorre de noite , enquanto o casal dorme . Após um acontecimento sobrenatural sem nada muito amendrotador demais , não há uma tensão muito grande . Apenas um medo falado pelos protagonistas, os quais , atuam muito mal . Nesse filme, o espectador atento e acostumado com a didática de atores consegue perceber a falta de naturalidade dos protagonistas . São detalhes bem pequenos, mas que tiram pontos do filme . Nos últimos minutos , existem sustos , mas nada muito grande . Não existe uma tensão para culminar com o susto, e esse é o problema. Só pra ter uma idéia , em A Bruxa de Blair , a tensão é imensa e pode ser sentida apenas na cara de terror dos atores . Algo simplesmente impossível no filme de 2009, que não chega a ter 10% do terror do filme de dez anos antes.

A direção de Oren Peli é boa , mas não é nada acima do normal . Faz o que é necessário, coordena como pode , e tem bons detalhes , como a aceleração da câmera para chegar rápido nos momentos exatos dos eventos. Os truques de câmera são interessantes . Realizados sem efeitos especias, todo o tipo de anormalidade é feita com cortes e truques de cenário .

É fato que algumas partes do filme foram cortadas e adicionadas outras. Entretanto, nada que pudesse estragar ou melhorar o resultado final : Atividade Paranormal é a prova concreta que os filmes em primeira pessoa se encaminham para o fim . É bom enquanto tem coisa nova pra se mostrar. Quando não tiver mais, é partir pra outra.

TRAILER:




Um comentário:

  1. Oi Equipe do fotograma!

    É sempre bom passar por aqui e ler suas ótimas dicas. Eu simplesmente adorei duas delas.
    A primeira fala do filme "Mother". Não o conheço, mas adorei a história e pretendo ver logo, pois gosto de tramas deste tipo. A descriçao de vcs sobre ele ficou muito boa mesmo.
    Outra foi a lista com os 15 melhores filmes de vampiros. Lista super legal e com raríssimas exceções vi quase todos e realmente são muito bons. Inclusive, vcs me fizeram recordar de um que vi há muitos anos na tela quente e que amei, super bom e que nunca mais passou. O filme é "fome de viver". História super boa com as divinas Catherine D e Susan Sarandon e um David B se saindo bem em frente as cameras.
    Um ator que sempre ouvi falar, mas estou tentod a chance de conhecer agora é o Bela Lugosi. A TCM tem passado alguns de seus filmes e to conseguindo ver. Olha realmente o cara era muito bom naquele tipo de papel e de filme. Nada como o advento da TV a cabo.

    O especial sobre "Avatar" tá impecável. Vcs conseguiram falar praticamente tudo do filme. Parabéns!

    E atividade paranormal preciso ver para conferir o que vcs e outros blogs tem falado sobre ele.

    Um beijo e até a próxima.

    ResponderExcluir