quarta-feira, 11 de janeiro de 2012


Os Pôsteres de 2011 - Parte 1

Este ano, tivemos diversas artes que encantavam por muitos motivos diferentes. Algumas assustavam pela elaboração cuidadosa (Meia-Noite em Paris, Girl with Dragon Tattoo) outras por uma imagem poderosa e simples (Tree of Life e 127 Horas). Havia até mesmo artes que pouco significavam sozinhas, mas que se encaixavam tão perfeitamente no filme da qual pertenciam que isso as fazia engrandecer, como em Shame, Drive e Batman. Aqui temos os melhores cartazes do ano na opinião de nossa redação. Obviamente, sempre algum fica de fora, mas essas artes em especial remetem logo á memória, seja por qualquer dos motivos listados acima. Essa é a primeira parte de nossa que engloba vinte e cinco cartazes selecionados por nossa equipe. Na segunda parte, os outros vinte e cinco.Lembramos ainda que os pôsters não estão em ordem de preferência.

Sherlock Holmes: O Jogo das Sombras
A arte envolta em uma atmosfera sombria, com a sombra de Moriarty literalmente cercando nossos herois, demonstra um bom exemplar de um conceito batido, mas bem realizado.

Árvore da Vida
O pé solitário de um recém-nascido, segurado pela mão de um Brad Pitt fora de campo, funcina tanto para a beleza plástica da vida que o filme prega quanto para encantar. Uma beleza pura e inocente.

Aventuras de Tintin
Um lendário explorador e seu cão, com um navio intrigante ao fundo e o planeta aos seus pés. Aventuresco e essencial ao introduzir a intriga internacional que paira o projeto.

Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios
A musa crescendo pra cima de um encantado súdito de sua beleza e poder. Singelo e brilhante, o cartaz evoca bem a atmosfera do filme.

Millenium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres
O novo filme de David Fincher já ganha em seu marketing promocional uma arte que evoca os thrillers mais sombrios, com uma fotografia gélida e dessaturada que transmite o mistério da trama perfeitamente. Indo ainda além aos encaixar seus protagonistas e poses estilosas, o cartaz finaliza seu brilhantismo colocando o símbolo que é uma pista do assassinato como marca d'água.

127 Horas
Contando com uma imagem simples, do protagonista numa rocha, o pôster do filme encanta justamente pelo efeito em contraluz que eterniza a assustadora acrobacia de Aron pendurado.

Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge
Direta, a primeira arte lançada para o novo filme do morcego não usa de muitos efeitos e uma elaboração mais cuidadosa; sabe a força de sua poderosa imagem. Um brutamontes perigoso, uma climática chuva e ma máscara quebrada falam por si só.

Shame

Outra imagem simples, mas com grande significado para a narrativa. Os lençóis revoltos simbolizam e sugerem perfeitamente a natureza sexual do filme, que com certeza surpreenderá com sua temática adulta e extrema no estudo de personagem.

Drive
O estiloso olhar perdido de Ryan Gosling, de costas para a câmera e com uma incrível presença de cena, dita bem o ritmo da narrativa do filme, o que torna o cartaz provocante em sua proposta de representar de forma tão direta uma metonímia da atmosfera do crime de Nicholas Winding Refn.

Super 8
A belíssima visão ampla de um ambiente misterioso de uma cidade pequena é realçada pelo imponente flare, que dá uma estética toda especial e épica para o acontecimento ali retratada. O fato da arte ser em vertical ainda emula os filmes de Spielberg, o que representa bem a proposta do projeto.

Rango
O nosso grande heroi camaleônico em toda sua glória. Há mais pra dizer?

O Dublê do Diabo
O filme que colocou Dominic Cooper no mapa apresentava um trailer que prezava bastante pela estética e um estilo a là Scarface de gângster. A proposta também se aplica ao cartaz, que mostra bem o sentimento de poder que, em teoria, passaria pela cabeça do protagonista. Fora que tudo pintado de dourado é um deleite aos olhos. Uma pena que o filme não tenha sido despojado assim.

Meia-Noite em Paris
A arte, que foca um Owen Wilson á margem do Rio Sena, impressiona pela beleza plástica e pelo cuidado. O respeito e admiração do diretor pela Arte em geral, que move o filme, se nota bem explicitamente nesse belo cartaz. 

Contágio
Os nomes da cidade, estampados em um cartaz típico de distribuição em uma época alarmante de doenças, é um tanto previsível, mas impressiona do mesmo jeito ao captar uma letra de cada cidade para formar o nome CONTAGION.

Inquietos
A beleza visual de um casal jovem, anda mais com a deslumbrante Mia Wasikowska sendo a garota, por si só já renderia um cartaz competente. Porém, o trabalho vai além ao adaptar uma cena normal de casalzinho, deitados no chão, a proposta do filme, que discursa sobre a morte. Dois corpos, delineados no chão onde Henry e Mia deitam, é a representação máxima do flerte constante com a morte de ambos.

Carnage
Usando muita cor, quase numa homenagem a pop-art, o pôster do mais novo filme de Roman Polanski (e que só estreia no Brasil em junho) é simples, mas consegue com grande facilidade transmitir sua mensagem. Dois casais que passarão por situações que os farão ir da alegria, a raiva ao ódio.

Não Tenha Medo do Escuro
A produção de Guillermo del Toro pode não ter sido o grande filme de horror que muitos esperavam, mas seu primeiro pôster nos convenceu que seria, e isso é um grande mérito. Apostando nos quadrinhos, a ilustração é simples, mas expressiva e brinca com as cores vermelha e preta para contar o plot básico da história de maneira clara e objetiva.

The Greatest Movie Ever Sold
Você até não gostar da abordagem que Morgan Spurlock dá a seus documentários, algo na linha Michael Moore, onde o documentarista é tão importante quanto o tema a ser mostrado, mas é inegável dizer que o norte-americano sabe como poucos vender seus filmes. É só procurar os pôsteres de Super Size Me e Where in the World is Osama Bin Laden? e notar como Spurlock sempre tenta mostrar claramente sobre o que é seu filme, ao mesmo tempo em que usa de humor para conseguir seu objetivo. No seu filme mais recente (ainda inédito por aqui) Spurlock fala sobre o mundo da publicidade e o cartaz claramente ventila uma possibilidade ao mesmo tempo aterradora (corpos cobertos de propagandas) quanto engraçada.

I Saw the Devil
Ainda inédito no Brasil, o suspense I Saw the Devil, conta a história de um serial killer e do policial que o persegue (leia nossa crítica aqui) é estrelado pelo "Oldboy" em pessoa Min-sik Choi e dirigido por Jee-woon Kim (roteirista do terror sobrenatural O Mistério das Duas Irmãs). O pôster ao mesmo tempo em que é bastante simples, é macabro e eficiente, pois já apresenta a situação assustadora do serial killer em perseguição as suas vítimas.

Cold Fish
Também inédito por aqui (mas com crítica no Fotograma, leia aqui), o novo filme de Sion Sono conta a história da origem de um psicopata e como qualquer um de nós pode estar sujeito a, sob pressão, se transformar em um maníaco. O pôster é brilhante, pois mostra uma cena do filme, o "diabinho" que aconselha nosso protagonista e o próprio com os óculos quebrados e parecendo estar a beira de um surto.

Capitão América: O Primeiro Vingador
Épico. Grandioso. Simbólico. Essa é a ideia por trás desse que foi o melhor dos pôsteres de filmes de herói lançado em 2011 (Batman e Tintin chegam por aqui em 2012). Além disso mostra aos fãs detalhes do uniforme do personagem e aponta o estilo fotográfico que o filme seguiu (mais cru, mais próximo do realismo dos filmes de guerra quando mostra os combates durante a segunda guerra mundial).

Corman's World: Exploits of a Hollywood Rebel
Exibido no último festival de Sundance, o documentário sobre a carreira de um dos produtores e diretores mais importante do underground americano têm entre seus muitos pôsteres esse que destaca algumas das produções mais importantes de Corman, como Corrida da Morte: Ano 2000, Piranha, Grand Theft Auto (que foi a inspiração para a série de games de mesmo nome), o exploitation de Candy Stripe Nurses e o mítico The Trip, que mostrava "viagens" de LSD em plena contra-cultura americana.

Dirty Girl
O pôster entrega a ambientação oitentista da produção desse road movie em que uma jovem e seu amigo homossexual partem sem destino pelas estradas americanas. Esteticamente muito bem realizado, mostra características da personagem principal e indica informações sobre o plot da história.

Happytrankyoumoreplease
O drama sobre as dificuldades de crescimento de uma geração de jovens adultos, é mais um dos muitos e muitos filmes que entram em cartaz e saem despercebidos. Porém seu pôster é incrível e um dos mais criativos, simples e originais do ano. Usando caixas coloridas para formar o título do filme é ao mesmo tempo elegante e funcional.

A Centopeia Humana 2
Confesso aos leitores que nunca vi nenhum dos filmes dessa série gore chamada Centopeia Humana, mas é inegável que o filme fez um barulho enorme mundo afora. O pôster da sequência é ótimo, porque vende a ideia macabra de doente do filme, ao mesmo tempo em que é discreta em sua intenção, ou seja, você entende o princípio da coisa, sem precisar virar a cara para o outro lado, enojado.



Um comentário:

  1. Confesso que quando ouvi falar do filme "Centopéia Humana", fiquei super curiosa, apesar de todas as críticas falarem horrores do filme. Não sei se felizmente, ou infelizmente, tive a oportunidade de assistir ao "Centopéia Humana 2"... Confesso que até hoje não sei se preferia não ter visto tal atrocidade... Tenho o sentimento de curiosidade satisfeita, mas só. O personagem principal é asqueroso, uma história sem pé nem cabeça, e aparentemente o que liga as duas histórias é o personagem principal do segundo filme assistir insessantemente ao primeiro filme e fazendo assim, um projeto de centopéia humana. Se causar nojo, ânsia, asco e perplexidade erao objetivo do diretor, roteirista e qualquer profissional que participou do filme só tenho a dizer que tal objetivo foi alcançado com muito sucesso.

    ResponderExcluir