segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Comédia Romântica ... Vende ?

(Publicado, com algumas mudanças, originalmente em: http://farranocinam.blogspot.com/)

Essa é a pergunta do post que eu (honestamente) gostaria de saber. Quanto arrecada uma comédia romântica, dessas bem bobinhas e inofensivas que todo mundo sabe o final nos primeiros 5 minutos de filme.

Para isso consultei três fontes bastante conceituadas.
O site IMDB, o Box Office Mojo e o Rotten Tomatoes , três veiculos muito acessados por suas informações (quase sempre) precisas.
Fiz uma ligeira pesquisa (é bem fácil descobrir essas coisas nesse sites) e descobri algumas coisas interessantes:

- A comédia romantica de maior sucesso em 2009 , foi a A Proposta , com Sandra Bullock. Teve faturamento mundial de US$ 295.641.498. A décima quarta mais bem sucedida no ano.


Isso pode significar que Sandra Bullock ainda mantém seu poder de levar multidões aos cinemas mundo afora, seja graças a seu carisma ou sua beleza.


- Em 24º outro sucesso bastante conhecido pelos brasileiros (ou será brasileiras ?). Ele Não Está Tão Afim de Você , com Ben Affleck, Jennifer Aniston entre outros. US$ 177.912.295 no bolso dos produtores e estúdio.

Aqui eu aposto na combinação grandes astros e momento do lançamento 6 de fevereiro , quando concorreu com filmes de menor apelo como Coraline e Push. Por outro lado, enfrentou a batalha contra o péssimo Pantera Cor de Rosa 2 e venceu com folgas.


- Em 25º outro enorme sucesso, tanto aqui como lá fora. A Verdade Nua e Crua com US$ 170.523.885 mundo afora.

Aqui minhas apostas são pro apelo óbvio da história "de menina" somada a beleza da estonteante Katherine Heigl e do charme do Gerard Butler.


- Fechando a lista das 30 maiores bilheterias do ano, mais um representante das comédias românticas. 17 De Novo com US$ 135.964.569 nos cofres do pessoal do filme.

Aqui a resposta é óbvia: Zac Efron, o teen idol do momento.


O que podemos concluir disso tudo é que as comédias românticas continuam a fazer sucesso por que no fundo o ser humano ainda procura pelo amor perfeito, ou simplesmente gosta de "relaxar" frente a tela de cinema, tranformando-a em divã ou como tratamento anti-stress. Essas obras (tanto as citadas, como as que não estão na lista) mostram isso, a perfeição do relacionamento, e a certeza que no fim do tudo vai ficar bem.


E aqui fica minha pergunta , porque precisamos tanto disso ?



2 comentários:

  1. Eu acredito que esses filmes rendam tanto porque às vezes é bom ir ao cinema para não pensar em nada. Quando o fluxo de informação é pequeno, podemos ver e rir mais fácil, sem grande complexidade. Acho que é por isso que filmes do gênero atraem tantas pessoas ao cinema. Eu mesmo quando fui ver A Proposta não esperava nada a não ser dar umas boas risadas - e foi isso mesmo que consegui. Isso para não falar que os atores que protagonizam filmes assim costumam ser muito carismáticos. Vendo atores bonitos e charmoso como Bullock e Reynolds, eu quase nem percebi algumas cenas bem ridículas (como ela dançando funk na ao redor da fogueira).

    A respeito de 17 Outra Vez... hnm... não curto esses "teen idols". Acho que eles deveriam buscar primeiro uma consolidação como profissionais da atuação, mas eu sei que pouquíssimos chegarão a ser chamado mesmo de "atores".
    Zec Efron? hisaJOJOAShisa

    ResponderExcluir
  2. Está feita a pergunta, e no aguardo das considerações de vocês

    ResponderExcluir