quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

TOP Lista: Filmes de Natal ... e Ação de Graças !

No espírito natalino, resolvi postar uma pequena lista com grandes ou pelo menos, importantes filmes de Natal. Uma época muito especial que parece marcar a vida de muitas pessoas.



Na alegria ou na tristeza, com sua carismática comemoração envolvendo árvores enfeitadas com vários tipos de acessórios coloridos, renas voadoras e um generoso senhor que mora no Pólo Norte chamado Papai Noel, patrocinado pela Coca Cola que envia presentes para todas as crianças do mundo. Uma bela comemoração que normalmente reúne todas as famílias e que celebra a vinda de Jesus Cristo ao mundo. E a maior parte dos filmes natalinos retratam bem esse espírito, a vontade de estar com sua família, a união e a solidariedade entre todas as pessoas.


Feliz Natal
(Merry Christmas)


Estrelando Daniel Bruhl (Adeus, Lênin, Bastardos Inglórios) e Diane Kruger (Troia, Bastardos Inglórios) , é um filme francês lançado em 2005. A história se passa durante a 1º Guerra Mundial em 1914, onde durante a noite de Natal, os rivais resolvem deixar de lado suas armas e dar um abraço no inimigo esquecendo todas suas diferenças, celebrando a data e mudando a vida de pessoas de diferentes nacionalidades, envolvendo ingleses, franceses e alemães. A matança passa a ser algo inútil durante a noite natalina.

Esqueceram de Mim
(Home Alone)


Filme clássico que provavelmente todo mundo deve ter visto, graças a celebre atuação do garoto prodígio Macaulay Culkin e da super exposição que ele teve na época. O filme conta a história do esperto Kevin McAllister, que na época do Natal acaba sendo esquecido pelos seus pais em uma viagem para Paris, ficando durante a comemoração do Natal sozinho em casa. Porém recebe uma visita nada desejada. Alguns ladrões resolvem saquear a casa do garoto, mas acabam se dando muito mal graças à astúcia do pequeno garoto e de suas incríveis armadilhas. Um clássico, mas realmente já deu o que tinha que dar. A continuidade do filme, Esqueceram de Mim 2, Perdido em Nova York, não é tão boa como a primeira. E o sucesso foi relativamente menor. Existem a terceira e a quarta parte da série Home Alone, sem o Macaulay Culkin, mas que nem vale a pena comentar.


Férias Frustradas no Natal
(National Lampoon’s Christmas Vacation)


Clássica comédia da série “Férias Frustradas” estrelando o legendário Chevy Chase como Clark Griswold, que resolve mais uma vez tentar fazer com que sua família tenha um feriado feliz. Dessa vez ele faz de tudo para ter o Natal perfeito, mas parece que as coisas não funcionam direito. O filme inclui Clark procurando pela árvore de Natal perfeita, que acaba sendo um fiasco, a expectativa de ganhar um bônus de Natal para a construção de uma piscina no quintal, a vinda de vários familiares pentelhos na sua residência para comemorar o feriado e as óbvias trapalhadas clichês como o Peru queimando ou o gato sendo eletrocutado e outras coisas cômicas, que acabam fazendo desse filme uma das melhores comédias de Natal e mais um clássico desta ótima série de filmes! Existe a “sequência” do filme natalino, que é o Férias Frustradas de Natal 2, com a família do Primo Eddie.

O Grinch
(How the Grinch Stole Christmas)



Estrelando Jim Carey e inspirado no livro do Dr. Seuss, The Grinch Stole Christmas. Basicamente a história é sobre um monstro verde chamado Grinch, e uma pequena menina que não quer que ele passe o Natal sozinho e o convida para comemorar o feriado em sua cidade. Mas o povo da cidade passa a rir do estranho monstro e ele acaba se irritando e resolve acabar com o Natal, se fantasiando de Papai Noel e roubando todos os presentes. Uma história meio água com açúcar com um final feliz. Típico da maioria dos filmes com Jim Carey, talvez esse seja um pouco mais açucarado.


Um Herói de Brinquedo
(Jingle All the Way)


Comédia estrelando o atual governador da California e exterminador do futuro Arnold Schwarzenegger como o vendedor de colchões Howard Langston que mora com sua esposa e seu filho, como uma pequena família típica, porém Howard é um pai muito ausente e por se dedicar demais ao seu trabalho acaba não dando a atenção necessária ao seu filho. Quando o garoto já está completamente arrasado ele promete um presente para ele, o boneco do super-herói Turbo Man. Porém para arrumar esse boneco o personagem do Arnold se mete em muitas enrascadas já que o brinquedo está praticamente esgotado. Uma história simples e muitas vezes soando comum, mas o filme acaba sendo bem divertido, como uma das melhores comédias de Natal.

Um pedido de Natal
(All I want for Christmas)

Filme que conta a história de duas crianças que querem apenas um presente de Natal, que seus pais, então separados, voltem a ficar juntos. Não há muito o que dizer sobre o filme, mas a participação de Leslie Nielsen como o Papai Noel você já pode esperar algo bom.


O Estranho Mundo de Jack
(Nightmare Before Christmas)



Não sei se esse filme se encaixa no Natal ou no Halloween, mas enfim, a história me lembra aquela famosa música dos Garotos Podres, “Papai Noel”. Pois bem, nessa animação de Tim Burton, Papai Noel é seqüestrado e torturado por Jack, que vive na cidade do Halloween que por pura inveja da beleza da cidade do Natal resolve praticar essas atrocidades. Acho que não precisa dizer muita coisa né?! Sensacional!

Adorável Avarento(Scrooge)


Adaptação musical de 1970 do clássico de Charles Dickens, “A Christmas Carol”, estrelando Albert Finney como o próprio Ebenezer Scrooge, um homem ganancioso, ranzinza e chato que reclama de tudo e não gosta de nada até que recebe a visita de quatro fantasmas no dia de Natal que mostram a ele como seu comportamento é negativo para os outros e principalmente para si mesmo. Uma das melhores histórias de Natal. Um verdadeiro clássico! Vale lembrar também a adaptação que a Disney fez estrelando o Tio Patinhas (Uncle Scrooge), que provavelmente muita gente conhece.Existe uma versão com os Muppets também. Jim Carey interpretou o mesmo Scrooge em uma versão recém-saida dos cinemas.


A Luz da Cidade
(Thomas Kinkade’s Christmas Cottage)

Filme que conta a história real do famoso pintor Thomas Kinkade, que acaba enfrentando sérios problemas financeiros com o risco de sua mãe perder o chalé onde vivem. Para superar toda essa situação, o artista acaba aceitando pintar um mural em sua pequena cidade. No fim das contas ele acaba descobrindo seu verdadeiro dom como artista e traz o brilho natalino para a pequena cidade. Me espantei por descobrir que existe um filme sobre esse pintor. Seus quadros realmente lembram o Natal.


Papai Noel Conquista os Marcianos
(Santa Claus Conquers the Martians)


Filme muito antigo, dos anos 60 que conta a história de marcianos que se incomodam com uma entrevista que o Papai Noel deu a um noticiário na TV e então resolvem proibir seus filhos marcianos de assistir televisão. Realmente um filme tosco e uma história mais tosca ainda. Vale a lembrança graças a clássica redublagem “Santa Claus e o Pozinho Mágico” feita pelo Tela Class do Hermes e Renato, que é muito melhor que a história original.

Bônus: Não é Natal, é Ação de Graças!

Antes Só do que Mal Acompanhado
(Planes, Trains and Automobiles)



Eu sei, eu sei que não é um filme natalino, afinal ele se passa um mês antes, em outro feriado muito celebrado nos EUA, o dia de Ação de Graças, mas mantém aquele espírito de união e familiar do Natal. Possivelmente o melhor filme de feriados que eu já vi em toda minha vida, por isso merece uma menção mais do que honrosa aqui. É uma das melhores comédias de todos os tempos também. Estrelando nada mais, nada menos que Steve Martin e John Candy. Um timaço!! Steve Martin é Neal Page um pai de família certinho que faz de tudo para voltar para casa o mais rápido possível para reencontrar sua família, mas acaba encontrando milhares de empecilhos, muito engraçados por sinal, graças as trapalhadas do mala Del Griffith (John Candy). A cena da explosão do carro é a melhor!!!


Óbvio que existem mais filmes natalinos. Alguns são verdadeiros clássicos e outros até mais importantes, mas essa é apenas a lista dos filmes que de alguma forma eu achei mais interessante. Com certeza, estou esquecendo alguns, afinal o que mais tem por aí são filmes de Natal...

E você?? Lembra de mais algum?? Deixe seu comentário!!

E Feliz Natal!!!


 





(Nota do Editor: Falei com o Leandro que me autorizou a incluir mais dois filmes nesse especial)

Felicidade Não se Compra
(It's a Wonderful Life)


Esse talvez seja o filme mais "pra cima" do planeta. James Stewart vive George Bailey, o típico cara legal, que sempre tenta ajudar os outros, que incluem seu pai, seu irmão e por fim toda a cidade de Bedford Falls. Quando sua imobiliária está a beira da falência por um descuido de seu tio, George Tenta o suicídio pulando de uma ponte, porém é impedido pelo anjo da guarda Clarence, um anjo que espera a mais de 200 anos para ganhar suas asas. Clarence mostra o que teria acontecido a Bedford e a seus amigos caso George tivesse morrido, ou pior, nunca tivesse nascido. Um clássico absoulto do mestre do estudo do ser humano, Frank Capra, contando com belíssima atuação de todo o elenco. Um conto singelo e duradouro, sobre o melhor que o homem pode oferecer a seu semelhante.

Os Fantasmas Contra-Atacam
(Scrooged)



Se muita gente teve o primeiro contato com a história de Dickens com a animação da Disney, eu tive com essa pérola da comédia oitentista, estrelada pelo grande Bill Murray. Ele vive um azedo executivo de uma emissora de tv, que como no conto clássico, recebe a visita dos três fantasmas do Natal. Apesar da história ser óbvia, a interpretação de Murray e a ambientação realista, fazem do filme uma excelente opção para os fãs dos filmes do período. Destaque para o sensacional e macabro espírito de Natal futuro e sua aparição nos monitores, que me apavorava quando era pequeno.


NOTAS EXTRAS:


O Fotograma vai dar uma paradinha de 2 dias para as comemorações do Natal. Voltamos dia 26 e teremos postagens até dia 28. Voltamos com força total dia 5 de janeiro, com novidades !


Feliz Natal a todos os amigos, parceiros, leitores do Brasil e os que se "logam" de fora do país. Abraços ao amigos portugueses, americanos, poloneses, mexicanos, gregos, franceses, ingleses, japoneses, australianos, húngaros, alemães, noruegueses, suecos, venezuelanos, colombianos, panamenhos, argentinos, italianos e até você aquele pontinho no meio do nada entre a África e o Brasil rsrs. Muito obrigado em nome de toda a nossa equipe pelos mais de 9700 pageviews em quatro meses de atividade. Obrigado pelo apoio, comentários, e amizade criada por meio do blog !


9 comentários:

  1. Assisti a poucos da lista. Esqueceram de Mim é quase um clássico, daqueles que passam na Globo e todo mundo reassiste. O Grinh é pavoroso, horrível e etc. Um Herói de Brinquedo é altamente agradável, legal mesmo. O melhor da lista que eu vi é O Estranho Mundo de Jack. Amo esse filme.

    Feliz Natal
    =P

    ResponderExcluir
  2. O Renan realmente entrou no espírito de Natal: já está se nomeando "Renna". No Natal do próximo ano, talvez assine como Rudolph.

    Vi pouquíssimos filmes da lista que vocês elaboraram: os clássicos Esqueceram de Mim, O Estranho Mundo de Jack e, parcialmente, A Felicidade Não se Compra.

    Então, vocês pararão para as datas festivas? Voltarão só dia 5? Hnm... tudo bem, então.
    Desejo uma boa ceia natalina, boa reunião de família.
    =)

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas, e fiquei interessado mais em O Estranho Mundo de Jack, o qual ainda não vi!

    Feliz Natal e Muitas Festas! À todos do Fotograma!

    ResponderExcluir
  4. Adorável Avarento e Férias Frustradas de Natal são meus filmes PREFERIDOSSSSSSSSSSSS!!!!(rs)
    ADORO!

    obs:

    Deixei dois selinhos para vocês em meu blog,
    fique a vontade para pega-los se quiserem.
    Bjao

    ResponderExcluir
  5. A adaptaçao q a Disney lançou esse ano do Adoravel Avarento ficou muito boa,vale a pena conferir!
    Agora, impagavel foi a redublagem do "Papai Noel conquista os Marcianos". O original ainda n vi...Mas só pelo título deve ser tosco demais!srrsrs
    Ah..e vale lembrar tb de "Expresso Polar" (se eu nao me engano de 2007) de Robert Zemeckis.Mto bom!

    ResponderExcluir
  6. Oi Equipe do Fotograma!

    Consegui ler alguns de seus textos e hj to voltando para falar um pouquinho do que achei.

    1) Bela lista. O primeiro (Feliz natal) eu não conheço e não tinha escutado falar dele. Uma boa dica que vou procurar aqui na minha terra.
    Agora, deu vontade de rever alguns títulos que havia me esquecido como "férias frustadas de natal" (hilário, gosto muito do Chave C), "a luz da cidade", "antes so do que mal acompanhado" (saudades do John Candy) e "os fantasmas contra atacam" (muito legal).

    2) Muito boas as indicações de filmes para vermos antes de morrer. Anotei os que li. Boas dicas tb.

    3) Olha não conhecia o diretor Dario Argento e nunca vi nenhum de seus filmes. Excelente o especial que vcs fizeram sobre seus filmes. Pelo que li ele gosta de histórias fortes, com muito sangue, atrocidades e violência. Temática forte. Não sou muito chegada a este tipo de filmes, no entanto, fiquei curiosa em saber mais sobre este diretor e fui até o google pesquisar sobre ele e sua filmografia. Bastante interessante sua história. Apesar de não gostar, as imagens que vcs colocaram chamam muito a atenção, são bem impactantes e acho que vale a pena dar uma conferida. Pretendo pegar .

    4) Já anaconda vi e não gostei. Não sou fã de cobras e aranhas, por isso fico meio impressionada quando vejo filmes deste tipo.

    5) ótima a narrativa do filme Noite dos mortos vivos. Gostei muito. E concordo que para chamar alguém de gênio, so em casos muitos específicos. Em relação aos diretores citados, como geniais, duas observações: Stanley K e Woody A eu discordo, não os considero isto. Quanto aos outros, sim são perfeitos, principalmente Alfred H. So senti falta de Pedro Almodovar, para mim um verdadeiro gênio.

    ResponderExcluir
  7. 6) Músicas top of mind, gostei dos filmes citados e de seus interpretes, principalmente Gloria Gaynor, Bee Gees, Beatles e Guns n roses (uma das bandas que eu mais curto).

    7) Quanto aos indicados ao oscar e globo de ouro 2010 gostei de suas observações e apostas.

    8) Filmes que retratam a vida de astros da música, The doors (muito bom), the wonders (distrai)e rock star (razoável). Foram estes que vi. Os outros ainda não.

    9) Excelente a resenha sobre o filme O bebê de rosemary. Muito bem escrita e coerente com o filme. Um dos que mais gosto e considero assustador tb.

    A partir de agora, mantereie a leitura em dia. Parabéns pela qualidade do blog.

    Um beijinho carinhoso e até 2010.

    ResponderExcluir
  8. Então e o POLAR EXPRESS? Oh pa... Gosto tanto do mal-amado filme do Zemeckis ...

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderExcluir
  9. O Estranho Mundo de Jack é minha animação preferida de todos os tempos!!! E O Expresso Polar também é legal.

    ResponderExcluir