quinta-feira, 12 de janeiro de 2012


Os Pôsters de 2011 - Parte 2

Dando seguimento a nossa lista de grandes cartazes de 2011 (veja a primeira parte aqui), seguem os outros 25 selecionados por nossas equipe.

Hanna
O thriller de ação do diretor Joe Wright, infelizmente só chega aos brasileiros via dvd (leia nossa crítica aqui) mas seu pôster é dos melhores do ano. Passando a ideia do isolamento que a personagem vive presa no meio do vazio da neve e do gelo, ao mesmo tempo em que enfoca o olhar de Saorsie Ronan, inquieto e misterioso.

Hesher
Outro filme que (se vier) deve chegar ao Brasil apenas em dvd, Hesher é um drama sobre um garoto que perde a mãe e que ao perder contato com o pai, vê em Hesher (Joseph-Gordon Levitt) a figura paterna que precisa. O pôster entrega a personalidade de seu protagonista, é de bom gosto com a imagem do personagem vista em P&B sobre o fundo preto e ainda é bem humorado com a tipografia do cartaz que usa da fonte da banda de heavy metal Metallica (que também tem canções na trilha sonora) para dar mais uma pista sobre os gostos do personagem.

Hobo with a Shotgun
Machete saiu em 2010, mas o verdadeito trash movie de uma nova geração é esse perturbado e engraçadíssimo Hobo with a Shotgun (algo como Mendigo com a Calibre 12) estrelado pelo sumido Rutger Hauer. O pôster é uma clara homenagem ao cinema exploitation dos anos 70, carregado de ilustrações cartunescas e um aspecto de velho, gasto e remendado.

Tudo Pelo Poder
Além do filme dirigido por George Clooney ser um dos mais interessantes do ano passado, seu pôster é sem dúvida outro destaque. Misturando os rostos de Gosling e Clooney, o pôster já indica que acompanharemos a história do homem por trás de uma campanha política. Aquele sujeito que "segura a revista" enquanto o candidato tem seu rosto estampado nas publicações, mas que na realidade é uma "criação" de uma equipe de campanha talentosa interessada em vencer a eleição. Um grande trabalho de estilo também, já que conseguiu de forma sutil misturar os rostos dos dois atores de forma orgânica, sem parecer falso.

The Innkeepers
O terror de casa assombrada Innkeepers não esconde sua intenção (nem no pôster) de ser um filme "clássico" do gênero. Ainda sem data de lançamento no Brasil, o cartaz do filme adota uma estética retrô e de muita elegância para simbolizar a importância da chave e da fechadura para a história do filme. Mesmo parecendo ter saído diretamente do final dos anos setenta, o pôster de Innkeepers deixa o espectador interessado em conferir os mistérios por trás da fechadura dourada.

A Dama de Ferro
Com previsão de lançamento para o mês de fevereiro no Brasil, A Dama de Ferro conta a história da ex-primeira ministra da Grã-Bretanha Margaret Thatcher, interpretada pela grande Meryl Streep. O pôster simples, mas bastante elegante, atenta o espectador para a grandiosidade da personagem retratada, colocando seu rosto "rebocando" o Big Ben e o parlamento britânico.

O Porto/Le Havre
O novo filme do diretor finlandês Aki Kaurismaki de grande sucesso pelo seu O Homem sem Passado, fez um barulho danado no último festival de Cannes, e tem previsão de estreia no Brasil para o mês de março. Na historia, um velho senhor da cidade de Le Havre faz amizade com um garoto africano, enquanto este é perseguido pela imigração. Apesar do plot parecer sério e dramático (ainda não conferi o filme) o pôster é cartunesco, lindamente ilustrado e com especial cuidado com as cores. Apostando em ilustrações em que os blocos de cores preenchem as ilustrações, passa uma sensação calorosa e de bem estar, o que pode ter a ver com a amizade entre os dois personagens.

Martha Marcy May Marlene
Outro filme ainda sem data de lançamento no Brasil, o dramático Martha Marcy May Marlene, conta a história da garota Martha que volta para casa depois de deixar uma comunidade violenta. O lindo pôster lembra a ideia do também ótimo Fish Tank, que tinha as mesmas ideias visuais e ainda mostra claramente a grande dificuldade da personagem principal no filme. Vemos no cartaz duas metades, que simbolizam a sua personalidade, em conflito entre a comunidade que deixou e sua família.

Assassinato à Preço Fixo
O remake do filme de Charles Bronson nos anos setenta, ganhou esse fantástico pôster em que uma arma é criada a partir de um quebra cabeça formado por outras armas. Algo semelhante ao pôster de Senhor das Armas, em que o rosto do ator Nicolas Cage era formado no pôster por balas de fuzil. Aqui, além de esteticamente bonito, as armas entregam a natureza do projeto, um filme de ação com muitas (e muitas) trocas de tiro.

O Homem que Mudou o Jogo
Com estreia prevista para o início de fevereiro, O Homem que Mudou o Jogo é a história de Billy Beane que revolucionou a história de seu time de beisebol quando assumiu a direção geral da franquia. O pôster (outro exemplo de que simplicidade e bom gosto são mais importantes do que efeitos bonitos) mostra a dificuldade da tarefa do personagem de Brad Pitt, mostrando-o em tamanho diminuto diante da imensidão do campo de beisebol, o que nos transmite a mensagem de quão longo é o caminho a percorrer pelo personagem e quão grande é seu amor ao esporte.

Planeta dos Macacos: A Origem
Entre os muitos pôsters de divulgação de Planeta dos Macacos, os mais interessantes foram aqueles destinados a campanha virtual do filme. Esse, em especial, além de indicar a hashtag a ser utilizada na divulgação do filme, é objetivo, bem humorado e fantástico como promoção da história, já que o filme mostra exatamente a tal revolução simiesca a partir do olhar de seu líder, o chimpanzé César.

The Rum Diary
O novo filme estrelado por Johnny Depp, fracassou nos Estados Unidos e ainda não tem previsão de lançamento no Brasil, mas a história (mais uma) adaptada de outro livro do genial Hunter S. Thompson conta a história do jornalista Paul Kemp e sua estadia na ilha de Porto Rico. O pôster parte de uma ideia simples, mas muito bem realizada, utilizando uma série de garrafas de bebidas para escrever o título do filme, o que já indica que o teor alcoólico do filme será alto.

Pânico 4
Simples e icônico, misturando as duas marcas registradas da franquia em uma só imagem: o rosto do serial killer conhecido como Ghost Face e a faca utilizada pelo assassino para matar suas vítimas. Além disso, o pôster utiliza a semelhança tipográfica entre a letra A e o número 4 para escrever seu título de forma ainda mais impactante.

Beleza Adormecida/Sleeping Beauty
Com previsão de estreia comercial para meados de fevereiro, Sleeping Beauty esteve no último Festival do Rio (leia nossa crítica aqui) e o pôster é um ótimo preview para quem não pode vê-lo. A beleza clássica de Emily Browning amparada pela iluminação naturalista e o bom gosto do cenário, dá a impressão que estamos vendo uma pintura do século XVI, o que revela um pouco da qualidade visual do filme da estreante Julia Leigh.

Aqui é o Lugar/This Must be the Place
O novo filme do diretor Paolo Sorrentino (Il Divo e Le Conseguenze dell'Amore) e estrelado por Sean Penn, só chega ao Brasil em meados de Abril, mas a história do roqueiro dos anos oitenta que volta para casa atrás  do assassino do pai esteve na lista dos indicados a Palma de Ouro em Cannes em 2011. O pôster, apesar de não ser brilhante, ganha o nosso reconhecimento por apostar na caracterização impagável de Sean Penn, como uma mistura de Boy George e Robert Smith e sua expressão facial, um misto de susto, vergonha e tédio.

O Espião que Sabia Demais
O thriller de espionagem dirigido pelo aclamado Tomas Alfredsson (Deixe Ela Entrar), além de tecnicamente impecável, apresenta já em seu pôster características da produção. Tons escuros (azul, preto, verde escuro entre outras cores que predominam no filme), um ar de severidade a flor da pele e o cuidado com a inserção de elementos que são utilizados no filme, como os nomes códigos dos personagens principais da produção.

Tiranossauro
Mais um filme ainda sem data de estreia no país, que esteve no Festival do Rio em 2011 (leia nossa crítica aqui) e que tem um dos pôsteres mais incríveis do ano que passou. O tal tiranossauro - uma clara metáfora com a personalidade agressiva do protagonista - enterrado na terra em pleno esplendor, enquanto um homem espera pacientemente em cima do túmulo da fera pré-histórica. Cinzento, abusando dos diversos tons de marrom, cinza e preto é, ao mesmo tempo, melancólico e sutil em sua mensagem.

Tio Boonmee, que pode Recordar suas Vidas Passadas
O filme do diretor tailândes de nome impronunciável apelidado de Joe, foi um dos mais aclamados mundo afora, e, apesar de não ser partidário de tamanha empolgação é impossível negar a originalidade da história do homem que a beira da morte se lembra de suas vidas anteriores e é visitado por seus entes queridos vivos e mortos. Visualmente muito bem realizado e dotado de um pôster que já é icônico, mostrando a misteriosa criatura humanoide de pupilas vermelhas que vaga pela floresta tropical. 

Compramos um Zoológico
Apesar da comédia água com açúcar de Cameron Crowe não ter agradado, seu primeiro pôster é excelente. Usando de grafismos para criar a árvore que surge a partir da mão de um personagem, com sua copa formada pelas patas dos muitos animais e de mãos humanas, o pôster é sensível com a história que conta e indica os caminhos encontrados por seu diretor para contá-la.

Precisamos Falar Sobre Kevin
Entre os muitos ótimos posteres dessa dolorida produção escolhemos esse, pois é o que melhor representa a relação conflituosa entre Eva e seu filho Kevin. Além do tom esfumaçado e que desfoca ligeiramente a personagem de Swinton, os olhares dos personagens entregam suas personalidade de forma clara e objetiva. Enquanto o garoto olha de forma dura e direta para a frente, seguro de suas ações, Swinton tem as sobrancelhas levemente arqueadas e um olhar pensativo que entrega suas dúvidas quanto a sua vida e ao seu relacionamento com o garoto Kevin.

In the Land of Blood and Honey
O famoso e polêmico (acusado de plágio) filme dirigido por Angelina Jolie e indicado ao Globo de Ouro de filme em língua não inglesa, parece ser uma bomba. Quem viu não gostou nada, e o brasileiro (e eu também) poderá dar suas impressões a partir de meados de fevereiro, data marcada para a estreia do filme por aqui. Já o seu pôster, apesar de óbvio, é bem realizado, misturando o mapa do centro da Europa com a mancha de sangue que forma a figura de um casal que (imagino) tenham religiões antagônicas e sejam importantes para a produção.
Angels & Airwaves - Love
O drama claustrofóbico sobre um astronauta preso na Estação Espacial Internacional, nem tem previsão de chegar ao Brasil (dificilmente chegue) mas o pôster é mais uma daquelas ideias simples, mas muito belas. Apenas um homem sentado, no que parece ser um apoio da estação, com o sol surgindo por detrás da Terra, para reforçar a solidão da situação do personagem.

Natural Selection
Mais um dos muitos filmes que parecem interessantes e que não tem espaço em lugar algum. Nesse, uma cristã fervorosa, descobre que o marido era doador de sêmen a cerca de 25 anos quando esse sofre um ataque cardíaco e morre na clínica de doação. Parte então para descobrir o filho biológico mais antigo do marido, essa figura ilustrada no pôster, um dos mais "chocantes" e divertidos do ano. A frase que aparece no pôster auxilia essa intenção ("Linda White has found his son", traduzindo: "Linda White encontrou seu filho") e a diferença entre a personagem de Linda e do rapaz todo arrebentado aponta para a velha história de mundos diferentes se chocando. 

Septien
A história do homem que retorna para casa para tirar os esqueletos do armário e resolver questões inacabadas entre ele e seus irmãos é brilhantemente ilustrado por esse pôster, que é na verdade um quebra-cabeças ilustrado por imagens caricaturais e que permanece desmontado, indicando a jornada de reconstrução do personagem.

Shit Year
O filme que narra a vida de uma atriz perdida depois que abandona a carreira é alvo dessa pintura belíssima, que ilustra em P&B uma vida que vai escorrendo pelo papel depois que sua principal atividade de sua vida é encerrada. Simples, bonito e que dá vontade de pendurar na parede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário