segunda-feira, 2 de abril de 2012

Uma Vida Melhor

Uma Vida Melhor
(A Better Life, 2011)
Drama - 98 min.

Direção: Chris Weitz
Roteiro: Eric Eason

Com: Demián Bichir, José Julian

Às vezes a simplicidade é a melhor arma para conseguir uma boa historia. Nada contra uma superprodução, ou mesmo a uma historia cheia de reviravoltas ou a situações impossíveis resolvidas no último segundo, mas uma historia simples e objetiva, sem excessos e com personagens interessantes e que se relacione diretamente com o público tem mais chances - em geral - de ser um filme de exceção.

É o caso de Uma Vida Melhor, drama simples mas muito tocante, sobre um pai e um filho que vivem na ilegalidade nos Estados Unidos. Como é um imigrante ilegal (o filho nasceu nos Estados Unidos) Carlos Galindo (Damián Bichir da serie Weeds) não consegue um emprego que lhe garanta alguma estabilidade, e precisa sustentar o filho adolescente como um jardineiro simplório, que trabalha para outro imigrante ilegal, sujeitando-se a jornadas extenuantes.

Ao mesmo tempo, precisa manter uma relação com o filho rebelde, que como todo o adolescente está em busca de seu lugar no mundo, e é cheio de dúvidas e receios. Vivendo em uma condição difícil, o garoto tem duas saídas: a difícil e complexa que envolve estudar, manter a cabeça baixa e tentar melhorar dia a dia e a fácil que lhe propõe seguir o "caminho do crime" e se associar a uma das gangues locais.


Dividido entre o que é certo e o que é fácil, o garoto - como boa parte dos adolescentes do mundo - vive na corda bamba, tentando se acertar com o pai, embora não consiga ver futuro para a vida que possivelmente será sua também. Uma existência de muita luta, sofrimento e de pouquíssimas recompensas.

Quando acontece um evento que foge da normalidade, pai e filho se veem unidos em uma busca que deflagra ainda mais a realidade dura e injusta que a cada dia, imigrantes sofrem nos Estados Unidos. Tratados como cidadãos de segunda classe pelo governo e boa parte da população local, os imigrantes são aqueles fantasmas invisíveis que fazem o trabalho duro que os "legais" se recusam a fazer. Eles limpas as piscinas dos ricos, fritam as batatas do americano médio, e constroem as casas de todos eles.

Podemos até fazer um paralelo com os muitos migrantes que dia após dia chegam as grandes cidades brasileiras em busca de uma vida melhor, e rapidamente são lembrados de que aquela terra não os respeita, não os ouvirá e jamais os amará.


O ótimo roteiro aposta na sinceridade de seus personagens e situações, que são ao mesmo tempo simples e realistas. Ao não apostar em soluções miraculosas, ou em personagens que surgem para magicamente salvar os pobres imigrantes, o filme consegue apontar os problemas relacionados à imigração (muitos) e se relacionar com aqueles que sofrem com isso, e por ser honesto também consegue atingir aqueles que somente observam essa situação de fora.

O grande destaque do filme é o mexicano Demián Bichir, ator conhecido pela série Weeds, que vive Carlos como um homem esforçado, de poucas palavras, melancólico e profundamente resignado com sua realidade. Não é do tipo libertário ou revolucionário, mas um espectro que vaga pelas ruas de uma grande cidade tentando ao máximo não ser notado. Isso se reflete em seu olhar muito contido, mas revelador quanto a sua honestidade, embora saiba que ela o levará a uma vida de pobreza.

Seu filho, o jovem ator José Julián, tem uma atuação mais discreta, mas igualmente cheia de qualidades, principalmente por lidar com os conflitos entre o que sabe que é certo e o que é fácil de maneira sutil. Quando entra na jornada com o pai mantém um misto de raiva pela situação e de orgulho do pai que não esmorece mesmo quando a vida parece lhe sabotar.


Simples na sua concepção, honesto em seu resultado e contando com uma interpretação muito segura de Bichir, Uma Vida Melhor é uma pequena joia que merece ser vista, mesmo que na tela pequena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário