domingo, 24 de janeiro de 2010

SAG Awards - Vencedores e Breves (dessa vez breves mesmo) comentários



Na noite de ontem, 23 de Janeiro o Sindicato dos Atores dos Estados Unidos, em sua festa já tradicional, entregou os prêmios dos melhores do ano.

Diferente dos demais prêmios, esse se concentra apenas nas atuações e por isso não temos categorias tradicionais em 10 de 10 prêmios, como melhor roteiro ou melhor diretor. Mesmo melhor filme, aqui é denominado melhor elenco.

Dito isso, é necessário dizer que a festa, além de rápida e ágil, diferente do Globo de Ouro, apenas confirmou o que era óbvio, e deu indicações fortes dos evetuais vencedores do Oscar, pois são os mesmos votantes que elegem o prêmio do Oscar.

Assim como o Globo , o SGA também premia o melhor na televisão, e pelos mesmos motivos apresentados na resenha do Globo, não iremos esmiuçar por aqui. Apenas digo que Glee realmente conquistou o coração dos votantes. assim como Dexter e que Mad Men, apesar de pouca gente (mesmo) ver ainda é uma queridinha dos que elegem. Gostei de Tina Fey (musa do que vos escreve) ter levado como melhor atriz em comédia.

Os vencedores nas categorias de cinema, foram praticamente os mesmos do Globo.

Mo'Nique venceu na categoria de melhor atriz coadjuvante, vencendo Penelope Cruz, Vera Farmiga, Anna Kendrick (as mesmas do Globo) e Dianne Kruger, de Bastardos Inglórios a novidade na lista. O que fica claro é que a não ser que haja uma hecatombe nuclear, Mo'Nique levará o Oscar para casa. Sobre as indicações, também fica claro que 4 das cinco vagas estão definidas. A quinta e última deve ficar em aberto até a data do anúncio da premiação.

Em compensação, os cinco indicados na categoria ator coadjuvante parecem já estarem definidos. Woody Harrelson, Matt Damon, Christopher Plummer, Stanley Tucci e o vencedor Christoph Waltz. Waltz, assim como Mo'Nique levou todos os prêmios e é considerado o favorito na categoria a meses. Só não vencerá se a academia tiver algum problema pessoal com o ator ou com seu diretor, ou quiser entregar um prêmio "pelo conjunto da obra" para Christopher Plummer.

Outra barbada confirmada foi a vitória de Jeff Bridges na categoria de melhor ator. O veterano e, pelo que se viu nas premiações do Globo e do SAG, bastante admirado ator levou mais uma pra casa. Venceu George Clooney, Colin Firth e Morgan Freeman (os mesmos do Globo) e Jeremy Renner (de Guerra ao Terror/Hurt Locker) na categoria. Fica claro que 4 vagas (e muito possivelmente o vencedor) já estão decididas e que a quinta está em aberto.


A categoria de atriz revelou a grande favorita ao Oscar. Fica muito difícil tirar o prêmio de Sandra Bullock (apesar de pessoalmente achar o seu trabalho em Blind Side nada demais... sim eu vi, e a resenha vai entrar no blog até o Oscar) que venceu Meryl Streep (a principal adversária), Helen Mirren, Carey Mulligan e Gabourey Sidibe. Falei tão mal do RW Filho na resenha do Globo, mas quando a pessoa acerta é preciso dar os méritos. Ele foi certeiro ao dizer que as associações/academia/etc etc adoram um "comeback" e Sandra Bullock é mais um exemplo disso. Outro bom comentário foi sobre Gabourey Sidibe, para ele (e concordo com isso) a atriz perde força por ser iniciante e num papel muito forte não conseguirmos identificar até onde vai a interpretação e onde começa a pessoa se colocando naquela situação. Sobre as indicações ao Oscar parecem fechadas essas cinco.


A categoria mais esperada, é a que indica o melhor elenco. O vencedor (pra mim de forma supreendente) foi Bastardos Inglórios. Venceu Precious, An Education, Hurt Locker e Nine. Pra mim o favorito era Hurt Locker, que se apóia (apesar do trabalho excelente de Kathryn Bigelow) numa história de personagens fortes numa situação complexa. Honestamente não sei o quanto isso deve influenciar para o Oscar, mas Bastardos (que até então vinha sendo ignorado como filme pelas premiações americanas) ganha um certo fôlego. O favorito disparado continua sendo Avatar, com Hurt correndo por fora e Bastardos como a terceira força. Como esse ano teremos 10 indicados a melhor filme, fica complicado acertar todos os indicados, mas já podemos esboçar uma possível lista. Avatar, Hurt Locker, Bastardos Inglórios, Nine, Invictus, Precious, An Education, Up in the Air devem estar na lista. As outras duas vagas são incognitas... se fosse pra apostar (num puro chute) incluiria o cult (500) Days of Summer e District 9.

O próximo prêmio de grande impacto já é o Oscar, que define seus indicados dia 2. No dia 1, a equipe vai postar suas apostas para as indicações nas categorias que podemos opinar. No dia 2 , entram os comentários sobre os indicados e a partir daí e durante o mês todo teremos alguns especiais sobre os indicados, incluindo resenhas de quase todos os filmes com indicações.

Abraços.


 

2 comentários:

  1. Eu ainda não vi nenhum dos filmes que ganharam os prêmios, mas devo dizer que o retorno de Sandra Bullock foi mesmo triunfal. Voltou conquistando o público nos cinemas e ainda levando vários prêmios. Pelo que percebo, parece confirmado que Sandra sairá com seu primeiro Oscar e Meryl ficará sem o prêmio mais uma vez. A respeito de Mo'Nique, não me conformo que ela ganhará um Oscar... Ainda que a Academia não seja assim tão justa nas suas decisões, premiar uma atriz de qualidade duvidosa é realmente frustrante.

    Todos têm elogiado Jeff Bridges e Christoph Waltz, quero logo conferir esses filmes!

    Fazia temnpo que não vinha aqui. Serei mais frequente a partir de agora.
    =)

    ResponderExcluir
  2. LuEs bom te ver por aqui. Sobre a Sandra, eu consegui ver Blind Side, e apesar da história "de superação" e blá blá blá ... não tem nada de mais. A atuação da Streep em Julie e Julia (que também não é genial) é melhor.

    Sobre a Mo'Nique assista o filme e depois me diga o que achou, garanto que vai se surpreender... também acho que ela até esse filme não fez nada o que pudesse ser considerado grande coisa. Pode ser a virada em sua carreira, ou só um bom papel.

    Abraços

    ResponderExcluir