domingo, 10 de janeiro de 2010

Mother
(Madeo, 2009)
128 min. - Drama


Direção: Joon-ho Bong.
Roteiro: Joon-ho Bong e Wun-kyo Park

Com: Bin Won, Ku Jin e Hye-ja Kim.

Sinopse: Uma mãe vive tranqüilamente ao lado do filho de 28 anos, provendo ervas e terapia de acupuntura aos vizinhos. Quando uma jovem é brutalmente assassinada, seu filho é injustamente condenado pelo crime. É quando começa a jornada desta mãe a fim de provar a inocência do filho e tirá-lo da prisão.


Do mesmo diretor de "O Hospedeiro" Mother é o filme do momento no que tange o cinema oriental. Conseguiu quebrar o recorde de bilheteria que pertencia, também, ao Hospedeiro. E com essas premissas não pude deixar de conferir.


Até aonde uma mãe vai pelo seu filho? Esta é a história básica do filme: A mãe que tem
seu filho preso injustamente. Com isso Jonn-ho Bong faz um filme extremamente lindo.


Assim como em todo filme oriental, nem é preciso destacar as atuações que sempre são excelentes. Neste principalmente o filho, que além de ser preso tem um "pequeno" problema mental. Com 28 anos, mas ainda uma criança Do-joon só quer saber das coisas simples da vida, como brincar, conversar etc. mas, como toda criança inocente, se deixa influenciar por, até então, más amizades. A mãe, por sua vez, não o trata como criança ou como um retardado, o trata como se ele não tivesse problema nenhum, o que em alguns casos atrapalha no seu desenvolvimento.


Passado no interior da Coréia do Sul, possui uma fotografia linda, mesmo o filme sendo, em sua primeira parte, acinzentado, onde somente a mãe usa roupas com cores vivas e de destaque, dando total foco na personagem. Nos requisitos técnicos o filme é perfeito, não deixa absolutamente nada a desejar. Entretanto, seu pecado é, assim como em Hospedeiro, o fato de que quando os filmes se aproximam das reviravoltas da história ele começa a ficar disperso e um pouco cansativo, o que se revigora com a mudança de rumo da história, onde voltamos novamente para o foco do filme.



Em meio as surpresas ao decorrer do filme, o humor ácido, e cenas maravilhosas, há uma das cenas de sexo mais bizarras da história do cinema, em meio ao sexo (onde aparece os peitos murchos da coreana) o casal começa a gritar nomes de comida!


Acredito que o final do filme poderia ser melhor, não que ele seja ruim, mas poderia ser alongado e quem sabe ter terminado de outra forma, mas mesmo assim não deixa de ser imprevisível, como todo o resto do filme. Quem tiver a oportunidade, com certeza assista.


E lembrando, por fim, que este filme foi o indicado pela Coréia para tentar concorrer ao Oscar de Melhor filme estrangeiro em 2010, caso ganhe o Oscar, não será nenhuma surpresa.


Obs: Não da para falar muito sobre o desenrolar da história, pois, se assim fosse, o texto seria um total spoiler.

TRAILER:


Bruno Gonçalves
Estudante de Direito e Arauto do Caos

Nenhum comentário:

Postar um comentário