quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Eu Vi - Blue Jasmine

O tempo para ver as estreias rarearam, mas continuo vendo filmes (e até algumas estreias porque não?). E quem quiser continuar lendo está convidado a acompanhar essa "nova fase" do blog. Textos(e não mais crítica longas) direto ao ponto, sobre o que "andei vendo".

PS: vou tentar manter esse tipo de publicação constante.



Blue Jasmine
(Blue Jasmine, 2013)
Direção: Woody Allen
Roteiro: Woody Allen
com: Cate Blanchett, Alec Baldwin, Sally Hawkins

Eu gosto de Woody Allen. Não de tudo, nem de todos os filmes, mas gosto de boa parte das coisas que o diretor produziu até aqui. Em Blue Jasmine, ele volta aos filmes mais dramáticos e mais realistas, que vinha abandonando em seus filmes mais recentes. Na trama, vemos a dona de casa Jasmine (Cate Blanchett) que acaba de se separar do marido, preso por corrupção. Despojada de sua vida fácil e de dondoca, ela precisa voltar ao mundo real e deixa sua mansão para morar e recomeçar a vida com sua irmã do outro lado do país.

O grande destaque da trama é Cate Blanchett, em uma atuação que certamente lhe renderá prêmios e uma dezena de indicações. Sua Jasmine, é uma mulher complexa que vive em um mundo de sonhos, que bloqueia a realidade e que prefere acreditar ser uma pessoa especial e destinada a grandiosidade. Allen é amargo em seu retrato, e coloca lado a lado a personagem de Blanchett e a de sua irmã (interpretada por Sally Hawkins) que é seu completo oposto. Esse choque de modos diferentes de ver a vida é interessante e divertido, mesmo em momentos em que temos apenas dó pela ingênua Jasmine. Mesmo com alguns problemas de ritmo (o filme tem uma barriga em sua parte central que poderia ser evitada), o filme acerta ao misturar a analise sobre o bloqueio da realidade da personagem de Blanchett com uma serie de flashbacks que são intrigantes e que nos deixam curiosos para descobrir as motivações daquela personagem tão estranha. Não é uma obra-prima, mas Blanchett eleva o filme a ser um trabalho interessante e digno da filmografia tanto da atriz quanto de seu diretor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário