segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Eu Vi - A Grande Beleza

tempo para ver as estreias rarearam, mas continuo vendo filmes (e até algumas estreias porque não?). E quem quiser continuar lendo está convidado a acompanhar essa "nova fase" do blog. Resenhas (e não mais crítica longas) diretas ao ponto, sobre o que "andei vendo".



PS: vou tentar manter esse tipo de publicação constante.


A Grande Beleza
(La Grande Bellezza, 2013)
Direção: Paolo Sorrentino
Roteiro: Paolo Sorrentino e Umberto Contarello
com: Toni Servillo, Carlo Verdone, Sabrina Ferilli, Carlo Buccirosso

Gosto muito do cinema de Paolo Sorrentino. O diretor italiano é responsável por alguns dos filmes mais bacanas que vi recentemente como "Aqui é meu Lugar" com Sean Penn e o excelente "Il Divo" com o mesmo Toni Servillo que protagoniza o filme comentado aqui. A partir de personagens exóticos como o cantor decadente ou o excêntrico político italiano, o diretor desfilou sua técnica apurada, domínio sobre a narrativa e direção de atores de forma muito eficiente.

A Grande Beleza é tudo isso alguns passos a frente. A trama apresenta uma forte dose de onirismo e as influências de Fellini são notáveis. O próprio protagonista Jep Gambardella, lembra o personagem de Marcello Mastroianni em A Doce Vida. Ambos são "boa-vida", ambos são jornalistas - um de cultura e o outro de fofoca/celebridades - e ambos estão passando por momentos em que questionam sua vida. 

Apesar de parecer chato e pedante, a forma com que Sorrentino apresenta sua trama é extremamente divertida e a fauna de personagem que fazem parte desse universo é mais uma referência ao trabalho da lenda Federico Fellini. Figuras como o filho de uma amiga que é obcecado pela morte, sua editora que sofre de nanismo, a stripper - linda - quarentona, a amiga cheia de problemas com seu marido e a impagável freira que chega para ser canonizada são alguns desses personagens geniais. Uma homenagem a capital italiana e ao mestre Fellini, A Grande Beleza foi um dos grandes filmes de 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário