terça-feira, 29 de novembro de 2011


A Saga Crepúsculo: Amanhecer Parte 1
(The Twilight Saga: Breaking Down - Part 1, 2011)
Romance/Aventura - 117 min.

Direção: Bill Condon
Roteiro: Melissa Rosenberg

Com: Robert Pattinson, Kirsten Stewart e Taylor Lautner

Quando o assunto é Crepúsculo, não é preciso ir muito longe numa análise para o veredito indubitável: não se trata de um produto - tanto cinematográfico, quanto literário - considerado bom. Não pelos seus erros - que são muitos - ou infantilidade, mas pelo simples fato de não conseguir atingir o limiar mínimo de qualidade, quando apenas sua história é avaliada, livre de suas incoerências ou interpretações. Sua trama, por si só, é batida, repetitiva, monótona e previsível. Não há aspectos positivos que possam ser apontados no enredo da ''saga'' (com muitas aspas). Apenas por sua falta de criatividade ou relevância, a série de livros escrita por Stephenie Meyer já merecia pairar próxima da mediocridade. Nada mais justo, já que não possui características dignas de mérito, nem personagens cativantes, ou uma construção de universo bem feita - como em outros best-sellers que fizeram sucesso com os jovens, como Harry Potter e Senhor dos Anéis.

Entretanto, até a mediocridade é demais para o conto de Bella, Edward e Jacob. Não satisfeito em NÃO construir um universo interessante, o sucesso entre as jovens do mundo ainda destrói uma mitologia tão fascinante quanto à dos vampiros. Com seus heróis metrossexuais, e portadores de fobia a vestimentas, ainda sobra para a cultura dos lobisomens. Tudo isso já seria suficiente para decretar a plena nocividade da ''saga'' e seu status inquestionável de ''ruim''. Mas Crepúsculo não é ruim: está abaixo deste conceito. Podemos atestar claramente isso com a chegada do tão aguardado Amanhecer aos cinemas. O quarto capítulo da franquia cinematográfica chega para tirar mais pontos ainda da mesma. Além de tudo já citado, a série ainda se apresenta incrivelmente retrógrada em vários sentidos.

Já era possível perceber esse claro estigma machista, infantil e ultraconservador durante os filmes que precedem Amanhecer, mas aqui tudo fica mais evidente e escancarado, conforme o casamento de Bella se aproxima. Na trama da vez, Bella (Kristen Stewart) e Edward (Robert Pattinson) preparam seu casamento e enviam seus convites a diversos personagens. O primeiro a receber é Jacob (Taylor Lautner), que, em mais um momento pomba-gira da franquia, arranca a camisa e vira um lobisomem para extravasar sua revolta licantropa - a cena se passa na chuva, então o calor está descartado como motivo da tirada de camisa, que passa a ser relacionada agora com alguma provável alergia a algodão. Apesar da aparente indecisão, palavra que circunda a série desde o primeiro frame, os dois pombinhos se casam, vem passar a lua-de-mel no Rio de Janeiro, e aqui consumam seu casamento. Um tempo depois disso, entretanto, Bella tem a ''surpresa'' - isso já não deveria ser esperado? - de estar grávida, e de um feto vampiro.




Dirigido de maneira burocrática, e esteticamente pobre por Bill Condon, Amanhecer é mesmo o pior filme da série. Muito disso causado por seu aspecto monótono - que aliás, sempre acompanhou fielmente a franquia - passando por seus erros técnicos, mas, principalmente, por seu discurso. Este capítulo da série declara, de diversas maneiras, seu machismo, e grande subestimação da "classe" feminina. Seus recados surgem constantemente, mas ficam cristalinos em determinadas situações, como na gestação-sacrifício de Bella, que surge como a metáfora clara para aquilo que conhecemos como '' a gravidez é o fim da vida da mulher''. Ou seja, após o fardo de mãe, não há perspectiva para nenhuma outra meta na vida. Uma visão que se revela errada em qualquer momento da história da humanidade, mas que, em pleno século XXI, é extremamente repreensiva.

Há várias outros momentos que colocam Bella num segundo patamar na relação com Edward: sua fraqueza - tanto de espírito, já que depende mortalmente daquele homem, quanto física - e também sua inferioridade mental - as cenas em que Edward 
ganha de Bella no xadrez só servem para ilustrar a fragilidade da personagem de Stewart, que demonstra ser incrivelmente indecisa e frouxa durante toda a exibição. Aliás, minto. Bella se mostra muito determinada num ponto em particular: naquele em que ela precisa se sacrificar pelo filho. As mulheres servem apenas para isso, afinal, correto?

Certamente não. E Amanhecer traria uma boa discussão sobre essa subestimação que ocorre com a mulher caso não fizesse justamente apologia desse fato. Há uma adoração - tanto da escritora, quanto de suas fãs - por esse esquema dito romântico, mas que na verdade só tem de imaturo e antiquado. Ora, Stephenie Meyer não escreve para formar mulheres, mas sim para gerar nas adolescentes uma saudade incrível de serem meras meninas. Repare nas cenas pré-casamento: Bella vive uma indecisão hipoglicêmica, depressiva, sem a menor fagulha de vontade, a acomodação em pessoa. Encarna uma situação similar á de Justine em Melancolia, porém sem nem um por cento do ímpeto da maravilhosa personagem vivida por Kirsten Dunst no filme de Lars Von Trier. O caráter depressivo patológico de Bella chega ao máximo quando nem mesmo seu namorado acredita que ela esteja feliz com o casamento. ''Eu estou'',ela diz. Só se for uma felicidade sem semblante - a lá Kimi Raikkonen (famoso ex-piloto de Fórmula 1, conhecido pelo apelido de "Homem de Gelo"). Em outro momento do filme, Bella se opõe a usar salto alto, como uma clara criança que recusa o crescimento...Tudo isso só corrobora para o diagnóstico de imensa infantilidade e machismo, presente com maior explicitação do que nunca neste Amanhecer.




Porém, o filme de Bill Condon possui ainda mais defeitos. Não satisfeito em contradizer sua carreira ao assinar contrato para realizar o filme - afinal Condon comandou, em 2004, Kinsey, onde tabus eram quebrados, e agora dirige esta adaptação, onde tabus são mais do que nunca glorificados - o diretor ainda detona a película com sua participação infeliz. Os comandos de set falham, os cortes são desajeitados e a montagem não ajuda. A direção de atores parece tão quadrada, que beira a vergonha alheia. Também, pudera: com exceção de Anna Kendrick e algum outro gato pingado, o elenco de Amanhecer está pior do que nunca. O índice de teatralidade permanece alto, e a culpa é essencialmente dos atores. Atores, aliás, que fracassam ao tentar demonstrar um mínimo de dramaticidade necessária, ou até mesmo expressividade, principalmente neste capítulo tão importante para a ''saga''. Taylor Lautner e Robert Pattison estão meramente ruins - Lautner um pouquinho pior - e Kristen Stewart tem mais problemas ao formular expressões.

Além disso, Amanhecer ainda sofre por ser ultrapassado também esteticamente. Sua fotografia é pedestre, e, não satisfeita em não colaborar com o filme, tem tons que variam bruscamente entre cortes. Um Guilherme Navarro (oscarizado por Labirinto do Fauno, entre outros trabalhos) irreconhecível. A direção de arte também falha ao dar ao filme um tom extremamente brega, como na cafona cena em que Bella sonha com o casamento. Pilha de mortos? Vestimentas brancas com detalhes de sangue, num fundo estourado branco? Definitivamente, o discurso obsoleto de Amanhecer combina com seu visual.

Diante de tudo isso, ainda temos problemas de roteiro, meros buracos, como na parte onde vampiros não sabem o que pode acontecer com o nascimento de um bebê vampiro. Séculos de existência para tanta desinformação? Tudo fica ainda mais cômico na parte onde Edward vai pesquisar sobre o assunto, e entra no Google imagens... precário, no mínimo.




São muitos os problemas, e Amanhecer, como os outros filmes com o selo Crepúsculo, ainda sofre por ser extremamente modorrento. Antiquado tanto na narrativa quanto em sua técnica, temos aqui o pior filme dos vampiros brilhantes. Um filme indefensável, e se não for por Jack and Jill - mais um desastre de Adam Sandler que vem por aí - este pode ser considerado o pior filme do ano.

2 comentários:

  1. sinceramente, pior resenha de todas, vou rebater todas suas criticas:
    primeiro, o Jacob tira a camisa porque quando ele se transforma em lobisomem, se ele esta com roupa, a roupa rasga e fica em mil pedaços, e vamos combinar que o Jacob não é rico pra ficar comprando camisas novas a cada ataque de fúria! você não leu os livros?
    segundo: não, ela não devia esperar ficar gravida, porque não existia nenhum bebe filho de vampiro, ninguém sabia dessa possibilidade. você não leu os livros?
    terceiro: o fato de Edward ganhar de Bella no xadrez não servem para mostrar a fragilidade de Bella, mas sim é um gancho para o fato de que os dois não podem dormir juntos, mostra o que eles faziam esse tempo na ilha de Esme, você não leu os livros?
    quarto: a Bella não gosta de usar salto, ela é muito básica, por favor Fotograma Digital, respeite o gosto dela!
    quinto: Bella é muito monótona, não expressa seus sentimentos e ela não estava infeliz com o casamento, mas sim infeliz com o fato de estar magoando seu melhor amigo, Jacob, com o fato.
    sexto: o que mais assombra Bella nesse momento do filme são os Volturi, eles exigem que ela se torne vampira o mais rápido possível, sendo assim, ela tem um pesadelo sobre o casamento; todos os familiares e amados dela estão sendo devorados pelos Volturi, isso se dá à pilha de mortos (que no caso são toda a família dela) e na roupa suja de sangue!
    sétimo: eles não sabem o que pode acontecer com o nascimento de um bebê vampiro porque é praticamente um fato inédito na história da Terra, nem com milhares de anos(lembrando que eles só tem séculos) eles saberiam o que fazer.
    Rebati todos os pontos com fatos, não opniões,e pelo visto vocês literalmente não leram os livros! Tenho certeza que vocês não vão publicar esse comentário por puro medo ou até covardia! Vejo vocês em novembro, quero ler e rebater todas as criticas de Amanhecer parte 2
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Já fui fascinada pela 'saga', li todos os livros e vou dar meu ponto de vista crítico e, portanto, imparcial.

    1)Verdade, o Jacob não é rico. Mas calças são mais caras que camisas, e se for pra pensar assim poderiam simplesmente deixá-lo nu pra economizar o escasso dinheiro de que dispõe, certo? Ou, no mínimo, deixe sua camisa e retire sua calça.

    2)Na verdade, existia, apenas era incomum. Nahuel está aí pra provar isso. Você não leu o livro? Vai aparecer na parte 2, de qualquer forma.

    3)Todos perceberam que essa era uma estratégia para ocupar Bella e não fazer sexo com ela, mas o ponto é: ele precisa GANHAR dela o tempo todo? No mínimo isso funciona como um atestado de deficiência nas faculdades mentais dela, já que a alternativa 'ele leu sua mente' não funciona no caso Bella Swan.

    4)Num casamento? No casamento DELA? Faça-me o favor, então sigamos um comentários pertencente ao livro mesmo e que eles se casem em Las Vegas!

    5)Monótona seria um sinônimo, no mínimo, de desinteressante. E, sim, ela se demonstra infeliz com o casamento. Um trecho do livro até explicita que só depois do casamento ela vê o que perderia caso se opusesse a isso. Conclui-se então que ela hesitava bastante antes.

    6)Continua sendo uma cena - visual e tecnicamente - muito mal desenvolvida.

    7)Se com os séculos que eles têm conseguiram descobrir, com milênios com certeza poderiam saber. É lógica simples.

    E este ano veremos Amanhecer - Parte 2 com mais defeitos capazes de superar os anteriores.

    ResponderExcluir