quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Eu Vi - Capitão Phillips

tempo para ver as estreias rarearam, mas continuo vendo filmes (e até algumas estreias porque não?). E quem quiser continuar lendo está convidado a acompanhar essa "nova fase" do blog. Textos (e não mais crítica longas) direto ao ponto, sobre o que "andei vendo".



PS: vou tentar manter esse tipo de publicação constante.


Capitão Phillips
(Captain Phillips, 2013)
Direção: Paul Greengrass
Roteiro: Billy Ray
com: Tom Hanks, Barkhad Abdi, Barkhad Abdirahman, Faysal Ahmed, Mahat M. Ali

Tenso demais esse thriller dirigido pelo especialista no gênero, Paul Greengrass. Talvez na mão de um sujeito que carregasse mais no dramalhão, o filme ficasse insuportável, devido a seu ato final em que o belicissismo americano dá o tom.

Ao preferir apostar na tensão que o capitão de um navio mercante americano (ao tal Capitão Phillips que dá título ao filme) sofre ao ver sua embarcação ser sequestrada por piratas somalis, o filme prende o espectador na cadeira e eleva o filme a ser um dos mais interessantes lançados no ano de 2013. Tom Hanks acerta em cheio na composição do sujeito de meia idade que nada tem de herói, mas que é profundamente capaz e acredita no valor do trabalho e quer a todo custo proteger sua tripulação. Já Barkhad Abdi - que deve ganhar indicação ao Oscar como coadjuvante - vive o sinistro líder pirata, com um ar ora seguro, ora desesperado, ora ingênuo o que o deixa ainda mais ameaçador, pois não conseguimos antecipar seus movimentos.

Com uma hora final assustadora, uma montagem inteligente e que cria tensão com a situação enfrentada, sem precisar apelar para elementos externos e capacidade de manter a produção enxuta e fugindo dos clichês mesmo diante de uma resolução das mais previsíveis. Uma aula de como fazer um thriller.



Um comentário:

  1. Gostei muito desse novo jeito de vc comentar! Me interessei bastante em ver Capitão Phillips :)

    http://cinesampa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir