sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Vizinhos Imediatos de 3º Grau


Vizinhos Imediatos de 3º Grau
(The Watch, 2012)
Comédia - 102 min.

Direção: Akiva Schaffer
Roteiro: Jared Stern, Seth Rogen e Evan Goldberg

com: Ben Stiller, Vince Vaughn, Jonah Hill, Richard Ayoade, Rosemarie DeWitt, Billy Crudup

A comédia besteirol é um daqueles subgêneros em que é mais fácil se errar. Um exagero, uma piada mal colocada, um ator fora do tom e aquilo que, descolado da realidade, tinha grande chance de ser hilariante, se transforma em uma obra sem a menor graça. Vizinhos Imediatos (sério candidato ao título de pior título nacional do ano) resvala por diversos momentos nessa seara, já que as piadas transitam pelo mau gosto e pelo simples tédio com alguma frequência.

O besteirol tem como característica o seu desprendimento do mundo "real", colocando suas narrativas em uma versão satírico-irônica do mundo em que vivemos. Aqui isso é representado pela figura dos homens da lei, dois (dos oito) policiais de uma pequena cidade de que servem de "vilões" terrenos para a turma liderada por um perturbado Ben Stiller.

Conhecido por sempre transitar pelos papeis cômicos, entre os mais absurdos (Zoolander, Trovão Tropical) e os de sujeito embaraçado diante de uma situação que lhe foge o controle (Quem vai Ficar com Mary, Entrando Numa Fria), Ben Stiller é sim um comediante interessante, especialmente quando abraça sem pudores o exagero. É também um diretor inteligente, e que sabe fazer uma paródia com qualidade. Seu Evan é uma mistura do absurdo e do trivial, sendo mais um habitante perfeitamente tedioso de uma cidadezinha americana, porém, com uma mania de controle e uma dificuldade extrema em fazer amigos que o transforma em um freak diferente: o sujeito absolutamente comum, tão monótono que sua grande diversão é a de organizar clubes para manter-se entretido e conhecer os habitantes de sua cidade.


Evan é o gerente de uma loja de departamentos enormes e depois que um dos empregados é violentamente morto de forma estranha, decide criar uma "patrulha da vizinhança", uma reunião de sujeitos sem preparo algum para rondar a vizinhança contendo as "irregularidades" realizadas na comunidade. Ao lado dele, estão o pai de família brigão e esquentado Bob, interpretado no automático por Vince Vaughn, o bizarro Franklin, personagem de Jonah Hill e o peixe fora d'água, Jamarcus vivido por Richard Ayoade.

O grupo tem como objetivo encontrar o assassino, mas acaba esbarrando em alienígenas. Pois é. O bizarro é abertamente abraçado aqui e o clima é o das comédias "de subúrbio" americanas dos anos 80, como Meus Vizinhos são um Terror. Existe inclusive um personagem que claramente está no longa para criar a sensação de inquietação sobre suas reais intenções. O que chega a ser frustrante, no entanto, é que quando as motivações do tal personagem são reveladas, o filme seja "covarde" a ponto de não mostrar o que de fato ele escondia.

O elenco se conhece e se entende bem. Algumas boas piadas são desfiladas, como o discurso de policial de Stiller e Jonah Hill, ou as observações tipicamente britânicas de Ayoade, oriundo da serie cult The It Crowd. Os efeitos visuais dos alienígenas também são convincentes, transformando-os em uma mistura das criaturas de Lovercraft com o fantástico Monstro da Lagoa Negra, o que lhe dá um ar viscoso, e que gera uma boa piada - repetida a exaustão - a respeito dos fluídos da criatura.


A direção é de Akiva Schaffer, que vem do seriado americano Saturday Night Live.  Por lá, Akira era o diretor de uma serie de vídeos hilariantes que funcionavam como videoclipes durante o programa. Entre os vídeos, o leitor talvez conheça os impagáveis "Dick in a Box", estrelado por Andy Samberg e Justin Timberlake ou o "Natalie Portman Rap", onde a atriz faz um rap cheio de expressões intransponíveis para um veículo de respeito como o Fotograma. Além disso, o jovem diretor é membro do grupo musical cômico Lonely Island, responsável por "hits" mais do que engraçados como "Jack Sparrow" com a participação de Michael Bolton e "I Just Have Sex" ao lado de Akon entre muitos outros. Ou seja, talentoso o rapaz é, principalmente em pequenos momentos da trama que parecem sketches, como a dança que os estúpidos membros da patrulha têm com o alienígena. Porém, a impressão que dá é que o humor de Schaffer funciona muito melhor em doses homeopáticas, já que Vizinhos não se sustenta como uma boa historia.

Especialmente quando abre espaço para os momentos "sérios" da trama, o filme escorrega sensivelmente, inserindo uma questão entre pai e filha desnecessária e uma descabida discussão entre o personagem de Stiller e de sua mulher, a bela Rosemarie DeWitt. Não que a discussão - no mundo real - não seja importante, mais inserida nesse mundo excêntrico e muito longe da realidade, fica completamente deslocada.

A tentativa aqui foi a de abraçar o absurdo, coisa que Anjos da Lei - curiosamente também estrelado por Jonah Hill - conseguiu com enorme sucesso. Vizinhos não é ruim, mas parece apressado, tentando a todo o momento contar aquela piada genial e muito raramente conseguindo. O texto de Jared Stern (do péssimo Pinguins do Papai), Seth Rogen (ele mesmo) e Evan Goldberg (escritor irregular, com créditos que vão do ótimo Superbad e do excêntrico Segurando as Pontas passando pelo execrável Besouro Verde) é esperto, cheio de referencias pop, mas com tantos personagens e tantas ideias a serem apresentadas (policiais ignorantes, alienígenas, problemas no casamento, problemas entre pai e filha, o bizarro vizinho de Evan) que nada acaba funcionando totalmente. Como disse, caso Vizinhos fosse um segmento do SNL, com episódios curtos mostrando esses personagens idiotas tentando "salvar o mundo", o resultado poderia ser melhor e principalmente mais engraçado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário