quinta-feira, 14 de outubro de 2010



O filme Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street, tem seu título traduzido literalmente para o português, sendo Sweeney Todd: o barbeiro demoníaco da rua fleet, mantendo a idéia original.

As letras têm formato que lembram lâminas, fazendo menção às navalhas usadas pelo barbeiro para matar suas vítimas. O esguicho de sangue no centro do título é artifício para identificar os assassinatos recorrentes na produção cinematográfica em questão.

O título ainda se refere ao personagem principal, o barbeiro Sweeney Todd que, após pensar que sua família havia sido morta e passar anos na prisão, retorna à Londres para se vingar do Juiz Turpin, o responsável por tal tragédia.

Bem como o título, o cartaz de divulgação traz em destaque o ator principal (“Johnny Depp is”), caracterizado como o protagonista Sweeney Todd, sentado no local que se tornará o ambiente da barbearia onde ele executará os assassinatos.


As cores usadas são escuras, por se tratar de um tema dramático e também pela direção de Tim Burton, conhecido por sua estética dark. O destaque para o diretor também pode ser percebido pela inscrição “a Tim Burton film”, acima do título.

Na parte inferior há ainda informações como: os estúdios (Warner Bros e Dreamworks) e seus respectivos logotipos, os nomes dos atores principais, dos produtores e do diretor (Tim Burton). Há ainda a indicação da época de estréia do filme (“this christmas”), procurando atrair os espectadores às salas de cinema.

Por fim, a tag-line: “never forget, never forgive”, faz referência ao instinto de vingança do personagem principal que tem sua liberdade, bem como a sua família, roubadas por caprichos de um homem poderoso. Mesmo com 15 anos para esquecer o ocorrido, Sweeney repete esta frase no decorrer do filme para mostrar que seu ódio não cessou e ele está à procura do culpado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário