sábado, 29 de janeiro de 2011

Lenda dos Guardiões
(Legend of the Guardians: The Owls of Ga'Hoole, 2010)
Aventura/Fantasia - 97 min.

Direção: Zack Snyder
Roteiro: John Orloff e Emil Stern

Com as vozes de: Jim Sturgees, Ryan Kwanten, Joel Edgerton, Abbie Cornish, Anthony LaPaglia, Helen Mirren, Sam Neill, Richard Roxburgh, Geoffrey Rush, Hugo Weaving e David Wenham



Não fez barulho e talvez nem o faça em dvd, esse filme extremamente bonito e de historia simples e compreensível a todos do amante numero um do slow motion, Zack Snyder.


Competente como poucos para criar paisagens cinematográficas deliciosas de se ver, Zack sempre pecou - e aqui não é diferente - por problemas com seus exageros. Embora em Lenda dos Guardiões (seu primeiro filme "para toda a família") ele consiga um resultado melhor e menos exagerado, em especial por estarmos falando de uma animação em 3d.


Sim, Snyder - assim como Brad Bird, de Os Incríveis e do subestimado Gigante de Ferro fará ao dirigir o novo Missão Impossível - passou a comandar uma animação, onde não existem limites físicos para suas "viagens".


Porém, além de facilitar a parte criativa do diretor, essa escolha é óbvia quando percebemos sobre o que fala Lenda dos Guardiões. É um filme sobre corujas. Corujas guerreiras que lutam entre si numa batalha digna dos demais filmes do diretor. Acompanhamos a intrépida coruja Soren, que vive as voltas com as histórias fantásticas dos Guardiões de Ga'Hoole, notáveis e corajosas corujas que lutam pela paz. Um dia, Soren e seu irmão Kludd caem de sua árvore e são seqüestrados por um grupo de corujas que prega uma - digamos - limpeza étnica no reino das aves. Cabe ao pequeno Soren ir em busca dos lendários guerreiros para enfrentar essa batalha.


Clichê não? Já viu essa história outras vezes não?


Então porque funciona?


Por que são historias recheadas de arquétipos que tem a capacidade de nos tocar de forma mais primitiva. Essa fórmula usada em dez de dez épicos ou aventuras com fundo moral é tão antiga quanto à humanidade e geralmente consegue alcançar resultados interessantes.



Lenda dos Guardiões se não é um primor de roteiro (com cara de início de franquia muito óbvio, o que prejudica o reconhecimento das dezenas de corujas em tela) é um prazer aos olhos como poucos filmes de 2010 conseguiram fazer.


Perfeito em cada pequeno detalhe visual, o filme de Zack Snyder alcança níveis elevadíssimos entre os que usam do visual dito 3d para criar seu mundo. O nível de detalhamento que o diretor conseguiu ao retratar as corujas de maneira realista é verdadeiramente impressionante. A iluminação das cenas de ação ajudam a criar a fantasia de que não estamos vendo apenas uma animação, mas um filme live-action com corujas - por mais bizarro que isso possa parecer.



O roteiro por outro lado tem certos problemas além da confusão de corujas na tela. Ele tem sua estrutura prejudicada já que o filme é apresentado como o início de uma série (talvez uma trilogia). Com isso a narrativa surge truncada, cheia de nomes, datas e eventos que confundem o espectador. Diversas "participações especiais" fazem parte do filme, o que dificulta a compreensão do contexto de onde aqueles personagens são importantes. Como o filme não fez dinheiro suficiente, acho bastante difícil que tenhamos a continuação das aventuras dos Guardiões e por consequencia uma maior atenção ao desenvolvimento desses personagens.


O mesmo problema que ocorreu em Bússola de Ouro é repetido aqui. Contou-se com o "ovo antes da galinha" e o público a quem foi vendido o filme (crianças) não comprou a idéia. Os motivos podem ser alguns: a falta de emoção com que a história é conduzida (o que impede com que os menores se identifiquem com os personagens), o foco na ação que difere do que o trailer apresentava (lembrava um conto de fadas), a forma confusa com que o filme termina mostrando diversos personagens que deveriam ter maior importância nos possíveis capítulos seguintes e a falta de crença em um filme estrelado por corujas (mesmo que sejam em animação).


Talvez com o tempo vire um cult entre os mais jovens. Potencial, apesar dos problemas existe. Uma pena que a história das valorosas corujas dificilmente terá uma seqüência.



Um comentário: