Os Pôsteres de 2011 - Parte 1
Sherlock Holmes: O Jogo das Sombras
A arte envolta em uma atmosfera sombria, com a sombra de Moriarty literalmente cercando nossos herois, demonstra um bom exemplar de um conceito batido, mas bem realizado.
Árvore da Vida
O pé solitário de um recém-nascido, segurado pela mão de um Brad Pitt fora de campo, funcina tanto para a beleza plástica da vida que o filme prega quanto para encantar. Uma beleza pura e inocente.
Aventuras de Tintin
Um lendário explorador e seu cão, com um navio intrigante ao fundo e o planeta aos seus pés. Aventuresco e essencial ao introduzir a intriga internacional que paira o projeto.
Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios
A musa crescendo pra cima de um encantado súdito de sua beleza e poder. Singelo e brilhante, o cartaz evoca bem a atmosfera do filme.
A musa crescendo pra cima de um encantado súdito de sua beleza e poder. Singelo e brilhante, o cartaz evoca bem a atmosfera do filme.
Millenium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres
O novo filme de David Fincher já ganha em seu marketing promocional uma arte que evoca os thrillers mais sombrios, com uma fotografia gélida e dessaturada que transmite o mistério da trama perfeitamente. Indo ainda além aos encaixar seus protagonistas e poses estilosas, o cartaz finaliza seu brilhantismo colocando o símbolo que é uma pista do assassinato como marca d'água.
127 Horas
Contando com uma imagem simples, do protagonista numa rocha, o pôster do filme encanta justamente pelo efeito em contraluz que eterniza a assustadora acrobacia de Aron pendurado.
Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge
Direta, a primeira arte lançada para o novo filme do morcego não usa de muitos efeitos e uma elaboração mais cuidadosa; sabe a força de sua poderosa imagem. Um brutamontes perigoso, uma climática chuva e ma máscara quebrada falam por si só.
Shame
Outra imagem simples, mas com grande significado para a narrativa. Os lençóis revoltos simbolizam e sugerem perfeitamente a natureza sexual do filme, que com certeza surpreenderá com sua temática adulta e extrema no estudo de personagem.
Drive
O estiloso olhar perdido de Ryan Gosling, de costas para a câmera e com uma incrível presença de cena, dita bem o ritmo da narrativa do filme, o que torna o cartaz provocante em sua proposta de representar de forma tão direta uma metonímia da atmosfera do crime de Nicholas Winding Refn.
Super 8
A belíssima visão ampla de um ambiente misterioso de uma cidade pequena é realçada pelo imponente flare, que dá uma estética toda especial e épica para o acontecimento ali retratada. O fato da arte ser em vertical ainda emula os filmes de Spielberg, o que representa bem a proposta do projeto.
Rango
O nosso grande heroi camaleônico em toda sua glória. Há mais pra dizer?
O Dublê do Diabo
O filme que colocou Dominic Cooper no mapa apresentava um trailer que prezava bastante pela estética e um estilo a là Scarface de gângster. A proposta também se aplica ao cartaz, que mostra bem o sentimento de poder que, em teoria, passaria pela cabeça do protagonista. Fora que tudo pintado de dourado é um deleite aos olhos. Uma pena que o filme não tenha sido despojado assim.
Meia-Noite em Paris
A arte, que foca um Owen Wilson á margem do Rio Sena, impressiona pela beleza plástica e pelo cuidado. O respeito e admiração do diretor pela Arte em geral, que move o filme, se nota bem explicitamente nesse belo cartaz.
Contágio
Os nomes da cidade, estampados em um cartaz típico de distribuição em uma época alarmante de doenças, é um tanto previsível, mas impressiona do mesmo jeito ao captar uma letra de cada cidade para formar o nome CONTAGION.
Inquietos
A beleza visual de um casal jovem, anda mais com a deslumbrante Mia Wasikowska sendo a garota, por si só já renderia um cartaz competente. Porém, o trabalho vai além ao adaptar uma cena normal de casalzinho, deitados no chão, a proposta do filme, que discursa sobre a morte. Dois corpos, delineados no chão onde Henry e Mia deitam, é a representação máxima do flerte constante com a morte de ambos.
Carnage
Usando muita cor, quase numa homenagem a pop-art, o pôster do mais novo filme de Roman Polanski (e que só estreia no Brasil em junho) é simples, mas consegue com grande facilidade transmitir sua mensagem. Dois casais que passarão por situações que os farão ir da alegria, a raiva ao ódio.
Não Tenha Medo do Escuro
A produção de Guillermo del Toro pode não ter sido o grande filme de horror que muitos esperavam, mas seu primeiro pôster nos convenceu que seria, e isso é um grande mérito. Apostando nos quadrinhos, a ilustração é simples, mas expressiva e brinca com as cores vermelha e preta para contar o plot básico da história de maneira clara e objetiva.
The Greatest Movie Ever Sold
Você até não gostar da abordagem que Morgan Spurlock dá a seus documentários, algo na linha Michael Moore, onde o documentarista é tão importante quanto o tema a ser mostrado, mas é inegável dizer que o norte-americano sabe como poucos vender seus filmes. É só procurar os pôsteres de Super Size Me e Where in the World is Osama Bin Laden? e notar como Spurlock sempre tenta mostrar claramente sobre o que é seu filme, ao mesmo tempo em que usa de humor para conseguir seu objetivo. No seu filme mais recente (ainda inédito por aqui) Spurlock fala sobre o mundo da publicidade e o cartaz claramente ventila uma possibilidade ao mesmo tempo aterradora (corpos cobertos de propagandas) quanto engraçada.
I Saw the Devil
Ainda inédito no Brasil, o suspense I Saw the Devil, conta a história de um serial killer e do policial que o persegue (leia nossa crítica aqui) é estrelado pelo "Oldboy" em pessoa Min-sik Choi e dirigido por Jee-woon Kim (roteirista do terror sobrenatural O Mistério das Duas Irmãs). O pôster ao mesmo tempo em que é bastante simples, é macabro e eficiente, pois já apresenta a situação assustadora do serial killer em perseguição as suas vítimas.
Cold Fish
Também inédito por aqui (mas com crítica no Fotograma, leia aqui), o novo filme de Sion Sono conta a história da origem de um psicopata e como qualquer um de nós pode estar sujeito a, sob pressão, se transformar em um maníaco. O pôster é brilhante, pois mostra uma cena do filme, o "diabinho" que aconselha nosso protagonista e o próprio com os óculos quebrados e parecendo estar a beira de um surto.
Capitão América: O Primeiro Vingador
Épico. Grandioso. Simbólico. Essa é a ideia por trás desse que foi o melhor dos pôsteres de filmes de herói lançado em 2011 (Batman e Tintin chegam por aqui em 2012). Além disso mostra aos fãs detalhes do uniforme do personagem e aponta o estilo fotográfico que o filme seguiu (mais cru, mais próximo do realismo dos filmes de guerra quando mostra os combates durante a segunda guerra mundial).
Corman's World: Exploits of a Hollywood Rebel
Exibido no último festival de Sundance, o documentário sobre a carreira de um dos produtores e diretores mais importante do underground americano têm entre seus muitos pôsteres esse que destaca algumas das produções mais importantes de Corman, como Corrida da Morte: Ano 2000, Piranha, Grand Theft Auto (que foi a inspiração para a série de games de mesmo nome), o exploitation de Candy Stripe Nurses e o mítico The Trip, que mostrava "viagens" de LSD em plena contra-cultura americana.
Dirty Girl
O pôster entrega a ambientação oitentista da produção desse road movie em que uma jovem e seu amigo homossexual partem sem destino pelas estradas americanas. Esteticamente muito bem realizado, mostra características da personagem principal e indica informações sobre o plot da história.
Happytrankyoumoreplease
O drama sobre as dificuldades de crescimento de uma geração de jovens adultos, é mais um dos muitos e muitos filmes que entram em cartaz e saem despercebidos. Porém seu pôster é incrível e um dos mais criativos, simples e originais do ano. Usando caixas coloridas para formar o título do filme é ao mesmo tempo elegante e funcional.
A Centopeia Humana 2
Confesso aos leitores que nunca vi nenhum dos filmes dessa série gore chamada Centopeia Humana, mas é inegável que o filme fez um barulho enorme mundo afora. O pôster da sequência é ótimo, porque vende a ideia macabra de doente do filme, ao mesmo tempo em que é discreta em sua intenção, ou seja, você entende o princípio da coisa, sem precisar virar a cara para o outro lado, enojado.
Confesso que quando ouvi falar do filme "Centopéia Humana", fiquei super curiosa, apesar de todas as críticas falarem horrores do filme. Não sei se felizmente, ou infelizmente, tive a oportunidade de assistir ao "Centopéia Humana 2"... Confesso que até hoje não sei se preferia não ter visto tal atrocidade... Tenho o sentimento de curiosidade satisfeita, mas só. O personagem principal é asqueroso, uma história sem pé nem cabeça, e aparentemente o que liga as duas histórias é o personagem principal do segundo filme assistir insessantemente ao primeiro filme e fazendo assim, um projeto de centopéia humana. Se causar nojo, ânsia, asco e perplexidade erao objetivo do diretor, roteirista e qualquer profissional que participou do filme só tenho a dizer que tal objetivo foi alcançado com muito sucesso.
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