domingo, 30 de janeiro de 2011

Tá Chovendo Hambúrguer
(Cloudy with a Chance of Meatballs, 2009)
Comédia - 90 min.

Direção: Phil Lord e Chris Miller
Roteiro: Phil Lord e Chris Miller

Com as vozes de: Bill Hader, Anna Farris, James Caan, Andy Samberg e Mr. T



Diversão. É disso que trata a hiperativa comédia de animação dos estúdios Sony. Uma idéia absurda no papel que não pode ser levada a sério como sabiamente seus diretores Lord e Miller demonstram ao inserir dezenas de gags quase anárquicas em seu filme. Tá Chovendo Hambúrguer é uma comédia non sense, com bom elenco de vozes e ótimas gags visuais, numa tentativa de misturar Tex Avery com Dreamworks.


Essa comédia perturbada fala sobre esse cientista que nunca conseguiu acertar uma, Flint, que tenta essa última invenção : uma maquina que transforma água em comida. Ao mesmo tempo, uma estagiária atrapalhada é enviada ate a falida cidade do cientista para cobrir a previsão do tempo na cidade mais chata dos Estados Unidos.


A invenção acaba dando certo, mas de uma maneira totalmente inesperada. Num acidente violento a máquina acaba indo parar na estratosfera fazendo com que a cidade onde Flint vive seja assolada por uma inesperada chuva de comida.



Flint, antes um paria, torna-se um cidadão respeitado e adorado, usando sua invenção para realizar os desejos gastronômicos da população de sua cidade.


O filme tem um tom anárquico e nunca se leva a serio, apesar das óbvias ações telegrafadas, que fazem o filme perder terreno e não chegar a cumprir o que prometia.


Uma comédia non sense, mas que não usa a óbvia crítica ao desespero consumista pela comida de maneira mais ácida, como séries de TV consagradas como Family Guy ou South Park geralmente fazem. Destaque para a chuva de bifes enormes no restaurante e a casa de gelatina, exemplos muito criativos da imaginação do pessoal envolvido na história.


Ao optar por aliviar o discurso virulento da sátira o filme não sabe como encerrar seu filme, que inicia de maneira muito interessante, mas que sede terreno as convenções das animações para "toda a família".



Flint é um personagem fraco e mesmo quando faz graça, é dos coadjuvantes que sentimos falta em cena. O pai do personagem (dublado por James Caan) rouba a cena com seu visual de sheep dog roubado dos desenhos da Warner. Outro que se destaca é o policial perturbado Earl Deveraux (dublado pelo mitológico Mr. T) e do abobado Baby Brent que tem as piadas mais engraçadas, em especial na parte final do filme.


Porém, o que realmente esperamos quando vamos ver um filme como Tá Chovendo Hambúrguer?


Diversão e escapismo. E só.



E nisso o filme cumpre exatamente o que pretende. Tem algumas poucas (boas) piadas e uma historinha inventiva no uso dos alimentos como objetos de cena, mas é só. Não lembramos de nenhum personagem em especial e apesar do bom elenco de dubladores (na versão original é claro) é muito pouco em um filme que fica no meio do caminho entre as bobagens inofensivas e para "toda a família" da Dreamworks e a acidez das animações adultas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário