terça-feira, 25 de setembro de 2012



Bom dia, boa tarde, boa noite, boa nave alienígena que chegou e deixou um dos seus em nosso humilde planeta. Sejam bem vindos.

Desde que o mundo é mundo e o ser humano tem consciência de quem ele é,  constantemente olha para os céus e as estrelas, sempre se indagando se ele é único no universo ou se existe vida inteligente em algum lugar dessa imensidão escuridão sem ar. 

Sim, são os conhecidos alienígenas que tanto permeiam o imaginário coletivo, que ora imaginamos pacíficos, ora malvados. Mas a grande questão é: quando eles aparecerão?

A lista abaixo tenta reunir os alienígenas mais legais da história do cinema.

Prawn 
Filme: Distrito 9 (ano: 2009)

Uma nave alienígena cai na Terra, precisamente em Joanesburgo, África do Sul, no ano de 1982 e fica encalhada. Após meses, uma equipe entra no local e encontra os viajantes dessa nave e passam a tratá-los de modo depreciativo, constantemente os chamando de “camarões” ou, no original, “prawns”. Os seres lembram realmente camarões, mas estão aqui somente porque os achei bem feitos e o olhar triste dos que eu me lembro, mostrando o sofrimento de estarem presos nesse planeta.

Marcianos Cabeçudos 
Filme: Marte Ataca! (ano: 1996)

Marcianos que vem para a Terra só para causar o caos e pegar o planeta para ser um tremendo parque de diversões. A essência malvada e as armas desintegradoras não são nada comparadas ao visual risível dos seres, cabeçudos e com olhos esbugalhados. Não dá pra ter certeza de que, se ver um deles, você foge de medo ou aponta o dedo e começa a rir.

Stitch 
Filme: Lilo & Stitch (ano: 2002)

Conhecido apenas como “Experiência Genética nº 626”, o alienzinho feito em laboratório era a combinação perfeita que resultou em uma arma mortífera. Quando fugiu das mãos de seu criador, caiu na Terra, especificamente no Havaí. Lá, conhece a menina Lilo, que encontra nele uma mascote e um amigo. Com o nome de Stitch, o ser vai se tornando cada vez mais adorável e carismático, ainda sem perder seu tom de malvado. Uma das melhores animações em 2D da década passada da Disney.

“Assimilador” 
Filme: O Enigma do Outro Mundo (1982)

Um grupo de uma estação polar cientifica na Antártida, estava de boa até que um cachorro aparece fugindo de um norueguês que está tentando matar o animal. Após matar o homem, o cão é levado para dentro da estação. À noite, ao escutar barulhos estranhos vindo do canil, a equipe chega ao local e encontra o animal adotado que é, na verdade, um alienígena com a capacidade de assimilar e reproduzir perfeitamente a vitima. E o pior, um dos humanos foi infectado, mas como ninguém sabe quem foi, a paranóia aumenta. Um ser que pode ser qualquer outro é motivo de pânico, no mínimo.

Transformers 
Filmes: Trilogia Transformers (anos: 2007, 2009 e 2011)

Após a destruição de seu planeta natal, Cybertron, quando o maligno Megatron tenta pegar o All Spark (fonte de muito poder), os alienígenas chegam a terra, local onde o objeto acaba caindo. Começa uma nova corrida entre os malvados Decepticons e os Autobots pela posse do objeto. E, para se disfarçarem entre os humanos, assumem a forma de diferentes carros, desde um Camaro, passando por um caminhão de respeito, e até mesmo jatos. O grande diferencial é que eles podem deixar de serem carros e virarem robôs gigantes que partem para a porrada.

Leelo 
Filme: O Quinto Elemento (ano: 1997)

A salvação da humanidade em 2263 reside na nas quatro pedras sagradas (de cada elemento – fogo, água, ar e terra), além do quinto elemento, personificadas no corpo da extraterrestre Leelo. Milla Jovovich usando pedaços de esparadrapo como roupa no começo do filme já valeria para ela estar aqui. Mas a personagem de cabelos ruivos cor de salsicha é o melhor do filme, em que vê através de um computador toda a maldade que o ser humano já fez e se pergunta se realmente vale a pena salvá-los.

Predador 
Filmes: Predador, Predador 2 e Predadores (anos: 1987, 1990 e 2010)

Um grupo de soldados americanos que vão para a América Central resgatar outros que sumiram. Na floresta, eles encontram esses homens mortos, e descobrem que não estão sozinhos. Uma sinistra criatura extraterrestre está ali para “brincar” com eles de caça e caçador. O Predador é o alienígena supremo em questão de combate. Forte, alto e com altos recursos tecnológicos (visão térmica, capacidade de se camuflar, armas e um grande facão), esse alien só foi páreo de verdade para Arnold Schwarzenegger. Ou vocês acham que Danny Glover e Adrien Brody são algum desafio para o ser caçador?

Yoda 
Filmes: Sexalogia Star Wars (anos: 1977, 1980, 1983, 1999, 2002 e 2005)

“Do or not do. There is no try.” Com essas sábias palavras, o pequeno Mestre Jedi de 66 centímetros mostrou que era o cara. O mais velho, o mais sábio e o mais poderoso Jedi de todos os tempos, Yoda marcou o universo instruindo todos os aprendizes de Jedi, sendo o mais importante de todos Luke Skywalker. Além de ter a habilidade única de falar os verbos sempre nos finais de frase. “Grande perigo em você vejo” ou algo do tipo.

Alien 
Filmes: Quadrilogia Alien (anos: 1979, 1986, 1992, 1997)

Se o Predador é o caçador perfeito, o Alien é a caça imperfeita. Quando sai do ovo, no começo do filme, o Facehugger se acopla na cara de um dos tripulantes da Nostromo, só para colocar o embrião do alienígena dentro do homem. Quando sai, ainda filhote, causa o espanto geral. Logo que se desenvolve, mostra-se um ser extremamente perigoso, seja pelo tamanho avantajado, força e o sangue ácido, além da capacidade de colocar embriões em qualquer ser vivo e assim que nasce, se adaptar às condições do seu hospedeiro anterior. Tanto foi difícil dar fim a eles que Ripley levou quatro filmes para conseguir fazer isso por completo.

Superman 
Filmes: Todos os filmes com o herói (anos: 1978, 1980, 1983, 1987, 2006 e 2013)

Vindo do planeta Krypton, o alienígena de aparência humana cujo nome era Kal-El, foi adotado por Jonathan e Martha Kent e ganhou o nome de Clark Kent, é um dos maiores super heróis de todos os tempos. O sol amarelo do sistema solar onde a Terra se encontra deu poderes sobre humanos ao rapaz que, com a educação que teve com seus pais terrestres, se tornou o alienígena mais altruísta e solidário que já pisou alguma vez em solo terrestre. Praticamente um deus.

E.T. 
Filme: E.T. - O Extraterrestre (ano: 1982)

Se Super Man é o mais altruísta de todos, E.T. é o mais amado de todos. O pequeno ser enrugado que é encontrado por crianças, só quer voltar para casa, não quer fazer mal a ninguém. Mas os adultos não entendem isso e acabam fazendo mal ao ser. Mas o amor de Elliot para com o alienígena é tanto que ele tenta resgata-lo e assim leva-lo para casa. Como não lembrar das icônicas cenas do dedo acendendo e da pedalada com a lua ao fundo?



Colaboração Especial
Artur Andrade
conheça o trabalho do Artur em www.tardis.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário