quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Quatro Moscas no Veludo Cinza - Especial Dario Argento




Quatro Moscas é o terceiro filme da trilogia dos animais, que indicam os primeiros e mais “tradicionais” giallos criados pela mente brilhante de Argento. Esse conta a história de Roberto Tobias (o bom ator Michael Brandon) baterista de uma banda rock e que mora com sua namorada/amante Nina (Mimzy Farmer muito eficiente). Por alguns dias Roberto percebe-se sendo seguido por um misterioso homem. Numa noite ele o segue até um teatro e ao se confrontar com o perseguidor acaba acidentalmente apunhalando-o. Ao mesmo tempo, em que percebe que alguém devidamente mascarado tirou fotos do ocorrido. A partir daí Roberto começa a ser chantageado e perseguido pelo misterioso fotógrafo que não se importa nem mesmo em matar se necessário.






Quatro Moscas é o mais interessante dos filmes da primeira fase de Argento. As sutilezas de sua direção e sua poesia visual aqui atingem um novo patamar. Mais maduro talvez, Argento não se importa em trançar a trama de forma a nos revelar a conta-gotas as principais informações.





A comédia também se faz presente seja de forma direta, com o carteiro medroso e o segurança que cita frases da bíblia e a homenagem ao bad-ass Bud Spencer, que atua no filme como Deus. Não como “O” Deus, mas como um personagem com esse “singelo” apelido. Homenagem ? Acredito que sim.





Outro personagem interessante (notem a quantidade de personagens bem caracterizados e os comparem com os de Plumas do Pássaro que apesar de uma boa história, tem atuações e personagens rasos) é o detetive Arrosio (Jean-Pierre Marielle) que é o primeiro a entender toda a trama.


O título por sua vez, refere-se ao mito (se alguém souber se é ou não verdade avisem) de que a retina humana guarda a última imagem vista antes da morte. Não darei maiores explicações, só comento que a revelação é extremamente bem sucedida e convincente.






Argento ainda entrega uma de suas cenas mais impressionantes no desfecho da trama. Resumindo é tecnicamente irrepreensível e de uma criatividade poucas vezes vista, anos antes de Matrix e seu bullet tilme.


Magnífico ! Bravo !

Moscas em Imagem:
















COTAÇÃO GIALLO: 4/5

3 comentários:

  1. FACADA DA TESTA!

    É isso ae mesmo, Argento com esse filme adentrar uma nova fase de sua carreira. Passar a ter o cuidado "extremo" com o visual, pelo qual ficou conhecido com passar dos tempos.

    Tbm escrevi sobre esse filme la no meu blog, uma coisa rara, pq normalmente eu tenh fascinio por screenshots.

    ResponderExcluir
  2. Alexandre,

    deixei dois selinhos para você e sua equipe lá no meu blog tá!?

    bjao

    bom final de semana

    ResponderExcluir
  3. Rapaz ... pensamos da mesma forma quanto a esse filme então. Screenshots fazem a festa e aguçam o leitor a ver o que agente indica. Complementa muito o texto.

    Júnia: Estou indo lá resgatar rsrs. Bjos pra vc.

    ResponderExcluir