quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Eu vi - Sobrenatural 2

O tempo para ver as estreias rarearam, mas continuo vendo filmes (e até algumas estreias porque não?). E quem quiser continuar lendo está convidado a acompanhar essa "nova fase" do blog. Textos (e não mais crítica longas) direto ao ponto, sobre o que "andei vendo".

PS: vou tentar manter esse tipo de publicação constante.


Sobrenatural 2
(Insidious: Chapter 2, 2013)
Direção: James Wan
Roteiro: Leigh Whannell
com: Patrick Wilson, Rose Byrne, Ty Simpkins, Barbara Hershey

O primeiro Sobrenatural foi um dos filmes de terror mais interessantes dos últimos anos. Certamente, até o lançamento de "The Conjuring", o mais bacana realizado em terras americanas e que ganhou distribuição nos cinemas de uma forma mais massiva. A trama onde um garoto é atormentado por essa entidade bizarra e que levava seu pai a entrar no mundo dos sonhos (ou algo assim) para resgatar sua alma funcionou muito bem justamente por não tentar inventar a roda e manter-se seguro na "zona de conforto" do gênero.

A segunda história começa exatamente onde o primeiro terminou. Sim, é bem importante que o espectador tenha visto, ou veja, o primeiro antes de partir para essa sequência. Sem dar muitos spoilers, digo que o final da trama do primeiro filme é o mote dessa segunda. O que de fato aconteceu nesse mundo de sonhos? A partir dai o roteiro de Leigh Whannell e a direção de James Wan vão e voltam no tempo explicando o presente e o passado de alguns personagens numa tentativa de racionalizar toda aquela experiência (com o perdão do trocadilho infâme) sobrenatural.

Funciona em alguns momentos, mas o filme força a barra quando tenta criar paradoxos temporais e dar uma profundidade muito grande a tudo aquilo. Por outro lado, subverte as expectativas quanto ao vilão da primeira história o que garante algumas surpresas. O clima soturno continua marcando presença embora o ar de investigação dê ao filme uma dimensão maior e que por vezes, atrapalha o clima de terror. James Wan acertou três produções em sequência, e por mais que os filmes não sejam revolucionários e afins, divertem e conseguem atingir os objetivos primordiais do gênero.


2 comentários:

  1. Assisti o sobrenatural e gostei. Foi o primeiro filme de terror que minha filha de sete anos assistiu inteiro comigo.Vou ver o segundo, então. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Assisti o sobrenatural e gostei. Foi o primeiro filme de terror que minha filha de sete anos assistiu inteiro comigo.Vou ver o segundo, então. Obrigada

    ResponderExcluir